Zona Sul de BH terá linha de ônibus diferenciada

A implantação de uma linha de ônibus de embarque elevado entre a Praça Sete e o Shopping Belvedere foi um dos novos p...

26/06/2008 - 00:01
 

Zona Sul de BH terá linha de ônibus diferenciada

A implantação de uma linha de ônibus de embarque elevado entre a Praça Sete e o Shopping Belvedere foi um dos novos projetos citados na reunião conjunta realizada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (26/6/08), para discutir soluções para o transporte coletivo em Belo Horizonte. Requerida pelo deputado Eros Biondini (PHS), a audiência reuniu os deputados das comissões de Participação Popular e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.

A criação da linha diferenciada na Zona Sul foi citada pelo coordenador de Projetos Especiais da BHTrans, Célio Freitas, que também relatou outros projetos planejados pela Prefeitura de Belo Horizonte, tais como a criação de uma via circular intermediária entre o Anel Rodoviário e a avenida do Contorno; e a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte com monitoramento da frota por GPS. Segundo ele, outros projetos estão previstos no âmbito do Viurbes, sistema de planejamento do transporte na Capital.

O modelo de embarque elevado para ônibus ganhou destaque e prestígio no Brasil com a experiência de Curitiba, no Paraná. O sistema cria faixas exclusivas para ônibus no centro das avenidas, de forma que o embarque aconteça a partir de plataformas construídas nos canteiros centrais. A passagem é debitada quando o passageiro entra na plataforma, o que agiliza o embarque, feito pelo lado esquerdo do ônibus. A linha da Zona Sul percorrerá as avenidas João Pinheiro, Cristóvão Colombo e Nossa Senhora do Carmo, e deverá ser implantada até o final de 2009.

Modelo semelhante já está em implantação na avenida Antônio Carlos, mas Célio Freitas advertiu que o sistema não pode ser considerado a solução definitiva para os problemas do trânsito em Belo Horizonte. "Quando Curitiba implantou, tinha 500 mil habitantes. É um modelo de média capacidade. Com o volume de trânsito que temos, nossa situação depende do metrô", afirmou Freitas. A criação da "nova Contorno", por meio da interligação de vias intermediárias entre essa avenida e o Anel Rodoviário, também está prevista para acontecer até 2009. Já o sistema Inteligente de Transporte prevê que todos os coletivos serão monitorados por GPS, e terão um "botão de pânico" para comunicar pane mecânica, acidentes ou assaltos. Com isso, será possível determinar rapidamente a providência necessária, assim como transmitir a todos os usuários, por telefone celular, a previsão de chegada de ônibus em um ponto específico. O sistema, segundo Freitas, deverá estar plenamente implantado em três anos.

Licitação tem novas regras

Como vencem este ano os contratos da Prefeitura de Belo Horizonte com as empresas de transporte coletivo, nova licitação já está em andamento, para um período de 20 anos. O fato foi questionado pelo deputado João Leite (PSDB). "Hoje há uma desorganização total do sistema coletivo. Há um número excessivo de linhas que passam pelo centro. Vamos continuar com este modelo por mais 20 anos?", questionou o parlamentar. Célio Freitas admitiu que hoje metade das linhas passam pelo centro, e concordou com o deputado que é algo excessivo, mas afirmou que o novo edital irá valorizar as empresas que criarem linhas alternativas, que evitem a região central. Outro requisito é que o tempo máximo entre as viagens, aos domingos, seja de 30 minutos.

A assessora técnica do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte, Célia Macieira, destacou que, com os novos contratos, as empresas também começarão a participar do planejamento e não apenas da execução do sistema de transporte. "Elas vão assumir essa responsabilidade pelo planejamento. Não basta disponibilizar ônibus", afirmou. Ela cobrou uma política pública de valorização do transporte coletivo, com criação de corredores exclusivos e redução da carga tributária para o óleo diesel. "Hoje, o preço do óleo diesel aumenta mais que o da gasolina", questionou.

Uma preocupação demonstrada pelo deputado Eros Biondini foi relativa à segurança. Ele citou dados da Secretaria de Estado de Defesa Social que indicam um aumento de 32% no número de assaltos a ônibus de 2006 para 2007. Sobre essa questão, Freitas disse que o monitoramento por GPS poderá contribuir para uma melhora.

Com relação ao transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é gerido pelo Estado, uma licitação foi realizada no final de 2007. De acordo com a técnica do Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano, Mônica Gomes, os novos contratos também apresentariam vantagens. Está em fase de testes a implantação da bilhetagem eletrônica, que já existe na capital. Até 2010, 30% dos veículos serão adaptados para portadores de necessidades especiais.

O representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e Presidente da ONG SOS Multas Abusivas, José Aparecido Ribeiro, queixou-se da qualidade dos veículos usados no transporte coletivo e sugeriu que uma comissão de deputados vá ao centro de Belo Horizonte, às 18h30, para experimentar e checar pessoalmente as condições do serviço. O deputado Eros Biondini, que presidiu a reunião, afirmou que há intenção dos deputados de checar o transporte na Capital, tanto o serviço de ônibus quanto o trem urbano.

Presenças - Deputados Eros Biondini (PHS), vice-presidente da Comissão de Participação Popular; Gustavo Valadares (DEM), presidente da Comissão de Transporte; Carlin Moura (PCdoB), João Leite (PSDB) e Weliton Prado (PT); além das autoridades citadas na matéria.

 

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