Secretaria de Defesa Social deve assumir Ceresp de Ipatinga

A Secretaria de Defesa Social deve assumir brevemente a gestão do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Ipati...

15/04/2008 - 00:04
 

Secretaria de Defesa Social deve assumir Ceresp de Ipatinga

A Secretaria de Defesa Social deve assumir brevemente a gestão do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Ipatinga, como informou o subsecretário de Estado de Administração Prisional, Genilson Ribeiro Zeferino. No Ceresp, que tem capacidade para pouco mais de cem pessoas, estão hoje mais de 500 homens, incluindo alguns menores, o que se deve à falta de um centro de internação apropriado na região. O subsecretário foi um dos convidados da audiência pública que a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais promoveu em Ipatinga nesta terça-feira (15/4/08), com a participação de diversas autoridades policiais, do Poder Judiciário, do Ministério Público, vereadores e população. A reunião foi requerida pela deputada Rosângela Reis (PV).

A principal reivindicação da audiência foi a construção imediata do centro de internação para menores na região, que já tem recursos disponíveis no Orçamento do Estado. Segundo o subsecretário Zeferino, o terreno apresentado pela prefeitura para a obra não foi acatado pelo governo em função do alto custo que representaria para o Estado. No entanto, segundo ele, está sendo negociada a cessão de um novo terreno pela prefeitura.

Para o promotor Fábio Finotti, a falta de um centro de internação para menores é um problema grave, que se junta a várias outras carências da região. "A cidade de Ipatinga não possui uma política de defesa da infância e da juventude. Há ações isoladas e muitas vezes desconexas", afirmou o promotor, que listou uma série de dificuldades, como ausência de medidas sócio-educativas para ressocialização de menores, falta de abrigos para recolhimento de menores viciados em drogas e abusados sexualmente, falta de estrutura dos conselhos tutelares e falta de interação entre os órgãos responsáveis.

A juíza da Vara de Execuções Criminais, Marli Maria Braga, também destacou a necessidade de retirar os menores recolhidos no Ceresp, e cobrou que a Secretaria de Defesa Social assuma a gestão do local o mais rápido possível. O comandante do 12ª Região da Polícia Militar, Gilberto Cabral Costa, confirmou que muitos menores costumam ser apreendidos por policiais de forma recorrente, pois acabam sendo liberados por causa da inexistência de um centro de internação adequado.

Deputada quer garantir recursos

Para a deputada Rosângela Reis, é preciso garantir os recursos de cerca de R$ 7 milhões previstos no Orçamento para a construção do centro de internação para menores. "Os recursos estão liberados há dois anos. Corremos risco de perdê-los por falta de terreno", cobrou a deputada. Rosângela Reis afirmou que a comissão deve votar na próxima reunião requerimentos para fazer visitas técnicas ao Ceresp da região, ao conselho tutelar e ao local conhecido como antiga cadeinha.

O vice-presidente da comissão, deputado Paulo Cesar (PDT), afirmou que a reunião foi importante para que os deputados soubessem da grande necessidade de construção da unidade de internação, e garantiu que a comissão fará todos os esforços nesse sentido, inclusive com o encaminhamento das notas taquigráficas do encontro às autoridades competentes. Já o deputado Délio Malheiros (PV) parabenizou o trabalho feito pela deputada Rosângela Reis pelo desenvolvimento dessa região.

Presenças - Deputados Paulo Cesar (PDT), que presidiu a reunião e Délio Malheiros (PV) e a deputada Rosângela Reis (PV). Além dos citados na matéria, também participaram da reunião o vice-prefeito de Coronel Fabriciano, Antônio Eugênio Fernandes; o comandante da 2ª Cia. do Corpo de Bombeiros, capitão Neri de Matos; o delegado regional de Polícia, Sebastião Rodrigues Costa; e o diretor-geral da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, tenente Adão dos Anjos; vereadores de Ipatinga e região, defensores públicos da Comarca, presidentes de conseps e representantes da sociedade civil.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715