Estudantes de Paracatu despertam para a participação política

Despertar nos jovens o interesse pela participação política. Este é o principal objetivo do Expresso Cidadania, uma i...

03/04/2008 - 00:03
 

Estudantes de Paracatu despertam para a participação política

Despertar nos jovens o interesse pela participação política. Este é o principal objetivo do Expresso Cidadania, uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais que tem visitado diversas cidades mineiras e promovido atividades para alunos de 16 e 17 anos de escolas públicas estaduais. Na manhã desta quinta-feira (3/4/08), o Expresso Cidadania esteve em Paracatu e contou com a participação de 412 estudantes da Escola Estadual Antônio Carlos. Para o período noturno do evento, são esperados mais cerca de 500 jovens da mesma escola.

Ao serem questionados pelo consultor e cientista político Léo Noronha, da ALMG, que pediu que levantassem a mão aqueles que se interessavam pela política, nenhum deles, exceto uma estudante, se manifestou. Isso confirmou, segundo Noronha, uma recente pesquisa do Ibope segundo a qual apenas 1% da população se interessa pelo assunto.

No entanto, depois das palestras e de uma apresentação cênico-musical preparada especialmente para o evento, esse panorama de desinteresse mudou. Diversos alunos consultados responderam que passaram a ver que a política é algo importante e que merece a atenção de todos. Um desses alunos que mudou de opinião foi Valquíria Aparecida de Oliveira. Ela disse que percebeu que é a partir da participação política, principalmente por parte dos jovens, que o Brasil vai mudar para melhor. Ela também teve a oportunidade de ter contato com a urna eletrônica, participando de uma votação simulada sobre dois temas: a redução da maioridade penal e a concessão de cotas para negros nas universidades públicas.

A única aluna que levantou a mão diante da pergunta de Léo Noronha, Jéssica Neto Nascimento, de 17 anos, já tem título de eleitor e diz que não abre mão de votar nas próximas eleições. "A gente tem que estar sempre de olho, é preciso cuidar de todas as coisas que dizem respeito à nossa vida", ensinou ela.

A diretora da escola, Fátima Aparecida dos Santos Ferreira, disse que a instituição se sentiu extremamente honrada por participar do Expresso Cidadania. "Ganhamos muito com esse projeto, porque ele vem ao encontro de nossa proposta pedagógica, que é preparar os alunos para o exercício da cidadania", comemorou.

Além da palestra de Léo Noronha, os alunos ouviram o ator Marcos Frota, que fez a abertura do evento, e o analista do Tribunal Regional Eleitoral André Ferreira Pena. O juiz eleitoral de Paracatu, Rodrigo Antunes Lage, também esteve presente ao evento. Foram expedidos na parte da manhã 151 títulos eleitor e 91 carteiras de identidade.

O Expresso Cidadania é uma iniciativa da ALMG que conta com as parcerias do Tribunal Regional Eleitoral e da Secretaria de Estado de Educação, além do apoio do Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, Cemig, Copasa, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Social da Indústria (Sesi), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Colegial de Minas Gerais - Belo Horizonte (UCMG). Na próxima semana, o Expresso Cidadania estará com alunos de São João del-Rei e de Juiz de Fora.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715