Juiz de Fora recebe Expresso Cidadania nos dias 10 e 11 de abril

O Expresso Cidadania, projeto itinerante de conscientização política dos jovens, que já mobilizou milhares de estudan...

09/04/2008 - 00:00
 

Juiz de Fora recebe Expresso Cidadania nos dias 10 e 11 de abril

O Expresso Cidadania, projeto itinerante de conscientização política dos jovens, que já mobilizou milhares de estudantes nas diversas regiões do Estado, estará em Juiz de Fora nos dias 10 e 11 de abril. O projeto é desenvolvido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e a Secretaria de Estado de Educação. O Expresso Cidadania tem também como objetivos promover o exercício do voto dos jovens de 16 e 17 anos, envolver os profissionais de educação, oferecer informações sobre os Poderes e estimular a aproximação entre o Legislativo e a sociedade.

Em Juiz de Fora, participarão das atividades, que serão realizadas no Ginásio do Colégio Técnico Universitário (Rua Bernardo Mascarenhas, 1.283 - Fábrica) das 8 às 12 horas e de 19h30 às 22 horas, os alunos das Escolas Estaduais Clorindo Burnier, Henrique Burnier, Hermenegildo Vilaça, Professor Cândido Motta Filho, Professor Teodoro Coelho. A programação do Expresso Cidadania inclui palestras, esquete teatral, distribuição de cartilhas e oficinas de fotografia, vídeo e redação para web. O material produzido alimenta o blog do projeto (www.expressocidadania.blogspot.com).

Durante o evento, os alunos também utilizarão urnas eletrônicas para registrar sua opinião sobre dois temas: a reserva de cotas para negros em universidades e a redução da maioridade penal. Os estudantes também terão oportunidade de tirar o título de eleitor e a carteira de identidade. Para isso devem levar documentos originais (certidão de nascimento ou identidade).

O ator Marcos Frota, que também é pedagogo e está percorrendo o Estado como mestre-de-cerimônias do projeto, elogia o objetivo do Expresso Cidadania de combater o crescente desinteresse dos jovens de 16 e 17 anos no alistamento eleitoral e no debate político. "Todos nós sonhamos com um Brasil melhor. Para isso, é preciso formar uma nova geração, mais lúcida, mais consciente. O Expresso Cidadania aponta para essa direção porque tem como missão despertar uma atitude nos jovens", elogia o ator.

Já o presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), ressalta que o Expresso Cidadania é uma contribuição do Legislativo e outras instituições para renovar a política brasileira. "É necessário que aqueles que tenham qualificação e interesse em militar na política o façam, para que possamos nivelá-la por cima. As mudanças de qualidade, as mudanças estruturais de toda a sociedade ocorrem através das decisões no campo político", afirma o deputado.

Queda na participação

Os adolescentes votaram pela primeira vez na disputa eleitoral de 1989 e estrearam em grande estilo: foram 3,5 milhões de eleitores menores de 18 anos em todo o País. Em Minas, foram 420.060. De lá para cá, os números oscilaram muito, mas nunca voltaram a atingir os índices de participação de 1989. Em 2007, a contagem populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 474.140 pessoas com 16 ou 17 anos em Minas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, registrava apenas 203.958 eleitores em janeiro de 2008, menos da metade do total.

Os eleitores jovens correspondem a 1,48% do total de eleitores no Estado. Em Juiz de Fora, segundo informações do TRE, existem 3.746 eleitores na faixa de 16 e 17 anos, ou 1,03% do total do município, que em fevereiro chegava a 362.648.

As próximas cidades a serem percorridas pelo Expresso Cidadania são Teófilo Otoni (15 de abril), Governador Valadares (17 e 18 de abril), Ipatinga (23 e 24 de abril), um encontro reunindo estudantes de Sabará, Lagoa Santa e Contagem (28 e 29 de abril) e o evento final em Belo Horizonte (30 de abril).

Além dos parceiros citados, o Expresso Cidadania tem o apoio do Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, Cemig, Copasa, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Social da Indústria (Sesi), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Colegial de Minas Gerais - Belo Horizonte (UCMG). As atividades envolvem estudantes das escolas participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual, que fazem parte de um sistema articulado pela Secretaria de Estado de Educação voltado para o incentivo ao protagonismo juvenil.

Para mais informações sobre o Expresso Cidadania, acesse o link: www.almg.gov.br/eventos/expressocidadania.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715