Semana terá 11 audiências públicas e duas visitas de Comissões

Nada menos que 11 reuniões com convidados e mais duas visitas recheiam a agenda das Comissões da Assembléia Legislati...

09/05/2008 - 00:01
 

Semana terá 11 audiências públicas e duas visitas de Comissões

Nada menos que 11 reuniões com convidados e mais duas visitas recheiam a agenda das Comissões da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na semana de 12 a 16/5/08. Além disso, a semana reserva espaço para as etapas do Seminário Legislativo Minas de Minas, em Araxá, no Alto Paranaíba, na terça-feira (13), e em Paracatu, no Noroeste do Estado, na quinta-feira (15). Haverá ainda duas reuniões especiais no Plenário.

O Minas de Minas é realizado pela ALMG em parceria com mais de 20 entidades e tem como objetivo discutir a cadeia produtiva da mineração para elaborar uma política minerária estadual e colher sugestões para aprimorar a política nacional. Depois de 11 encontros, acontece a etapa final em Belo Horizonte, de 9 a 12 de junho. Já foram realizados debates em Itabira (23/4), Poços de Caldas (25/4), Divinópolis (28/4), Itaúna (29/4), Sete Lagoas (6/5) e Congonhas (8/5). Ainda haverá encontros em Muriaé (20/5), Teófilo Otoni (27/5) e Governador Valadares (29/5).

Já na segunda-feira (12), a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT), a Comissão de Segurança Pública debate a parceria firmada entre a Polícia Militar e empresários do setor de combustíveis de Montes Claros (Norte de Minas). A reunião está marcada para as 14h30, no Auditório. De acordo com o deputado, a Polícia Militar se compromete a instalar salas de informática nos postos de gasolina, disponibilizando o efetivo de veículos para garantir a segurança dessas empresas. Rodrigues considera o acordo uma privatização da polícia, e quer discutir outras parcerias semelhantes que vêm sendo firmadas pela corporação.

A Comissão de Direitos Humanos promove debate com o escritor e jornalista Bernado Jofily sobre a guerrilha do Araguaia. No evento, que será na segunda-feira (12), às 19 horas, no Auditório, Jofily vai lançar seu livro sobre o tema: O gigante da guerrilha - Osvaldão e a saga do Araguaia. Foram convidados para o encontro, requerido pelo deputado Carlin Moura (PCdoB), a sua companheira de partido, deputada federal Jô Moraes; e a professora da Unicamp Sandra Brisolla.

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas quer avaliar as condições da BR-040 entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete e ouvir autoridades sobre a construção de via paralela para o transporte de minério. Para isso, vai fazer uma visita a esse trecho na segunda-feira (12), às 9h30 (requerida pelo presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares, do DEM) e promover uma audiência pública na terça (13), às 14h30, no Teatro (a requerimento do deputado Padre João, do PT). No debate, estarão também em pauta a recuperação do pavimento da rodovia entre as duas cidades, a privatização da estrada e a conclusão das obras de viaduto alternativo ao Vila Rica, o "Viaduto das Almas".

Aposentadoria - As dificuldades de doentes e incapacitados ao trabalho de conseguir a aposentadoria e outros benefícios, como o auxílio-doença, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão debatidas em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos na terça-feira (13). Solicitada pelo vice-presidente da comissão, deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB), a reunião será realizada às 16 horas, no Auditório. Leite destaca reportagem do Estado de Minas de abril de 2008, mostrando que o INSS, para conter o déficit da previdência, teria reduzido concessões de auxílio-doença em quase 15% em fevereiro de 2008 em relação ao mesmo período de 2007, atingindo 220 mil pessoas.

Transplante renal, condomínios e optometria

A suspensão dos transplantes de rim pelo Hospital Felício Rocho e o impacto da medida na vida dos pacientes que aguardam pela cirurgia serão debatidos pela Comissão de Saúde na quarta-feira (14). A reunião, que será às 9h15, no Plenarinho I, atende a requerimento dos deputados Hely Tarqüínio (PV), Neider Moreira (PPS) e Antônio Carlos Arantes (PSC). De acordo com o presidente da Associação dos Transplantados, Túlio Gambogi Costa, os transplantes foram paralisados em julho de 2007 para verificação da causa das mortes de quatro pacientes que fizeram transplante duplo (rins e pâncreas). A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte realizou auditoria no hospital, e ao final, em dezembro de 2007, concluiu que os óbitos não decorreram de imperícia ou negligência do hospital ou dos cirurgiões, e recomendou o retorno dos transplantes, o que não ocorreu até o momento.

Também a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização promove audiência pública na quarta-feira (14) para debater projeto que estabelece normas para se instituírem loteamentos fechados e condomínios urbanísticos. A proposta está contida no Projeto de Lei 1.880/07, do deputado Wander Borges (PSB), que tramita em 1º turno. Solicitado pelo deputado Ronaldo Magalhães (PSDB), o debate será às 16 horas, no Plenarinho IV. Relator do projeto na comissão, Ronaldo Magalhães quer ouvir especialistas para emitir seu parecer. A proposição procura estabelecer normas que visem impedir o crescimento desordenado desse tipo de ocupação e minimizar seus impactos ambientais.

A situação dos profissionais da optometria no Estado será tema de debate da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, também na quarta-feira (14), às 9h30, no Auditório, a requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). O optometrista é o responsável pela realização de exames oculares, podendo emitir laudos e se responsabilizar por laboratórios ópticos e indústrias do ramo. Mas ele não trata de doenças dos olhos nem realiza cirurgias ou prescreve medicamentos, funções exclusivas de médicos oftalmologistas. Atualmente, o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria está pedindo que o Supremo Tribunal Federal casse dispositivos da década de 30, que, segundo o conselho, impedem o livre exercício da profissão de optometrista.

A Comissão Especial da Reforma Tributária promove sua terceira reunião com convidados na quarta-feira (14) para ouvir representantes das Fazendas Estadual e Federal e das indústrias de álcool, açúcar e metalúrgica. A reunião será às 11 horas, no Plenarinho IV. O requerimento da reunião é dos deputados Antônio Júlio (PMDB), relator; Lafayette de Andrada (PSDB) e Zé Maia (PSDB). Iniciada no dia 2 de abril, a comissão pretende trazer especialistas, classe produtora, trabalhadores e outros segmentos para debater o assunto. O relatório servirá de subsídio para a bancada mineira no Congresso nas discussões sobre a reforma tributária a ser votada em Brasília.

Comissão de Saúde discute situação de Santa Casa de Corinto

Na quinta-feira (15), a Comissão de Saúde debate a situação da Santa Casa de Corinto, o fechamento do bloco cirúrgico e a interrupção dos atendimentos no hospital pela Regional de Saúde de Sete Lagoas. O encontro, solicitado pelo deputado Célio Moreira (PSDB), será às 10 horas, no Clube Corinto, situado à Rua Antônio Octaviano de Alvarenga, 120 - Centro. "Nossa expectativa é encontrar uma brecha no sentido de que a direção do hospital seja assumida por alguma entidade estadual, fazendo com que a instituição volte a funcionar plenamente", comenta o parlamentar.

A requerimento dos deputados Sargento Rodrigues (PDT), Paulo Cesar (PDT) e Délio Malheiros (PV), a Comissão de Segurança Pública visita na quinta-feira (15), às 11 horas, o vice-governador Antônio Anastasia. O objetivo do encontro é discutir medidas visando ao atendimento das reivindicações dos servidores administrativos da área de segurança do Estado, sem reajuste salarial há 15 anos. A proposta da visita surgiu em reunião realizada no Plenário em abril, quando funcionários e sindicalistas expuseram aos deputados da comissão e a representantes do Governo do Estado as dificuldades enfrentadas pela categoria.

Ainda na quinta-feira (15), a Comissão de Participação Popular realiza reunião com convidados às 14h30, no Auditório. O objetivo é fazer um balanço das emendas populares ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) referentes à política de assistência social e definir, com os movimentos sociais, as prioridades de atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social para 2008. A autoria do requerimento pelo encontro é do deputado André Quintão e da deputada Elisa Costa, ambos do PT.

Política habitacional - Fechando a semana, na sexta-feira (16) a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização promove audiência pública às 14 horas, no Auditório, para debater os desdobramentos da política habitacional do Estado. Requerida pelo deputado Padre João (PT), a reunião terá como convidados representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Cohab e União Estadual de Moradia Popular.

Reuniões especiais - Duas reuniões especiais marcam a semana, sempre às 20 horas, no Plenário. Na segunda-feira (12), será homenageado o Grupo Líder, de Muriaé, pelos seus 50 anos de criação, a requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva. Na quinta-feira, a requerimento do deputado João Leite (PSDB), a homenagem é para o Estado de Israel, que completou 60 anos na última quinta-feira (8).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715