Inclusão do Espírito Santo na Estrada Real motiva debate

O Estado do Espírito Santo integra a Estrada Real? A indagação motiva audiência pública da Comissão de Turismo, Indús...

16/05/2008 - 00:01
 

Inclusão do Espírito Santo na Estrada Real motiva debate

O Estado do Espírito Santo integra a Estrada Real? A indagação motiva audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (20/5/08). A reunião será às 10 horas, no Plenarinho I. O debate foi solicitado pela deputada Cecília Ferramenta (PT), que pretende conhecer levantamento histórico do professor João Eurípedes Franklin Leal, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que comprovaria a vinculação do Espírito Santo com as minas de ouro de Mariana e Ouro Preto. O professor é um dos convidados da reunião.

De acordo com o requerimento da deputada, o levantamento histórico teria confirmado que rotas naquele Estado também integraram a Estrada Real. O estudo teve como base documentos constantes do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e material cartográfico do Arquivo Público do Espírito Santo. "A integração do Espírito Santo à Estrada Real é uma proposta ousada e, a princípio, nos parece benéfica para ambos os Estados", destaca Cecília Ferramenta. Ela apresentou o requerimento atendendo à solicitação da deputada capixaba Luzia Toledo, vice-presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, que propõe a inclusão daquele Estado no projeto turístico Estrada Real.

Convidados - Outros convidados a participar o vice-governador e a vice-presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, Ricardo de Rezende Ferraço e Luzia Toledo; o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho; os secretários de Estado de Turismo de Minas e do Espírito Santo, Érica Campos Drumond e Marcus Antônio Vicente; o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Lucas Izoton Vieira; e o diretor-geral do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Carvalho Sanna.

Saiba mais sobre o estudo

De acordo com o professor Franklin Leal, o Espírito Santo no século XVIII era considerado área de proteção das minas de ouro - "a barreira natural das Minas Gerais", conforme consta dos documentos de época, e não havia permissão para ligações entre os estados. No início do século XIX, em 1814, na época do Governo Real chefiado por Dom João VI, foi iniciada a construção de uma estrada ligando Vitória a Mariana e Ouro Preto. Documento oficial de 28/8/1816 fala, explicitamente, da conclusão da Estrada Real no governo de Francisco Alberto Rubim - que, em seguida, recebeu o nome de Estrada Real São Pedro de Alcântara. O trajeto, mais ou menos coincidente com a atual BR-262, servia para o comércio entre as duas regiões.

Ainda segundo o professor, a estrada percorria área no Vale do Rio Castelo, onde se desenvolveu, em dado momento, a exploração do ouro nos séculos XVIII e XIX. Também foi usada por mineiros que, devido à decadência da exploração agrícola e do ouro em Minas, migraram para o Sul do Espírito Santo, dando origem à maioria de seus municípios.

Sobre a Estrada Real - O circuito da Estrada Real é o principal projeto turístico do Governo de Minas, com mais de 1,4 mil kms de patrimônio, com destaque para natureza, cultura e arte. Tem reconhecimento nacional e internacional e é atualmente coordenado pelo Instituto Estrada Real, com o apoio da Fiemg, a federação das indústrias de Minas.

 

 

 

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