Debate público quer conhecer implantação do PAC Criança em MG

Conhecer com mais detalhes a implantação do PAC Criança em Minas Gerais. Este é um dos objetivos do Debate Público "P...

26/06/2008 - 00:03
 

Debate público quer conhecer implantação do PAC Criança em MG

Conhecer com mais detalhes a implantação do PAC Criança em Minas Gerais. Este é um dos objetivos do Debate Público "PAC Criança - Programa Social Criança e Adolescente e Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente em Minas Gerais", que será realizado no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na sexta-feira (4/7/08), a partir das 8h30. O evento acontecerá a pedido dos deputados André Quintão (PT) e Carlin Moura (PCdoB), presidente e vice-presidente da Comissão de Participação Popular, respectivamente.

O PAC Criança foi lançado em outubro de 2007 pelo Governo Federal, que pretende investir R$ 2,9 bilhões em ações socioeducativas, construção de unidades de internação e a criação de um cadastro nacional de crianças para adoção e de casais que querem adotar. Os três públicos principais do programa são jovens vítimas de violência, adolescentes em conflito com a lei e crianças e adolescentes em abrigos. Com a realização do debate, os parlamentares também pretendem colher informações sobre os investimentos do governo do Estado sobre o tema e fazer um diagnóstico da atuação dos conselhos tutelares de Minas Gerais.

Projetos

São quatro os projetos básicos que compõem a agenda social da criança e do adolescente: "Na medida certa"; "Caminho para casa"; "Bem me quer"; e "Observatório criança e adolescente". O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participa dessa agenda com a extensão do Bolsa Família para famílias com jovens de 16 e 17 anos de idade, o que já ocorre desde março deste ano; aporte financeiro emergencial a famílias pobres, com filhos abrigados; o fortalecimento e a ampliação de programas de assistência social como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); a Proteção Social Básica a Crianças de até seis anos; e o Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

Confira a programação:

8h30 - Abertura com a presença dos deputados André Quintão e Carlin Moura, autores do requerimento

8h45 - "PAC Criança: desafios e perspectivas da rede de proteção social e de atenção aos direitos da criança e do adolescente", com a secretária executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rosilene Cristina Rocha.

9h30 - "A defesa dos direitos da criança e do adolescente em Minas Gerais: o papel do Estado", com a coordenadora especial da Política Pró-Criança da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esporte, Fernanda Flaviana de Souza Martins.

10 horas - "O papel dos conselhos tutelares na defesa dos direitos da criança e do adolescente", com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Regina Helena Cunha Mendes.

10h30 - "Diagnóstico dos conselhos tutelares em Minas Gerais: uma proposta de ação", com o secretário-geral da Associação dos Conselheiros Tutelares de Minas Gerais e coordenador do Fórum dos Conselheiros Tutelares de Belo Horizonte, Davidson Luiz do Nascimento.

11 horas - Debate

12h30 - Encerramento

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715