Parceiros da ALMG elogiam Expresso Cidadania
Os parceiros do Expresso Cidadania, projeto
itinerante criado para incentivar a participação dos jovens de 16 e
17 anos na política brasileira, consideraram um sucesso a iniciativa
da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Nesta quinta-feira (8/5/08), os representantes das
entidades e órgãos que apoiaram o Expresso estiveram reunidos com o
secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado, e com
integrantes da equipe técnica da ALMG, que fizeram um balanço final
do evento recém-encerrado. Além de elogios, em comum, a certeza de
que o projeto deve continuar no próximo ano.
"Desde o início o Ministério Público já tinha
percebido a grandeza do Expresso. E, hoje, com os trabalhos
concluídos, vimos que foi um sucesso. O projeto atingiu seu objetivo
e não pode parar por aqui", afirmou o promotor eleitoral Edson
Resende.
A representante da Secretaria Municipal de Educação
de Belo Horizonte, Heloísa Helena Araújo, elogiou a linguagem usada
nos dois meses de atividades, que, segundo ela, mexeu com a cabeça
dos estudantes. "Todos sabemos as dificuldades para mobilizar o
público jovem. Uma atividade extraclasse consegue chamar muito mais
a atenção dos alunos", disse.
O coordenador especial da juventude da Secretaria
de Estado de Esportes e Juventude, Roberto Tross, parabenizou a ALMG
pela iniciativa. "Atingir diretamente mais de 20 mil alunos no
primeiro ano de realização é muito bom, até porque o projeto tende a
ficar mais robusto a cada ano, com maior facilidade de interação com
esse público", analisou.
Agradecimentos -
Representando o presidente do Legislativo mineiro, deputado Alberto
Pinto Coelho (PP), o secretário-geral da Mesa, José Geraldo de
Oliveira Prado, agradeceu a todos que acreditaram na idéia e pediu
aos parceiros que dêem sugestões para o futuro. O desafio, segundo
ele, é chegar a mais cidades, atingindo um número maior de
estudantes de forma viável e barata.
Números - O diretor de
Comunicação Institucional da ALMG, Lúcio Perez, apresentou aos
participantes os resultados parciais das campanhas publicitária
(paga) e de divulgação com a imprensa (gratuita). Em cerca de 2
meses, veículos impressos e internet publicaram 143 matérias sobre o
assunto. Rádios e TVs da Capital puseram no ar 27 reportagens.
Anúncios publicitários foram publicados em 400
jornais do interior e veiculados em 171 rádios. Estima-se que a
campanha em outdoors tenha atingido 9,5 milhões de pessoas em
91 cidades mineiras.
Parceiros - Durante dois
meses, a Assembléia percorreu 13 cidades do interior de Minas com
atividades para incentivar a participação política e o exercício do
voto consciente dos jovens. Quase 20 mil estudantes de 73 escolas
participaram.
São os seguintes os parceiros do Expresso
Cidadania: Polícia Civil, Ministério Público de Minas Gerais,
Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, Secretaria de Defesa
Social, Cemig, Copasa, Sistema Sesi/Fiemg, União Nacional dos
Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), União
Brasileira de Estudantes (Ubes), União Colegial de Minas Gerais e
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
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