Polêmica sobre ponto extra de TV a cabo é foco de debate na terça (24)

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais discutirá, nesta terça...

20/06/2008 - 00:01
 

Polêmica sobre ponto extra de TV a cabo é foco de debate na terça (24)

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais discutirá, nesta terça-feira (24/6/08), a nova regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a prestação de serviços de TV por assinatura. A reunião será às 10 horas, no Plenarinho II. Os deputados querem repercutir notícias da imprensa sobre o boicote das operadoras de TV a cabo ao ponto extra gratuito. Clientes têm denunciado a suspensão do serviço após decisão da Anatel deste mês que impede, por 60 dias, a cobrança de taxa de manutenção do ponto extra. Outros aspectos da regulamentação serão também abordados. O requerimento é dos deputados Délio Malheiros (PV), presidente, e Célio Moreira (PSDB).

Convidados - São convidados o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa e o gerente regional da Anatel, Ara Apkar Minassian e José Dias Coelho Neto; o gerente regional da Embratel, Altivo Luís de Oliveira; o gerente de Relações Institucionais da Oi, José Luiz Gattas Hallak; o gerente jurídico da Net Serviços, Antônio Roberto Baptista; Carlos Eduardo Sanchez, do Departamento Jurídico da Sky Brasil; o promotor José Antônio Baeta de Melo Cançado, da área de Defesa do Consumidor; e o coordenador-geral do Procon Assembléia, Marcelo Barbosa.

O jornal Hoje em Dia do último dia 10 informa que a suspensão da cobrança, retroativa a 2 de junho, gerou reação imediata das operadoras, com algumas tendo deixado de oferecer o serviço, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A determinação da Anatel mantém o artigo 29 da Resolução 488, de 2007, que diz que a utilização do ponto extra sem ônus é um direito do assinante. Ao mesmo tempo, suspende por dois meses os itens 30, 31 e 32 do Regulamento dos Direitos dos Usuários da TV por Assinatura, que geraram polêmica porque abriam possibilidade de cobrar pela manutenção e inviabilizavam a contratação de terceiros para realizar esse serviço, acrescenta o jornal.

"Como não podem mais cobrar pelo ponto extra, algumas empresas teriam simplesmente cancelado o serviço, que é direito do usuário", destaca o deputado Délio Malheiros. Na visão dele, "assim como todas as agências reguladoras, a Anatel é no mínimo permissiva com as operadoras, pois, via de regra, atua a favor das empresas que deveria fiscalizar". Para resolver a polêmica, a saída seria a proibição definitiva, na avaliação de Malheiros. "No caso da TV a cabo, cobrar pelo ponto extra é como se as telefônicas cobrassem para cada extensão dentro de casa. É inadmissível e ilegal", critica.

O jornal O Tempo do último dia 2 lista outras regras da nova regulamentação que atingem os cerca de 5 milhões de usuários de TV por assinatura no País: o usuário pode pedir gratuitamente, uma vez por ano, a suspensão do serviço por 30 a 120 dias; a empresa fica obrigada a informar, com antecedência de 30 dias, qualquer alteração no plano de serviço contratado; a prestadora deve solucionar reclamações ou responder aos pedidos de informação ou contestação de débitos recebidos no prazo máximo de cinco dias úteis; e o usuário passará a ter direito ao recebimento, em dobro e em dinheiro, das quantias pagas por cobrança indevida feita pela prestadora.

 

 

 

 

 

 

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