Soluções para a precariedade da BR-040 são apontadas em audiência

Um dia depois da visita de fiscalização que realizou nos trechos mais críticos da BR-040 (trecho BH-Lafaiete), a Comi...

13/05/2008 - 00:02
 

Soluções para a precariedade da BR-040 são apontadas em audiência

Um dia depois da visita de fiscalização que realizou nos trechos mais críticos da BR-040 (trecho BH-Lafaiete), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas lotou o Teatro da Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (13/5/08) com uma audiência pública, requerida pelo deputado Padre João (PT), destinada a debater soluções para a situação daquela rodovia. O deputado Juninho Araújo (PRTB) presidiu a reunião, da qual participaram outros oito deputados, inclusive o autor do requerimento.

Dentre as autoridades convidadas, os principais esclarecimentos partiram de Edson Aires dos Anjos, superintendente regional substituto do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Ele anunciou que o Regional de Minas acaba de receber delegação superior para licitar o projeto do Rodoanel Metropolitano e para a duplicação da BR-381 até Governador Valadares, a um custo de R$ 1,6 bilhão. Disse que a BR-040 no trecho crítico está sem contrato de manutenção desde o final do ano passado, e que não há nenhuma balança nem radar em funcionamento "por questões administrativas".

Respondendo a questionamentos dos deputados Juninho Araújo e Fábio Avelar (PSC), Anjos informou que não há intenção do Dnit de duplicar aquele trecho e tampouco privatizá-lo. Ao deputado João Leite (PSDB), respondeu que "não há tendência" no Dnit de dar conservação ao trecho do antigo Viaduto das Almas, já que o viaduto novo fica pronto entre janeiro e fevereiro próximo e o acesso completo será entregue ao tráfego ainda no 1º semestre de 2009.

O vice-presidente da Fiemg, representante do Sindiextra e das mineradoras CSN e Vale, José Fernando Coura, denunciou aos deputados que a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) demora a liberar a licença ambiental para a construção da Rodovia do Minério: "Trata-se de uma rodovia privada, a ser construída ao custo de US$ 18 milhões, para retirar 80% do tráfego de caminhões de minério no trecho da BR-040 entre o trevo de Belo Vale e o Pátio do Pires. Entramos com o pedido de licenciamento ambiental na Feam no dia 8 de janeiro, e até hoje não há nenhuma notícia", queixou-se o representante empresarial. O deputado Juninho Araújo (PRTB) comentou que hoje aquele trecho da BR-040 parece ser quase uma estrada particular das mineradoras.

O deputado Padre João exibiu fotos mostrando detritos de minério presos entre as rodas dos caminhões e atribuiu a isso a quebra de parabrisas, e não às pedras que caem dos caminhões. Alertou sobre o risco de partidarizar a situação da rodovia, atribuindo a culpa ao Partido dos trabalhadores, e disse que, para o usuário, não interessa se a rodovia é federal, estadual ou municipal. Tem é que estar em boas condições. O deputado apresentou requerimento de solicitação à Fundação Estadual do Meio Ambiente pedindo informações sobre a tramitação da licença para a instalação da Rodovia do Minério.

Deputados cobram fiscalização da Polícia Rodoviária

Deputados e autoridades cobraram uma atitude fiscalizadora mais rígida por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF), embora reconhecendo que faltam homens, viaturas e equipamentos. O vídeo exibido durante a audiência mostrava imprudência de caminhoneiros para acessar e cruzar a rodovia. O superintendente regional da PRF, Waltair Vasconcelos Sobrinho, no entanto, trouxe outra visão do problema.

"O motorista comissionado é o maior problema neste trecho. É obrigado a excesso de jornada, a cumprir um número abusivo de viagens por dia e coagido a cometer excesso de velocidade ou de peso para cumprir seu contrato. É preciso que o Ministério do Trabalho fiscalize o cumprimento dos direitos dos motoristas das mineradoras, para que possam trabalhar numa jornada mais humana e ter tempo de dar manutenção no caminhão. O motorista tem que entrar na planilha de custos do minério", disse ele para o dirigente do Sindiextra. Para o inspetor, o ideal é que nenhuma empresa receba carga com excesso de peso, como a que os deputados comprovaram diante dos portões da Gerdau Açominas.

O prefeito de Congonhas, Anderson Costa Cabido, disse que os municípios mineradores precisam receber uma alíquota mais justa sobre os royalties do minério para enfrentarem os efeitos perversos da mineração. Criticou o representante do Dnit por mostrar "desleixo e pouco caso" com as vidas humanas que se perdem diariamente no trecho. "As empresas de mineração estão em grande expansão, lucrando extraordinariamente. Precisam ser parceiras das prefeituras e das comunidades para solução dos problemas que criam." Mais adiante, classificou de "absurdo" que as balanças não estejam funcionando e que o Dnit não dê prioridade ao contrato de conservação da rodovia.

O deputado João Leite colocou sobre a mesa diversos "pellets" de ferro que recolheu no leito da rodovia durante a visita desta segunda-feira. "Não sei a quem pertencem, mas gostaria de devolvê-los", disse ao dirigente do Sindiextra. Essas peças de ferro concentrado são acusadas de quebrar parabrisas de automóveis na BR-040.

João Leite quer que o DNIT faça emergencialmente sinalização reduzindo a velocidade em dois trechos: no muro atirantado do km 591, e também na curva do km 587, local chamado de Ribeirão do Eixo. "As carretas não conseguem fazer aquela curva. Determinei a minha assessoria jurídica que prepare uma ação civil pública para obrigar o DNIT a agir imediatamente".

Fábio Avelar (PSC) pediu esclarecimentos sobre o tempo em que o contrato de conservação do trecho BH-Lafaiete expirou e quais providências estão sendo tomadas para renová-lo. Pediu também proteção "new jersey" para o viaduto da Mutuca, na saída de Belo Horizonte. "Estranhamos muito, na visita de ontem, que nenhum caminhão levava documentos. Estranhamos mais ainda que a Gerdau, essa grande empresa, deixe entrar um caminhão que veio de Sete Lagoas com a própria nota fiscal atestando a irregularidade do excesso de carga", denunciou.

O deputado Gil Pereira (PP) se queixou de buracos na BR-135, inclusive sobre a ponte do Rio Jequitaí, que há meses funciona em apenas uma pista. Dinis Pinheiro (PSDB) apelou para que o Governo "acabe com essa novela e com o matadouro que é esse trecho da BR-040. Que cada um cumpra sua missão e sua responsabilidade, doa a quem doer. O estado da rodovia é uma heresia, uma falta de vergonha, uma mentira do Governo Federal".

Deputados buscam soluções através de requerimentos

Para solucionar os problemas apresentados, os deputados presentes apresentaram diversos requerimentos, que deverão ser aprovados na próxima reunião da comissão. Um dos requerimentos propõe que seja feito apelo ao presidente Lula, ao vice José Alencar, aos ministros de Transportes, Minas e Energia, Casa Civil e Planejamento para que promovam, em caráter de urgência. a duplicação da BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete. O apelo deverá ser estendido também à bancada mineira na Câmara dos Deputados, no sentido de que aloque recursos do Orçamento da União para essa obra.

Outro requerimento pede reunião com o governador Aécio para também tratar da situação dessa rodovia. Um terceiro requerimento solicita visita à Vale, para verificar o carregamento dos caminhões de minério da empresa (segundo José Fernando Coura, esse trabalho é feito de modo exemplar na Vale e pode servir de referência para outras empresas). Outra proposta encaminhada é a de solicitar ao deputado federal Jaime Martins (PMDB-MG) que altere, no projeto de lei de sua autoria, o nome do viaduto que substitui o das Almas, de Dona Risoleta Neves para Dom Luciano Mendes de Almeida. Foi sugerido também que seja feito apelo à Feam, para que agilize a liberação da licença ambiental para a construção da Rodovia do Minério.

Debates - Na fase de debates, diversos representantes de entidades situadas em municípios por onde passa a 040 foram ao microfone e fizeram críticas fortes ao atual estado da BR. Muitos deles condenaram a atuação do Dnit na rodovia, criticando a atual direção do órgão e seus funcionários.

Em resposta, Edson Aires dos Anjos, do Dnit, disse que as obras previstas para aquele trecho problemático da BR-040 eram a operação tapa-buracos e a restauração do pavimento, previstas no orçamento. E acrescentou que, para conseguir a duplicação pretendida, só com muito mobilização, para obter a alocação de recursos para a obra no orçamento federal dos próximos anos. Quanto aos apelos de duplicação rápida da rodovia, ele respondeu: "isso não existe. Esse processo é lento e depende de decisão de governo, do presidente e ministros". Ele exemplificou com a duplicação da BR-381, que só foi consolidada após muita mobilização dos moradores e autoridades da região.

Presenças - Deputados Juninho Araújo (PRTB), que presidiu a reunião; Gil Pereira (PP), Paulo Guedes (PT), Padre João (PT), Fábio Avelar (PSC), Walter Tosta (PMN), Luiz Humberto Carneiro (PSDB), João Leite (PSDB) e Dinis Pinheiro (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715