Comissão debate ICMS de produtos do programa Compra Direta

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial vai promover reunião com convidados para discutir o ICMS inciden...

30/05/2008 - 00:01
 

Comissão debate ICMS de produtos do programa Compra Direta

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial vai promover reunião com convidados para discutir o ICMS incidente sobre os produtos agropecuários contemplados no Programa de Compra Direta Local da Agricultura Familiar (CDLAF). A reunião será nesta terça-feira (3/6/08), às 15 horas, no Plenarinho IV da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O autor do requerimento é o vice-presidente da comissão, deputado Padre João (PT). Foram convidados representantes das secretarias de Fazenda e de Agricultura, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-MG) e de entidades representativas dos trabalhadores.

De acordo com informações do gabinete do deputado, o governo do Estado tem cobrado dos agricultores familiares altos valores pelos produtos que participam do Compra Direta. "Nem mesmo a multimistura, amplamente conhecida e utilizada pela Pastoral da Criança no combate à desnutrição, escapa do imposto", afirma Padre João. Ele lembra ainda que a Lei 17.247, aprovada pela Assembléia em 2007, isentou muitos produtos do ICMS e reduziu alíquotas de diversos outros. "Mas o mesmo tratamento não foi dado ao associativismo e ao cooperativismo, que só tiveram a tributação dispensada nas operações entre associados e cooperados", completa o deputado.

O Compra Direta integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para promover a inclusão social no campo e fortalecer a agricultura familiar, pela compra de produtos produzidos por agricultores familiares que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O PAA dispensa a licitação para esta aquisição, desde que os preços não sejam superiores aos praticados nos mercados locais, regionais e o valor seja limitado a R$ 3.500,00, por agricultor familiar/ano. O Compra Direta é uma das modalidades de compra de produtos que é operada pelos governos estaduais ou pelas prefeituras, por meio de convênios firmados com o governo federal.

Convidados - São convidados para a reunião os secretários de Estado de Fazenda, Simão Cirineu Dias, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues; o coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos da Conab em Minas Gerais, Luiz Eduardo Marques Dumont; o presidente do Consea, Dom Mauro Morelli; a coordenadora-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Tereza Silva; e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715