Definidos os homenageados com a Comenda Antônio Secundino

O conselho diretor da Comenda Antônio Secundino de São José reuniu-se nesta terça-feira (8/4/08) na Assembléia Legisl...

08/04/2008 - 00:00
 

Definidos os homenageados com a Comenda Antônio Secundino

O conselho diretor da Comenda Antônio Secundino de São José reuniu-se nesta terça-feira (8/4/08) na Assembléia Legislativa de Minas Gerais para definir os próximos homenageados com a honraria, que será entregue no dia 30 de maio. O deputado Elmiro Nascimento (DEM), presidente do conselho, representou a ALMG.

Foram definidos 12 nomes entre 17 indicados. Para o parlamentar, o objetivo era valorizar ao máximo a premiação. "Por isso apenas 11 serão contemplados. Houve rigor e consenso no processo de escolha e eles realmente fizeram por merecer, destacando-se em suas respectivas áreas de atuação", afirmou o parlamentar.

Os escolhidos foram o deputado Hely Tarqüínio; o pesquisador Antônio Alves Pereira; a coordenadora do projeto Semeando, Vânia Ferreira de Mello; os professores Edson Ampélio Pozza, José Cambraia e Ernane Fagundes do Nascimento; os engenheiros agrônomos Rubens Valentini e José Silva Soares; o presidente do Sindicato Rural de João Pinheiro, Geraldo Fereira Porto; o piscicultor Afonso Celso Vívolo; e os produtores rurais Lindomar Antônio Alves e José Carlos Grossi.

Tradição - A entrega da comenda acontece sempre na Festa Nacional do Milho, realizada anualmente em Patos de Minas, e contempla profissionais que tenham se destacado no desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente. Em 16 edições, 190 pessoas já foram homenageadas.

A comenda foi criada por meio da Lei 10.573, sancionada pelo governador Hélio Garcia em 1991, a partir de projeto do deputado Elmiro Nascimento, que, ao justificar a proposição, considerou Antônio Secudino de São José um "incasável trabalhador e líder inconteste, por tudo que realizou em prol da agricultura brasileira, que merece a admiração e o perpétuo reconhecimento de seus conterrâneos".

Secudino nasceu na Fazenda do Onça, no então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi estudar no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que introduziu o milho híbrido no Brasil.

Conselho - Também fazem parte do Conselho Diretor da Comenda representantes da Universidade Federal de Lavras, UFMG, Federação da Agricultura de Minas Gerais, prefeitura de Presidente Olegário, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Minas Gerais.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715