Plenário recebe projeto de crédito suplementar para a Justiça Militar

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais recebeu, durante Reunião Ordinária nesta quinta-feira (24/4/08),...

24/04/2008 - 00:01
 

Plenário recebe projeto de crédito suplementar para a Justiça Militar

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais recebeu, durante Reunião Ordinária nesta quinta-feira (24/4/08), duas mensagens do governador Aécio Neves encaminhando projetos de lei. A primeira proposição autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 3 milhões para o Tribunal de Justiça Militar. O objetivo, segundo a mensagem, é cobrir despesas com a reforma do prédio da futura sede do tribunal, utilizando como fonte de recursos o excesso de arrecadação previsto para 2008.

Já o segundo projeto altera o caput do artigo 3º da Lei Delegada 31, de 1985, que reorganiza o Conselho Estadual de Educação. De acordo com a proposta, o número atual de 24 membros do colegiado será alterado para 30. O Executivo justifica que a ampliação do conselho atende à necessidade de dotá-lo de maior mobilidade, em função das atribuições previstas na legislação. São "tarefas árduas, decorrentes não só da expansão da rede de ensino do Estado, como também de novas técnicas pedagógicas", diz a mensagem.

Outra alteração prevista é quanto ao mandato de três dos novos conselheiros, cuja duração será reduzida para dois anos na primeira investidura. O objetivo, de acordo com o governador, é assegurar melhor aproveitamento no exercício das competências dos novos conselheiros.

Deputados declaram apoio a estudantes e trabalhadores

Durante a reunião, o deputado Carlin Moura (PCdoB) declarou apoio aos trabalhadores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), que faziam uma manifestação na ALMG contra as demissões previstas de contratados, alguns com mais de quinze anos de serviço. O parlamentar também criticou a ação da Polícia Militar contra estudantes de Montes Claros, que faziam manifestação pelo meio-passe nos ônibus na manhã de quarta-feira (23). Moura lembrou que a Comissão de Direitos Humanos esteve no campus da UFMG nesta semana, também para investigar conflito entre estudantes e policiais ocorrido no dia 3 de abril.

O deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB) também criticou a ação da PM em Montes Claros e responsabilizou o prefeito da cidade, Athos Avelino, que teria prometido a concessão do meio-passe durante a campanha eleitoral. "Ele deixou de receber os estudantes, e agora não só evita negociações como autoriza ação policial", afirmou. De acordo com o parlamentar, a PM agiu com exagero, usou balas de borracha, gás e cães, agredindo vários estudantes.

Para o deputado Sargento Rodrigues (PDT), mesmo que movimentos sociais sejam legítimos, eles devem pautar suas atitudes pelo respeito à lei. Quanto ao ocorrido na UFMG, o parlamentar assegurou que os policiais não invadiram o local, mas foram chamados. Rodrigues garantiu ainda que o uso da força, muitas vezes necessário, é uma das prerrogativas da polícia.

Já o deputado Vanderlei Miranda (PMDB) agradeceu a aprovação, na última quarta-feira (23), do Projeto de Lei 2.162/08, de sua autoria, que trata da celebração de parceria entre o poder público e as organizações da sociedade civil de interesse público (oscips). Ele afirmou esperar sensibilidade do governador para sancionar a matéria.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715