Definida comissão especial para analisar nome indicado ao CDS

Durante a Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (26/3/08) da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, a Pre...

26/03/2008 - 00:01
 

Definida comissão especial para analisar nome indicado ao CDS

Durante a Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (26/3/08) da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, a Presidência informou a composição da Comissão Especial para emitir parecer sobre a indicação do nome de Rogério Jorge de Aquino e Silva para compor o Conselho de Defesa Social (CDS).

Pelo Bloco Social Democrata (BSD), foram nomeados os deputados Ronaldo Magalhães e Lafayette de Andrada como efetivos e Zé Maia e Fahim Sawan como suplentes. Todos são do PSDB. Pelo Bloco Parlamentar Social (BPS), Sebastião Costa (PPS), efetivo; e Fábio Avelar (PSC), suplente. Pelo PDT, o membro efetivo será Carlos Pimenta e, o suplente, Paulo Cesar. E pelo PP, Dimas Fabiano será o efetivo e Pinduca Ferreira, o suplente.

Foram aprovados quatro requerimentos: do deputado Sebastião Helvécio (PDT), pedindo a formação de uma comissão para proceder a estudos sobre a reforma tributária; da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, solicitando ao presidente da Anatel informações sobre os planos de expansão da Telemar Norte Leste e sobre a instalação de telefones públicos por suas concessionárias em Minas; do deputado Almir Paraca (PT), requerendo a distribuição do Projeto de Lei Complementar 35/07 à Comissão de Administração Pública e do Projeto de Lei 896/07 à Comissão de Meio Ambiente; e do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), solicitando a distribuição do PL 596/07 à Comissão de Meio Ambiente. A Presidência deferiu ainda requerimentos dos deputados Sargento Rodrigues (PDT), pedindo a retirada de tramitação do PL 2.129/08, e do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e outros, pedindo a convocação de uma reunião especial para homenagear o Grupo Líder pelos seus 50 anos de fundação.

Deputados se pronunciam na tribuna

A reunião foi marcada ainda pelos pronunciamentos de quatro deputados, após a fase de oradores. Padre João (PT) rebateu críticas ao governo federal feitas pelo deputado Fábio Avelar (PSC) quanto à responsabilidade pelas precárias condições da BR-040. Segundo o parlamentar petista, a maior responsabilidade é da Vale e da CSN, que colocam caminhões transportando cargas com peso bem acima do permitido por lei. "Não há asfalto que suporte isso", disse ele. Padre João afirmou que os órgãos do Estado (Feam e Copam) estão emperrando o licenciamento ambiental para a construção de uma rodovia paralela à BR-040 que seria usada só para transportar minério.

Em aparte, Fábio Avelar disse que, até que venha a solução definitiva, é preciso manter a rodovia com as mínimas condições de tráfego. Já Irani Barbosa (PSDB) sugeriu que seja pedida a ajuda de empresários para se conseguir a licença ambiental, uma vez que empreendimentos privados a conseguem rapidamente.

Getúlio Neiva (PMDB) listou uma série de melhorias conquistadas pela sua cidade, Teófilo Otoni. Ele falou da conclusão do presídio local, com capacidade para 298 detentos, da construção e inauguração de universidades federais no município, da criação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e da ampliação do atendimento na Junta Comercial da cidade.

O deputado disse ainda que na próxima quarta-feira deve ser votado, na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, o parecer favorável ao PL 637/07, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que trata do ICMS Solidário. Neiva alertou também que apenas uma empresa está habilitada a participar de uma licitação para obras na região previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O deputado Irani Barbosa subiu à tribuna para falar sobre sua amizade com o ex-governador Hélio Garcia. Ao citar trechos de sua trajetória na política, Irani ressaltou o caráter e a honra de Garcia. "Poucos homens públicos deste Estado podem ter o orgulho de serem amigos de Hélio Garcia, como eu. Ele faz falta em Minas Gerais", disse Irani, que destacou ser Hélio Garcia um homem de palavra, "assim como Tancredo Neves".

O deputado também lembrou a mudança gráfica realizada pelo jornal "O Tempo". Segundo Barbosa, em dez anos de existência a publicação equilibrou a imprensa mineira. Ele parabenizou seu proprietário, o ex-deputado federal Vittorio Medioli, e considerou o novo formato do jornal surpreendente e inovador.

O último a subir á tribuna foi o deputado Paulo Guedes (PT). Em seu pronunciamento, ele fez um balanço dos avanços nas áreas social, educacional e econômica promovidos pelo governo Lula. Guedes lembrou que, pela primeira vez, o Brasil alcançou a marca de país com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). "O Brasil já ultrapassou metade da meta de redução da pobreza extrema, destacando o significativo aumento de renda média das famílias: 5,3% de 2003 até hoje.

Guedes também ressaltou o crescimento real de 32% do salário mínimo, que hoje equivale a US$ 250. Além disso, citou a ampliação do acesso da população a serviços como água, energia elétrica e saneamento básico. Por fim, Paulo Guedes elogiou a inclusão de jovens carentes no sistema educacional superior e programas como o Bolsa-Família, o Luz Para Todos e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715