Propostas de mudanças no Código de Trânsito serão discutidas

Com o intuito de contribuir para uma maior educação no trânsito e a redução de acidentes com vítimas fatais, a Comiss...

11/04/2008 - 00:01
 

Propostas de mudanças no Código de Trânsito serão discutidas

Com o intuito de contribuir para uma maior educação no trânsito e a redução de acidentes com vítimas fatais, a Comissão de Direitos Humanos promove reunião nesta quinta-feira (17/04/08), às 9 horas, no Auditório da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Na audiência pública, requerida pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), será ouvido o advogado e professor de Educação no Trânsito, Sebastião Alexandre Ramos, que irá apresentar um estudo seu, com sugestões de mudanças no Código de Trânsito Brasileiro.

Tacógrafo - Segundo Sebastião Ramos, o estudo que realizou vai na contramão das diretrizes defendidas pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. Na visão do professor, o ministro parte de uma ótica arrecadatória apenas, defendendo a elevação do valor das multas de trânsito como forma de coibir infrações no trânsito. De sua parte, o advogado defende a adoção de duas medidas que seriam mais efetivas: instituir a obrigatoriedade de utilização de tacógrafo para todos os veículos e usar a Carteira Nacional de Habilitação como instrumento de educação para o trânsito.

Essa segunda iniciativa, de acordo com Sebastião Ramos, seria viabilizada com a anotação de advertências ao motorista infrator no verso da carteira. Na primeira vez que a autoridade de trânsito visse o motorista cometendo infração, anotaria uma advertência. Na segunda, faria a anotação de outra advertência e lavraria o auto de infração. Na terceira vez, o condutor teria sua carteira recolhida, só podendo recuperá-la após fazer um curso de educação para o trânsito.

Convidados - Além do próprio professor Sebastião Alexandre Ramos, serão convidados para a reunião: o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares; o chefe da Polícia Civil, Marco Antônio Monteiro; o diretor do DER-MG, José Elcio Santos Monteze; o chefe do Detran, Oliveira Santiago Maciel; o presidente da BHTrans, Ricardo Medanha Ladeira; e o comandante da 1ª Cia. Independente de Trânsito da Polícia Militar, major Roberto Lemos.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715