Reunião Especial comemora os 60 anos da União dos Militares

A história da União dos Militares de Minas Gerais (UMMG), antiga União dos Reformados da Polícia Militar, foi lembrad...

06/06/2008 - 00:01
 

Reunião Especial comemora os 60 anos da União dos Militares

A história da União dos Militares de Minas Gerais (UMMG), antiga União dos Reformados da Polícia Militar, foi lembrada em Reunião Especial do Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na noite desta quinta-feira (6/6/08). A homenagem foi solicitada pelo deputado Arlen Santiago (PTB) para marcar os 60 anos da entidade, criada em 1948 para lutar pelos interesses dos policiais e seus familiares. "A União dos Militares nasceu com a missão de resgatar a dignidade dos militares reformados, pessoas que, depois de passarem grande parte de suas vidas na árdua tarefa de proteger e dar segurança ao povo, se viam abandonadas, sem o reconhecimento por parte do Estado", afirmou o autor do requerimento.

Com o tempo, a associação foi se ampliando e hoje abrange a tropa da ativa, os reformados, os militares da reserva e os pensionistas de todos os níveis hierárquicos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Para o deputado Arlen Santiago, o atual desafio da UMMG é o aproveitamento dos militares que são afastados de suas funções, após 30 anos de serviços prestados à corporação, em plena capacidade produtiva. "O que deveria ser um prêmio, um reconhecimento, pode se transformar em castigo para aqueles que acumularam experiências, conhecimentos e estão em plenas condições de trabalho", afirmou o deputado.

Aproveitamento de reformados é defendido durante reunião

No mesmo sentido, o presidente da UMMG, coronel Dorgival Olavo Guedes Júnior, defendeu o aproveitamento dos militares inativos em outras áreas da segurança. "São pessoas que, com 50, 60 anos de idade, ou até um pouco mais, têm muito a contribuir para a sociedade e o Estado", afirmou. Dorgival Guedes Júnior reforçou ainda que a União dos Militares há 60 anos trabalha pela qualidade de vida da família militar mineira.

Arlen Santiago também anunciou que apresentou requerimento na ALMG para a criação da Frente Parlamentar de Defesa Social. O objetivo do grupo seria atuar junto ao Governo do Estado para promover a implantação do Conselho de Defesa Social e seu sistemático funcionamento.

Representando o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), o 1º-vice-presidente da Assembléia, deputado Doutor Viana (DEM), prestou sua homenagem à UMMG. "Cada um de nosso militares reformados ou da reserva merece ser homenageado por ter participado, com o exemplo de seu brio e solidariedade, da edificação de uma instituição sólida e respeitada, reputada como a melhor Polícia Militar do Brasil", concluiu. Os deputados Doutor Viana e Arlen Santiago entregaram ao presidente da União dos Militares uma placa de homenagem.

Mesa - Compuseram mesa na solenidade, além dos deputados e do homenageado, o chefe do Gabinete Militar do governador, coronel Eduardo Mendes de Souza; o comandante da 14ª Região da PM, coronel Itamar de Oliveira Pacheco Filho; o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Damásio Soares; o diretor-geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares, coronel José Barros de Resende Filho; e o vereador de Belo Horizonte, Anselmo José Domingos.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715