Deputada quer políticas para migrantes que retornam dos EUA

O retorno maciço a Governador Valadares de mineiros que haviam migrado para os Estados Unidos está preocupando a líde...

07/05/2008 - 00:00
 

Deputada quer políticas para migrantes que retornam dos EUA

O retorno maciço a Governador Valadares de mineiros que haviam migrado para os Estados Unidos está preocupando a líder do PT, deputada Elisa Costa. Na Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (7/5/08), ela foi à tribuna para lembrar que a cidade, de onde já partiram milhares de mineiros, principalmente para os Estados Unidos, agora começa receber de volta os migrantes.

Na opinião dela, esse retorno maciço de valadarenses se deve ao real fortalecido diante do dólar, ao maior rigor das leis americanas e ao crescimento da economia brasileira. "Temos que criar mecanismos para receber toda essa gente, minimizando os impactos sociais. Isso só será possível com investimento maciço dos Governos Federal e Estadual na região, principalmente em políticas públicas de geração de emprego e renda", opinou.

Segundo Elisa Costa (PT), o Governo Federal já está fazendo a parte dele. A parlamentar citou programas e ações da União no Vale do Rio Doce, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Territórios da Cidadania e a instalação de uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

Teófilo Otoni - O deputado Getúlio Neiva (PMDB) prestou conta da atuação da Comissão de Saúde da ALMG na crise no setor de saúde de Teófilo Otoni. Segundo ele, graças à atuação dos parlamentares e do Governo do Estado, o "desastre está sendo superado".

Depois de criticar a prefeitura local, ele lembrou o investimento anunciado pela Secretaria de Estado de Saúde na cidade; citou os hospitais que foram recentemente reabertos à população e a reestruturação do Programa de Saúde da Família (PSF).

Em relação à demora na transferência dos presos da cadeia local para o novo presídio, Getúlio Neiva explicou que se deve a problemas na rede de captação de esgoto da unidade prisional. "A Copasa está cuidando disso e deve resolver o problema em 30 dias", informou.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715