DER garante entrega das obras da Linha Verde no final de agosto

Apesar do ritmo mais lento em duas etapas das obras da Linha Verde, todo o conjunto deve ser finalizado em meados de ...

29/04/2008 - 00:00
 

DER garante entrega das obras da Linha Verde no final de agosto

Apesar do ritmo mais lento em duas etapas das obras da Linha Verde, todo o conjunto deve ser finalizado em meados de agosto, início de setembro. A informação foi passada pelos representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) à Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (29/4/08). Eles participaram da audiência pública que debateu o atraso das obras nas áreas da Avenida Cristiano Machado e Anel Rodoviário, por solicitação do presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares (DEM).

Para Valadares, o objetivo não foi criticar o atraso, mas dar uma satisfação à população, "ao usuário, que é penalizado diariamente pelo trânsito confuso na região do Minas Shopping, principalmente". Ele lembrou que em visita feita às obras em março do ano passado, os deputados foram informados de que tudo estaria pronto em outubro daquele ano, o que acabou não ocorrendo. "Daí precisarmos saber o motivo dos atrasos", sublinhou.

Intervenções não previstas atrasam cronograma

Obras não previstas nos projetos iniciais, desapropriações e áreas de tráfego mais intenso são os motivos dos atrasos, segundo o diretor de Infra-Estrutura Rodoviária do DER, Haroldo Carlos da Costa. A lentidão está concentrada nas obras dos viadutos que ligarão a Cristiano Machado ao Anel Rodoviário e no viaduto de ligação desta com a Avenida Bernardo Vasconcelos. Intervenções pedidas pelos moradores, modificações sugeridas pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e falta de um cadastro correto de serviços de água, luz, saneamento e rede pluvial geraram obras extras não previstas nos projetos iniciais, todos de autoria da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

A obra com mais atraso é a dos viadutos de ligação com o Anel Rodoviário, de acordo com o coordenador da Linha Verde, Cláudio Lima. Na fase de terraplenagem, os trabalhos tiveram que enfrentar um período chuvoso mais extenso e alteração nos projetos, para que fossem planejadas mais pistas nos viadutos, atendendo sugestão do Dnit, que prevê uma ampliação futura do Anel Rodoviário. O atraso também se deve à remoção e reassentamento das 957 famílias do local. Lima informou que no próximo dia 15 será liberada a passarela de pedestres próxima ao Minas Shopping. E até o final de junho acontece a liberação de todo o viaduto da Bernardo Vasconcelos.

A Linha Verde é uma obra com três vetores: o Boulevard Arrudas, já pronto e entregue à população; a duplicação e recuperação da MG-010, também já entregue à população, e as mudanças da Cristiano Machado e entorno. Tudo foi orçado em R$ 380 milhões. As obras da Cristiano Machado tiveram custo de R$ 100 milhões.

Respondendo a questionamento dos deputados Gustavo Valadares e Juninho Araújo (PRTB), o diretor do DER, Haroldo Carlos da Costa, disse que todo o asfalto da Cristiano Machado será recapeado do Viaduto da Lagoinha até Venda Nova, com orçamento de R$ 12 milhões financiado pelo Estado. Ele também garantiu que o prazo vai ser cumprido ou até mesmo antecipado. Quanto às intervenções no trânsito, ele e o coordenador da Linha Verde enfatizaram tratar-se de uma função da BHTrans.

Deputados comentam - Morador da Avenida Bernardo Vasconcelos, o deputado Eros Biondini (PHS) disse que a população da região tem sido paciente e "até heróica". E pediu que enquanto as obras não terminam, que a PBH se mobilize cada vez mais para amenizar o problema do trânsito naquela parte da cidade. Domingos Sávio (PSDB) destacou a importância da obra, "a mais significativa dos últimos tempos na cidade", opinião compartilhada também por Valadares e Juninho Araújo. Sávio pediu ainda ao DER que estude meios de melhorar a ligação da MG-050 no trevo de Divinópolis e informou que o pedido de asfaltamento da estrada Pitangui-Papagaios, tema de audiência recente da Comissão de Transportes, deverá ser atendido pelo governador.

Projeto - A Comissão de Transportes aprovou em 1º turno parecer ao Projeto de Lei (PL) 1.871/08, do deputado Wander Borges (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de uso da expressão "Se beber, não dirija!", nos cardápios de bares, restaurantes, boates e estabelecimentos congêneres.

O relator, deputado Juninho Araújo, acatou a emenda nº 1, apresentada pela Comissão de Constituição e Justiça. A emenda uniformiza a legislação mineira no que diz respeito à aplicação de penalidades em decorrência do descumprimento das normas estaduais. Dá, portanto, nova redação ao artigo 2º, determinando que o infrator estará sujeito às penalidades previstas nos artigos 56 a 59 do Código de Defesa do Consumidor. O projeto considera bebida alcoólica a "potável com teor alcoólico superior a 13 º GL". A expressão "Se beber, não dirija!" deverá ser impressa em local visível, destacada de forma legível e em cor diferenciada do restante do texto.

Presenças - Deputados Gustavo Valadares (DEM), presidente; Juninho Araújo (PRTB), Paulo Guedes (PT), Inácio Franco (PV), Eros Biondini (PHS) e Domingos Sávio (PSDB).

 

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