Expresso Cidadania termina, com participação de quase 20 mil jovens

A mobilização de 19.475 adolescentes de todas as regiões do Estado, ao longo de dois meses, trouxe uma sensação de de...

30/04/2008 - 00:03
 

Expresso Cidadania termina, com participação de quase 20 mil jovens

A mobilização de 19.475 adolescentes de todas as regiões do Estado, ao longo de dois meses, trouxe uma sensação de dever cumprido para a equipe responsável pelo Expresso Cidadania, projeto da Assembléia Legislativa de Minas Gerais que procurou incentivar a participação política e o exercício do voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos. O projeto foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), percorreu 13 cidades do interior e encerrou suas atividades em três dias de evento, de segunda a quarta-feira (28 a 30/4/08), no Hall das Bandeiras da Assembléia, com alunos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Foram emitidos 4.814 títulos de eleitor e 3.393 carteiras de identidade, com a participação de 9.402 alunos nas oficinas de vídeo, web e fotografia, que alimentaram o blog do Expresso Cidadania (www.expressocidadania.blogspot.com). A maioria dos participantes se declarou favorável à redução da maioridade penal e contrária à cota para negros em universidades, em votação eletrônica realizada durante os encontros. Foram 4.594 votos pela redução da maioridade e 1.398 contrários. Com relação às cotas, foram 2.919 votos contrários e 2.532 a favor. Nesta quarta-feira (30), participaram 773 alunos de 14 escolas municipais e uma estadual.

O presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), participou do último encontro realizado em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (30). Ele agradeceu aos alunos presentes pela participação, assim como à equipe responsável, em especial ao ator Marcos Frota, mestre-de-cerimônias do projeto. "Todos que participaram estão entusiasmados com o resultado. Cada jovem presente se transformou em um multiplicador dessa mensagem. É uma iniciativa que pretendemos ampliar e dar continuidade", afirmou o presidente.

O juiz eleitoral Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, que também falou aos estudantes, disse que buscar a participação da juventude é fundamental. "Democracia não é só permitir a participação de cada um. Muitas vezes temos que buscar o outro para que ele tenha acesso a essas oportunidades. O projeto tem esse valor", avaliou o juiz.

Equipe destaca desdobramentos do Expresso Cidadania

Para a coordenadora de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG, Luísa de Marilac Luna, a abrangência do projeto vai além dos expressivos números, já que os participantes são multiplicadores, levando informação para colegas, amigos e família. Ela destaca ainda a participação de outros atores multiplicadores do Expresso Cidadania, como juízes do interior, que propuseram ações locais inspiradas no projeto, e algumas escolas, que procuraram as câmaras municipais para desenvolver ações semelhantes. "Nós não conseguimos dimensionar o projeto apenas com os números", observa.

O gerente-geral da Escola do Legislativo, Alaôr Messias Marques Júnior, também acredita que os números não retratam a dimensão do projeto. Ele credita o sucesso do Expresso Cidadania ao envolvimento da ALMG com outras instituições, principalmente as escolas e professores que prepararam os alunos para participar das atividades. "O professor é um elo fundamental para o projeto", ponderou.

Alaôr também destacou que o objetivo do Expresso Cidadania, de mudar o senso comum de que "ninguém presta na política", foi alcançado. "Queríamos encontrar uma brecha para quebrar isto. O discurso voltado para a importância da participação política do jovem não caiu no vazio, a mensagem chegou ao estudante", opinou. Para o mestre-de-cerimônias do projeto, Marcos Frota, o Expresso deixou em cada cidade um conceito novo, uma nova reflexão sobre política. "Cada cidade reage de uma forma, mas invariavelmente os jovens gostam de ser levados a sério e começam a pensar se podem contribuir com o voto. Acredito que plantamos uma semente", afirmou o ator, que também é pedagogo e produtor circense. Professor da Escola do Legislativo, Léo Noronha reforçou a avalização de Frota. "Plantamos uma semente, embora não saibamos quantos vão cultivá-la", afirmou.

Para o juiz José Washington Ferreira da Silva, da 332a Zona Eleitoral de Belo Horizonte, iniciativas como essa são importantes para estimular o jovem de 16 e 17 anos a fazer o cadastramento eleitoral e, conseqüentemente, garantir o direito ao voto. "Quanto mais cedo o jovem votar, melhor será. O projeto estimula o voto consciente", afirma o juiz.

Palestrantes defendem ampliação do projeto

Fazendo uma análise final do Expresso Cidadania, o ator Marcos Frota defendeu que seja ampliada a quantidade de escolas participantes da rede pública. "É preciso privilegiar as escolas de periferia, que necessitam de um diálogo com a sociedade". Mesma opinião tem o professor da Escola do Legislativo, Léo Noronha. Para ele, foi dado o primeiro passo, que não pode ser episódico. "Devemos traçar uma estratégia de priorizar regiões mais pobres, tanto a periferia das grandes cidades quando regiões carentes do Estado", opinou. Ele acredita que, em um enfoque institucional, a ALMG não precisa contemplar todas as regiões do Estado, mas sim atender aquelas que têm "problemas de falta de coesão social e risco de anomia".

Para o servidor da Escola do Legislativo e um dos atores da apresentação teatral realizada nos encontros do Expresso Cidadania, Ludovikus Moreira, o projeto precisa continuar. "Muitos chegam desalentados, mas depois das palestras e da apresentação, mudam de idéia, começam a refletir", acredita. Ludovikus sugeriu ainda que todos os Poderes se envolvam no projeto, com oficinas explicando o funcionamento estrutural do Estado para que o jovem possa exercer sua cidadania.

Permanente - Alaôr Messias Marques Júnior frisou que a intenção é tornar o Expresso Cidadania um projeto permanente da ALMG. "Não tem volta. Queremos que o projeto seja anual e, para isso, precisamos ajustar sua estrutura", ressaltou. E se depender de motivação na organização do projeto, as novas edições também vão ter a marca do sucesso. "O primeiro sinal de que o Expresso teria êxito foi o comprometimento da equipe organizadora. As pessoas envolvidas estavam conscientes e apaixonadas pelo projeto, querendo que ele desse resultado", avaliou Marcos Frota.

Balanço final do Expresso Cidadania

Cidade

Escolas

Alunos

Oficinas

Títulos de eleitor

Carteiras de identidade

Montes Claros

2

1.333

540

269

75

Uberaba

2

1.091

240

333

91

Uberlândia

2

1.150

840

253

151

Divinópolis

4

1.112

780

271

138

Pouso Alegre

3

880

370

250

41

Poços de Caldas

7

697

370

265

107

Patos de Minas

6

1.671

940

260

153

Paracatu

1

668

491

160

106

São João del Rei

3

986

816

208

231

Juiz de Fora

6

1.188

951

312

146

Teófilo Otoni

1

933

482

158

101

Governador Valadares

5

1.726

596

278

379

Ipatinga

7

1.562

665

440

382

Contagem/Sabará/

Lagoa Santa/BH

8

3.019

1.050

823

533

Belo Horizonte

15

833

271

512

221

Total

73

19.475

9.402

5.615

3.393

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715