Parlamento Jovem e sete audiências públicas são destaques da semana

Terminam nesta segunda-feira (2/6/08) as inscrições para a etapa final do Seminário Legislativo Minas de Minas, que a...

30/05/2008 - 00:01
 

Parlamento Jovem e sete audiências públicas são destaques da semana

Terminam nesta segunda-feira (2/6/08) as inscrições para a etapa final do Seminário Legislativo Minas de Minas, que acontece no Plenário de 9 a 12 de junho. O evento discute políticas públicas para o setor da mineração no Estado. As inscrições podem ser feitas pela internet, clicando no banner do Seminário Minas de Minas. Ao entrar na página, o usuário deve acessar o menu "Inscrições" e optar pela inscrição individual ou institucional. A semana de 2 a 6 de junho ainda inclui, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o encerramento do Parlamento Jovem, uma visita da Comissão de Direitos Humanos ao Tribunal de Justiça e sete reuniões com convidados.

As inscrições individuais no Minas de Minas são abertas ao público em geral, mas sem direito a voto. Já as institucionais podem ser feitas pelo titular/responsável, que terá direito a voto em grupos de trabalho e na plenária final. Outras opções são pelo fax (31) 2108-7670 ou, pessoalmente, das 8 às 18 horas, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho).

O Parlamento Jovem, projeto de educação para a cidadania conduzido pela Escola do Legislativo e a PUC Minas, tem sua sessão final marcada para sexta-feira (6), a partir das 13 horas, com a presença de cerca de 150 jovens do ensino médio de sete escolas públicas e particulares da Capital e de 20 alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas, que atuam como monitores. O tema a ser abordado é Jovem e violência: provocador ou vítima?, que recebeu 72 propostas elaboradas em encontros anteriores do projeto, a serem votadas no Plenário.

A visita da Comissão de Direitos Humanos à 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acontece na segunda (2), às 13 horas. O objetivo é obter informações sobre o processo de um morador de Capelinha que acusa a empresa Acesita de invadir suas terras. O requerimento é de autoria do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT).

Temas de debates incluem questões hídricas, minerais e de saúde

Duas reuniões com convidados estão programadas para terça-feira (3). A Comissão Interestadual Parlamentar para Estudos do Rio São Francisco (Cipe São Francisco), que conta com representantes de cinco estados, reúne-se às 14h30, no Auditório, para debater com representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional, da Agência Nacional das Águas (ANA), de secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura Pecuária e Abastecimento e de outros órgãos estaduais questões relativas à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

No mesmo dia, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial recebe convidados no Plenarinho II, às 15 horas, para debater o ICMS incidente sobre os produtos agropecuários contemplados no Programa de Compra Direta Local da Agricultura Familiar. O requerimento é do deputado Padre João (PT), que reivindica uma alíquota reduzida para estes produtos, a semelhança do que foi oferecido pela Lei 17.247, de 2007.

Na quarta-feira (4), mais três comissões recebem convidados. Às 9h30, no Auditório, deputados das comissões de Saúde e de Defesa do Consumidor e do Contribuiente realizam reunião conjunta para discutir o aumento no preço de medicamentos praticado pelos laboratórios em percentual acima da inflação, conforme editorial publicado pelo jornal Estado de Minas no último dia 5 de abril. O requerimento é do deputado Dinis Pinheiro (PSDB).

No mesmo dia, às 10 horas, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária recebe convidados para debater o Projeto de Lei 2.164/08, do governador do Estado, que muda a Lei 13.663, de 2000, que altera atribuições da Copasa e dispõe sobre a implantação da Copanor, nome da subsidiária da Copasa no Norte de Minas. De acordo com a deputada Elisa Costa (PT), autora do requerimento para realização da reunião, o objetivo é fazer uma análise financeira das contratações realizadas e a serem feitas pela Copasa.

Na quinta-feira (5), às 9 horas, a Comissão de Direitos Humanos se reúne no Auditório para discutir a responsabilização do Sr. Francisco de Assis Machado, ocupante do cargo de superintendente-geral da Fhemig no período de 1991 a 1994, pelo pagamento, determinado pelo Governo do Estado, de adicional na remuneração de servidores daquela Fundação. O requerimento é do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT).

O Projeto de Lei 1.453/07, do deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG), que aumenta os percentuais de cobrança da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) e cria uma participação especial para o setor a ser distribuída entre a União, Estados e municípios é tema de reunião com convidados da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, que será realizada sexta-feira (6), às 10 horas, no Auditório da Assembléia. O requerimento para realização da reunião é dos deputados Délio Malheiros e Hely Tarqüínio, ambos do PV.

A última reunião com convidados da semana, que também acontece sexta-feira (6), será no município de Rio Casca (Zona da Mata), para discutir melhorias na rodovia BR-262, no trecho que liga o Bairro Santa Efigênia ao Centro da cidade. Os deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas vão se reunir às 10 horas, no Centro Comunitário Gerardo Starling, na rua Professor Toninho Pinto Coelho, 30, no Bairro Santa Efigênia. O trecho onde aconteceriam as obras reivindicadas também inclui o trevo de acesso aos Municípios de São Pedro dos Ferros e Raul Soares. O requerimento é do vice-presidente da comissão, deputado Juninho Araújo (PRTB).

Plenário - Na quinta-feira (5), às 20 horas, acontece Reunião Especial no Plenário em comemoração dos 60 anos da União dos Militares de Minas Gerais, a pedido do deputado Arlen Santiago (PTB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715