Situação da BR-040 motiva visita nesta 2ª (12/5) e debate na 3ª (13/5)

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais quer avaliar as cond...

09/05/2008 - 00:01
 

Situação da BR-040 motiva visita nesta 2ª (12/5) e debate na 3ª (13/5)

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais quer avaliar as condições da BR-040 no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete e ouvir autoridades sobre a construção de via paralela para o transporte de minério. Para isso, vai fazer uma visita a esse trecho, nesta segunda-feira (12/5/08), a partir das 9h30; e promover uma audiência pública nesta terça (13), às 14h30, no Teatro. No debate de terça, estarão também em pauta assuntos como a recuperação do pavimento da rodovia entre as duas cidades, a conclusão das obras de viaduto alternativo ao Vila Rica, o "Viaduto das Almas", e notícias sobre a possível privatização da estrada, recentemente divulgadas pela imprensa.

O presidente da comissão e autor do requerimento da visita, deputado Gustavo Valadares (DEM), quer averiguar as condições de tráfego na rodovia, cuja pavimentação é classificada como precária. O parlamentar cita matéria veiculada no jornal Estado de Minas do último dia 5 de maio mostrando que até o superintendente regional dos patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal tem ajudado motoristas na troca de pneus danificados pelos buracos da pista.

Já o deputado Padre João (PT), autor do requerimento da reunião de terça, informa que, em 2007, foi promovida audiência para discutir o transporte de minério na BR-040, em particular no trecho que vai de Congonhas a Belo Vale. Como resultado, o deputado lembra que o Sindiextra, sindicato da indústria de mineração, e o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit) se comprometeram a tomar providências. Entre elas, a construção de uma via paralela para o transporte do minério e a finalização das obras de viaduto alternativo ao Vila Rica. O objetivo do parlamentar é saber quais providências foram tomadas nesse período.

Convidados - Para a reunião, foram convidados o ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento; o superintendente do Dnit, Fernando Guimarães Rodrigues; o superintendente regional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Waltair Vasconcelos Sobrinho; o prefeito de Congonhas, Anderson Costa Cabido, e o vereador Evandro Alves de Almeida; o gerente-geral do Complexo de Itabirito da Vale, Alexandre de Paula Campanha; e o diretor da Nacional Minério, Rogério Caporali.

Duas comissões discutiram o assunto em 2007

Duas comissões discutiram os problemas da BR-040 em 2007, com o objetivo de intermediar a busca de soluções. Uma delas foi a de Meio Ambiente e Recursos Naturais, em outubro. Nesta data, o Sindiextra apresentou a proposta de construção de uma estrada para acabar com o problema de transporte de minério de ferro na rodovia entre o bairro Belvedere, em BH, e Conselheiro Lafaiete. O deputado Fábio Avelar (PSC), vice-presidente, solicitou a reunião alegando que o transporte de minério estava causando transtorno para os motoristas e os moradores da região.

Nesse debate, a presidência do Sindiextra disse que 90% do trânsito da BR-040 seria transferido para a nova estrada. O trecho seria construído no terreno Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que investiria US$10 milhões. Um terminal ferroviário também seria construído, com uma verba de US$ 8 milhões. O projeto ainda não havia sido implementado por falta de licenciamento ambiental e autorização do Dnit, mas a expectativa era de que as obras começassem em janeiro deste ano e fossem concluídas em agosto. A presidência do sindicato destacou, no debate de outubro, os procedimentos determinados pela Fiemg: lavação, pesagem e passagem, por plataforma de lonamento, de todos os caminhões que transportassem minério. O Sindiextra explicou, ainda, que a rodovia era usada somente para transportar pequenas quantidades de ferro gusa.

Antes disso, em junho, a Comissão de Transporte havia realizado audiência a requerimento do deputado Padre João - que destacou que inúmeros acidentes ocorriam devido à lama formada a partir do minério. Á época, um grupo de mineradoras que usam a BR-040 anunciou programa emergencial para reduzir os acidentes; e o Dnit estipulou que as obras do viaduto alternativo ao Vila Rica estariam concluídas em um ano. Esse debate lotou o Auditório com representantes da comunidade de Congonhas e parentes de vítimas de acidentes. Várias críticas foram feitas às mineradoras.

O deputado Padre João descreveu, na audiência, as péssimas condições de segurança da rodovia e traçou um panorama ainda mais sombrio, já que a atual fase de expansão da exploração de minério deve triplicar o tráfego num futuro próximo. "Durante a seca, a poeira reduz a visibilidade dos motoristas. Na chuva, o pó de minério se transforma numa lama que cobre o pára-brisa, acarretando perda total da visibilidade e causando sérios acidentes", disse ele, na reunião de junho.

 

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