Parceiros da ALMG elogiam Expresso Cidadania

Os parceiros do Expresso Cidadania, projeto itinerante criado para incentivar a participação dos jovens de 16 e 17 an...

08/05/2008 - 00:00
 

Parceiros da ALMG elogiam Expresso Cidadania

Os parceiros do Expresso Cidadania, projeto itinerante criado para incentivar a participação dos jovens de 16 e 17 anos na política brasileira, consideraram um sucesso a iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Nesta quinta-feira (8/5/08), os representantes das entidades e órgãos que apoiaram o Expresso estiveram reunidos com o secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado, e com integrantes da equipe técnica da ALMG, que fizeram um balanço final do evento recém-encerrado. Além de elogios, em comum, a certeza de que o projeto deve continuar no próximo ano.

"Desde o início o Ministério Público já tinha percebido a grandeza do Expresso. E, hoje, com os trabalhos concluídos, vimos que foi um sucesso. O projeto atingiu seu objetivo e não pode parar por aqui", afirmou o promotor eleitoral Edson Resende.

A representante da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Heloísa Helena Araújo, elogiou a linguagem usada nos dois meses de atividades, que, segundo ela, mexeu com a cabeça dos estudantes. "Todos sabemos as dificuldades para mobilizar o público jovem. Uma atividade extraclasse consegue chamar muito mais a atenção dos alunos", disse.

O coordenador especial da juventude da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, Roberto Tross, parabenizou a ALMG pela iniciativa. "Atingir diretamente mais de 20 mil alunos no primeiro ano de realização é muito bom, até porque o projeto tende a ficar mais robusto a cada ano, com maior facilidade de interação com esse público", analisou.

Agradecimentos - Representando o presidente do Legislativo mineiro, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), o secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado, agradeceu a todos que acreditaram na idéia e pediu aos parceiros que dêem sugestões para o futuro. O desafio, segundo ele, é chegar a mais cidades, atingindo um número maior de estudantes de forma viável e barata.

Números - O diretor de Comunicação Institucional da ALMG, Lúcio Perez, apresentou aos participantes os resultados parciais das campanhas publicitária (paga) e de divulgação com a imprensa (gratuita). Em cerca de 2 meses, veículos impressos e internet publicaram 143 matérias sobre o assunto. Rádios e TVs da Capital puseram no ar 27 reportagens.

Anúncios publicitários foram publicados em 400 jornais do interior e veiculados em 171 rádios. Estima-se que a campanha em outdoors tenha atingido 9,5 milhões de pessoas em 91 cidades mineiras.

Parceiros - Durante dois meses, a Assembléia percorreu 13 cidades do interior de Minas com atividades para incentivar a participação política e o exercício do voto consciente dos jovens. Quase 20 mil estudantes de 73 escolas participaram.

São os seguintes os parceiros do Expresso Cidadania: Polícia Civil, Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, Secretaria de Defesa Social, Cemig, Copasa, Sistema Sesi/Fiemg, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), União Brasileira de Estudantes (Ubes), União Colegial de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

 

 

 

 

 

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