Comissões vão retomar debate sobre demissão de professores da Fumec

Foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas nesta quinta-feira (29/5/08) requer...

29/05/2008 - 00:01
 

Comissões vão retomar debate sobre demissão de professores da Fumec

Foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas nesta quinta-feira (29/5/08) requerimento para a realização de reunião conjunta com a Comissão de Educação, para tratar da demissão de professores da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), ocorrido em 2007. O requerimento, de autoria do deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB), vice-presidente da comissão, foi motivado pela audiência pública realizada no dia 15 de maio, em que alunos e professores apresentaram denúncias de perseguição política por parte dos dirigentes da instituição. O assunto vem sendo discutido desde o ano passado, quando cerca de cem demissões foram feitas após uma auditoria realizada pela universidade.

O parlamentar teve ainda outro requerimento aprovado, em que pede envio das notas taquigráficas da audiência pública realizada no dia 21 deste mês, para tratar de irregularidades na administração do Conjunto JK, ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Direitos Humanos.

Denúncias motivam aprovação de outros 13 requerimentos

Durante a fase destinada à apresentação de denúncias, a comissão aprovou 13 requerimentos de audiências públicas e providências. Foram três de autoria dos deputados João Leite (PSDB) e Luiz Tadeu Leite, em que solicitam o encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado de pedido de tomada de contas nos órgãos e entidades da área de saúde da prefeitura de Contagem e de providência para apurar denúncias apresentadas pela servidora pública daquele município, Adriana Inês Alves, de desvios na administração da Secretaria Municipal de Saúde. Outro, assinado pelo deputado Luiz Tadeu Leite, solicita envio à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de denúncia apresentada por Raimunda Mendes, de má conduta profissional de advogada em caso de erro médico cometido contra seu filho.

Outros oito requerimentos assinados pelo deputado Durval Ângelo (PT), presidente da comissão, pedem: reunião em Ipatinga para debater a ocorrência de crimes de homicídio não investigados pela polícia e a possível atuação de grupos de extermínio; para encaminhar à Ouvidoria de Polícia e à Corregedoria da Polícia Militar (PM) pedido de providência para apurar denúncia apresentada contra a PM por Jander Moreira da Silva, sobre as circunstâncias da prisão de seu filho Samuel Aléssio da Silva; visita ao Hospital João XXIII para apurar denúncia de constrangimentos a que estariam sendo submetidas mulheres internadas naquele hospital; para encaminhar para a Ouvidoria de Saúde denúncia de aumento de erros médicos no Hospital João XXIII causados pelo excesso de carga horária de trabalho; que seja solicitada visita da Ouvidoria de Saúde ao serviço de urgência do Hospital Alberto Cavalcanti, para averiguar as condições dos profissionais no final dos plantões; que seja enviado pedido de providências ao Ministério Público do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Contagem, 2o Batalhão do Corpo de Bombeiros da Contagem e Disque-denúncia da Secretaria Especial de Direitos Humanos quanto à denúncia de poluição do ar e sonora ocasionada por depósito de gás; e que seja encaminhada à Delegacia de Mulheres de Contagem pedido de cópia do inquérito da denúncia de estupro feita por Vilma Vieira Marques, assim como agilidade na apuração do caso.

Presenças - Deputados Durval Ângelo (PT), presidente; Luiz Tadeu Leite (PMDB), vice-presidente; João Leite (PSDB) e Weliton Prado (PT).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715