Projeto que obriga celular em ônibus recebe parecer contrário

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais emitiu, nesta terça-...

24/06/2008 - 00:02
 

Projeto que obriga celular em ônibus recebe parecer contrário

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais emitiu, nesta terça-feira (24/6/08), parecer de 1º turno contrário ao Projeto de Lei (PL) 593/07, dos deputados Weliton Prado (PT) e Vanderlei Jangrossi (PP), que obriga empresas de ônibus que operam linhas intermunicipais a manterem telefones celulares ou aparelhos de radiotransmissão nos veículos para uso em caso de emergência.

Em seu parecer, o relator e presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares, concorda com a argumentação da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), para quem a medida traria um aumento inútil de gastos para as empresas. Segundo a Setop, a adoção de celulares nos ônibus intermunicipais é desnecessária, uma vez que o número de ocorrências é insignificante diante da quantidade de viagens realizadas e, além disso, em uma emergência poderia ser usado o telefone de algum passageiro. A matéria segue agora para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Seis requerimentos são aprovados na reunião

A superlotação dos ônibus em Belo Horizonte poderá ser tema de uma audiência pública da comissão. Requerimento nesse sentido, do deputado Célio Moreira (PSDB) foi aprovado na reunião desta terça-feira. O parlamentar justifica que a ocupação máxima permitida nos horários de pico é sistematicamente descumprida, "demonstrando total descaso para com os usuários".

Dois requerimentos assinados pelos deputados Carlos Pimenta (PDT) e Paulo Guedes (PT) também foram aprovados. O primeiro pede uma audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, Luiz Antonio Pagot, para solicitar o início imediato da pavimentação e da conservação da BR-367. O outro solicita o envio de um ofício à Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) reivindicando obras nos trechos não pavimentados da mesma rodovia.

O deputado Paulo Guedes teve mais um requerimento aprovado. Ele pede que seja agendada uma reunião com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para pedir urgência na elaboração dos projetos e obras para a BR-367 previstas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

A comissão aprovou também dois requerimentos do deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Um deles pede aos órgãos de defesa do consumidor que atuem no sentido de que as operadoras de telefonia passem a cobrar tarifas locais para as ligações entre os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O outro requerimento solicita o envio ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, das notas taquigráficas da audiência pública sobre o tema, realizada pela comissão no último dia 17.

Presenças - Deputados Gustavo Valadares (DEM), presidente; Doutor Rinaldo (DEM) e Lafayette de Andrada (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715