Pronto para Plenário projeto sobre uso de pneus usados em asfalto

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta terça...

27/05/2008 - 00:00
 

Pronto para Plenário projeto sobre uso de pneus usados em asfalto

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta terça-feira (27/5/08), parecer favorável de 1º turno ao Projeto de Lei (PL) 40/07, na forma do substitutivo nº 3. O projeto do deputado Gustavo Valadares (DEM) dispõe sobre o incentivo à produção de asfalto com a utilização de pneumáticos inservíveis (pneus usados) e foi relatado pelo deputado Juninho Araújo (PRTB). O novo texto prevê que o Estado utilizará preferencialmente massa asfáltica produzida com borracha de pneus usados na construção e na recuperação de vias públicas, observados os percentuais de mistura definidos em normas técnicas de engenharia. O projeto agora está pronto para votação de 1º turno em Plénário.

O substitutivo define, ainda, que nos processos licitatórios de obras que envolvam a utilização de asfalto o Estado estabelecerá a utilização preferencial de asfalto composto parcialmente por borracha de pneus, bem como especificará a norma técnica de engenharia a ser adotada para essa composição. O artigo 2º do texto inclui o termo "pneumáticos inservíveis" como inciso VII do art. 1º da Lei 14.128, de 2001, que dispõe sobre a Política Estadual de Reciclagem de Materiais. O artigo apresenta os materiais recicláveis que terão seu uso, comercialização e industrialização incentivados.

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais tinha apresentado o substitutivo nº 2, que estabelece percentuais mínimos de borracha de pneus na massa asfáltica, o que, segundo o relator, "restringe o uso do pneu inservível à produção de asfalto para pavimentação, de forma obrigatória e sem a observação da viabilidade técnica e da capacidade de atendimento da demanda existente". O deputado afirmou que o Brasil tem uma malha viária de 1,7 milhões de quilômetros e que os pneus descartados anualmente são suficientes para a utilização em cerca de 30 mil quilômetros, tornando inviável o cumprimento da proposição. "Como forma de garantir, de forma preferencial, a adoção do uso da pavimentação com o asfalto-borracha quando existir viabilidade técnica e com definição de uma norma técnica de engenharia a ser observada nos processos licitatórios, optamos por apresentar o substitutivo nº 3", relatou Araújo em seu parecer.

Reutilização - Além da recauchutagem, os pneus também podem ser utilizados como fonte energética nas usinas termelétricas; na construção de muros de gravidade e obras de contenção; nas estruturas de absorção de energia ou barreiras de inércia, que servem para amortecer o impacto em caso de acidente; na proteção contra marés e reprodução da fauna marinha, como recifes artificiais; na construção de edificações, em paredes ou telhados; na drenagem, em substituição a tubos; em forma de farelo na aplicação de concreto de baixo desempenho, utilizado em pavimentação como reforço ou em camadas de pouca solicitação estrutural; como agregado para argamassa, na produção de blocos de vedação; na impermeabilização de aterros sanitários; em barreiras para redução de ruídos etc.

Deputado solicita esclarecimentos sobre Plano de Mobilidade Urbana para a Copa 2014

Foram aprovados, na mesma reunião, cinco requerimentos. Gustavo Valadares solicitou envio de ofício ao Ministério do Turismo, para a ministra Marta Suplicy, com pedido de dados sobre os termos do Plano de Mobilidade Urbana para a Copa 2014. "Dos R$ 38 bilhões investidos, apenas 211 milhões vêm para Belo Horizonte, e somente para alargamento de vias. São Paulo receberá R$ 15 bilhões, o Rio de Janeiro, R$ 5 bilhões, Porto Alegre, que é menor que BH, receberá quatro vezes mais. Queremos demonstrar nossa indignação e saber quais foram os critérios utilizados", disse.

O deputado também pediu realização de audiência pública para discutir o processo de proteção cultural da área denominada conjunto Urbano Praça Raul Soares, em especial o processo de tombamento do Mercado Central e dos Condomínios Casablanca e JK. O objetivo é esclarecer os critérios adotados pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte e que têm gerado desconforto e intranquilidade aos proprietários dos imóveis. "Segundo eles, ninguém foi procurado pela prefeitura para falar do tombamento"

Outros dois requerimentos são do deputado Célio Moreira (PSDB): um solicita visita a trecho da BR-040 entre Curvelo e Felixlândia; e outro pede providências ao Dnit para recuperação de quebra-molas na BR-135, entre os quilômetros 666 e 668, no distrito de São José da Lagoa, em Curvelo. Já o deputado Gil Pereira (PP), solicitou visita às obras do futuro Centro Administrativo do Estado, para atualização de informações sobre o projeto e o andamento dos trabalhos.

Presenças - Deputados Gustavo Valadares (DEM), presidente; Juninho Araújo (PRTB), Gil Pereira (PP), Paulo Guedes (PT) e Célio Moreira (PSDB).

 

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