Alunos do CTU pedem para participar do Expresso Cidadania em JF

Engana-se quem pensa que o jovem de hoje é desinteressado. Na manhã desta sexta-feira (11/4/08), segundo dia do Expre...

11/04/2008 - 00:00
 

Alunos do CTU pedem para participar do Expresso Cidadania em JF

Engana-se quem pensa que o jovem de hoje é desinteressado. Na manhã desta sexta-feira (11/4/08), segundo dia do Expresso Cidadania em Juiz de Fora, a organização do evento teve a surpresa de receber os alunos do Colégio Técnico Universitário (CTU). Inicialmente participariam das atividades os alunos das Escolas Estaduais Hermenegildo Vilaça, Professor Teodoro Coelho, Henrique Burnier e Cândido Motta Filho, mas os estudantes do CTU pediram para ser incluídos nas atividades e o evento reuniu 426 alunos neste dia. "Como o projeto está sendo realizado na quadra da nossa escola, eles ficaram sabendo e 'fugiam' da sala para assistir um pouquinho", afirmou a diretora de ensino do CTU, Maria da Graça Martins Guerra.

Quando a diretora contou aos alunos que eles poderiam participar, após combinar com a organização, um deles ficou especialmente animado e justificou que adora política. Igor da Silva Oliveira, de 14 anos, aluno do 1o ano de Mecânica, ainda não pode tirar o título de eleitor, mas disse que já participa do processo eleitoral. "Eu ajudo meus pais a acharem os candidatos que têm as melhores propostas", disse. Para ele, um bom candidato tem que ser antes de tudo honesto. "Também precisa ajudar o povo no que ele mais precisa", acrescentou.

Para Maria da Graça Martins Guerra, o Expresso Cidadania passou pelo CTU em um momento muito oportuno. Ela informou que, a pedido dos próprios alunos, foi criada nesta semana uma comissão de conscientização e cultura, formada por professores, técnicos administrativos e alunos, para discutir atividades para o desenvolvimento dos estudantes do CTU. "Os alunos de colégios técnicos têm que amadurecer mais cedo porque precisam estar prontos para o mercado de trabalho quando terminam o ensino médio", explicou.

Pesquisas apontam descrédito da classe política

Como nem todos os jovens são empolgados com política, como Igor de Oliveira, o professor da Escola do Legislativo Léo Noronha iniciou sua palestra dizendo aos alunos que falaria de um assunto maldito, e perguntou quem gostava de política. Diante das mínimas manifestações positivas, ele concluiu que a opinião dos estudantes coincide com pesquisas nacionais. Segundo o Instituto Datafolha, 83% dos entrevistados afirmam não acreditar na classe política. Léo Noronha, no entanto, convocou os jovens a reverterem esse quadro: "Política é assunto sério demais para ser tratado só por políticos", afirmou.

O professor disse que a descrença aumenta diante dos escândalos que de tempos em tempos ocupam os noticiários. "É preciso olhar os outros exemplos, ver a política com 'p' maiúsculo", analisou. Léo Noronha completou dizendo que o cuidado com o patrimônio histórico, com a qualidade das águas dos rios e com o transporte de qualidade são exemplos desse conceito de política.

O ator Marcos Frota, mestre-de-cerimônias do Expresso Cidadania, depositou mais uma vez sua esperança na atual geração jovem, que ele acredita ser engajada e consciente. "Não cabe mais essa postura alheia à política. Tudo tem a ver com a gente", afirmou. O aluno da Escola Hermenegildo Vilaça, Alan Jorge Gomes de Oliveira, de 15 anos, está em sintonia com o assunto e deu o seu recado. "Precisamos prestar atenção nas campanhas, ver o trabalho dos políticos para depois não ter arrependimento", aconselhou.

Oficinas - Após o esquete teatral, os estudantes participaram das oficinas de blog, vídeo e fotografia e postaram mensagens no blog do evento (www.expressocidadania.blogspot.com) sobre questões que fazem parte do seu dia-a-dia. Os posts expressam a opinião dos estudantes sobre corrupção, preconceito, eleições e outros temas. Com o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que juntamente com a Secretaria de Estado de Educação é parceiro da Assembléia Legislativa no projeto, 183 alunos emitiram sua opinião sobre as cotas para negros nas universidades. Outros 166 opinaram sobre a redução da maioridade penal. Foram emitidos 126 títulos de eleitores e 53 documentos de identidade.

Nesta manhã, dez alunos de Cataguases, município da Zona da Mata, também participaram das atividades do projeto.

Véspera - Na noite desta quinta-feira (10), 132 alunos das Escolas Estaduais Clorindo Burnier e Professor Teodoro Coelho participaram das atividades do Expresso Cidadania em Juiz de Fora. Foram emitidos 41 títulos de eleitor e 16 carteiras de identidade. Quase 150 alunos votaram sobre os temas cotas para negros (68) e redução da maioridade penal (80).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715