Nova edição do projeto Mineiranças tem início na ALMG

Crianças das cidades de Presidente Juscelino e Araçaí, ambas na Região Central, trouxeram um pouco da cultura do sert...

23/06/2008 - 00:02
 

Nova edição do projeto Mineiranças tem início na ALMG

Crianças das cidades de Presidente Juscelino e Araçaí, ambas na Região Central, trouxeram um pouco da cultura do sertão de Guimarães Rosa à Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta segunda-feira (23/6/08).

Elas se apresentaram durante a abertura da mostra O sertão de Guimarães Rosa: Tudo é e não é, que fica na Galeria de Arte até sexta-feira (27). A mostra faz parte da programação do projeto Mineiranças e traz o melhor do artesanato, teatro, artes plásticas, dança, música, literatura e gastronomia das localidades que integram o Circuito Guimarães Rosa. A visitação é das 8 às 18 horas.

A iniciativa desta edição foi do gabinete do 1º-vice-presidente, deputado Doutor Viana (DEM). "A cultura registra na história o valor do nosso povo e das nossas comunidades", disse Viana, em seu discurso de abertura da mostra. "O Mineiranças é um projeto da Assembléia que pretende viabilizar uma política de interiorização que resgate, promova e divulgue a cultura do Estado, reunindo em um só local toda a diversidade e a riqueza de nossas raízes", afirmou. Representantes da Academia Familiar de Letras João Guimarães Rosa e das cidades de Cordisburgo, Pirapora, Curvelo, Morro da Garça, Sete Lagoas e Presidente Juscelino compareceram ao evento.

A programação começou no início da tarde desta segunda-feira, com a apresentação do Grupo Miguilim, de contadores de histórias de Cordisburgo, terra natal do escritor. Na abertura da mostra, crianças do grupo Canto Coral de Flauta Doce de Araçaí tocaram o Hino Nacional, entre outras músicas. Já o grupo Paraunarte de Teatro, de Presidente Juscelino, apresentou os textos "É bom viver do jeito do rio" e "A terceira margem do rio".

Na quarta-feira (25), às 13 horas, também na Galeria, vai se apresentar o Coral São Francisco de Assis, da Associação Lactário de Sete Lagoas. O regente é Carlos Saúva. Na sexta-feira (27), às 10 horas, é a vez do grupo de contadores de histórias do Museu Manuelzão de Andrequicé. Ao meio-dia, no Teatro, o Projeto Zás especial apresenta José Maria, contador de histórias de Cordisburgo.

Municípios - As localidades representadas no Mineiranças são Pirapora, Corinto, Curvelo, Morro da Garça, Itaguara, Sete Lagoas, Felixlândia, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Paraopeba, Lassance, Datas, Gouveia, Cordisburgo, Caetanópolis, Três Marias e seu distrito de Andrequicé.

Entre as regiões que já apresentaram sua arte na Assembléia estão Betim, Brumadinho, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas, Teófilo Otoni, Campo das Vertentes, Ouro Preto, Sul de Minas, entre outros.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715