Novos acessos são apontados como alternativa no trânsito de Nova Lima

A desafetação de parte da Estação Ecológica do Cercadinho para a construção de novos acessos para Nova Lima pode ser ...

25/03/2008 - 00:02
 

Novos acessos são apontados como alternativa no trânsito de Nova Lima

A desafetação de parte da Estação Ecológica do Cercadinho para a construção de novos acessos para Nova Lima pode ser a alternativa mais viável para desafogar o trânsito na região. A medida está prevista em substitutivo apresentado pelo deputado Délio Malheiros (PV) ao Projeto de Lei (PL) 1.093/07, do deputado Adalclever Lopes (PMDB), e foi discutida durante audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (25/3/08). A reunião foi solicitada pelo autor do substitutivo, que mostrou-se preocupado com os gargalos do trânsito nessa região. "Por que as pessoas que vão para Nova Lima ou para o Belvedere têm que passar pelo BH Shopping?", questionou.

No substitutivo, que teve o apoio dos convidados presentes à reunião, o deputado propõe que a Lei 15.979, de 2006, que cria a Estação Ecológica do Cercadinho, seja alterada para permitir a execução de obras de infra-estrutura de interligação e acesso da BR-356 à MG-030. Para o deputado Almir Paraca (PT), as obras devem ser iniciadas logo, em virtude das restrições impostas pelo calendário eleitoral. Segundo ele, há recursos para isso. Ele defendeu ainda que a discussão sobre as obras viárias seja feita separadamente do projeto que prevê a ampliação da área da estação ecológica.

O deputado João Leite (PSDB) defendeu que seja feito um levantamento dos empreendimentos que estão sendo licenciados antes da liberação da área para a construção dos acessos. "É preciso saber se essas obras resolverão o problema, quantas alças serão necessárias, por exemplo", explicou. Nesse sentido, ele apresentou um requerimento, que foi aprovado pela comissão, pedindo às prefeituras de Nova Lima e de Belo Horizonte que encaminhem à comissão relatórios dos empreendimentos licenciados e em análise pelos municípios nas regiões fronteiriças com Belo Horizonte, especialmente nas áreas da BR-356 e da MG-030. João Leite discorda, no entanto, com a utilização da área liberada para outros fins que não sejam a construção dos acessos viários.

Obras devem custar cerca de R$ 30 milhões

Para o diretor presidente da BHTrans, Ricardo Mendanha Ladeira, as obras, que devem custar entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões, são viáveis. "O impedimento é a Estação do Cercadinho tal como está definida hoje", analisou. Ele também defende a desafetação da área exclusivamente para as obras de acesso e explicou que elas podem ser feitas em quatro etapas. Na primeira delas, seria construído o acesso da BR para quem vem do Rio de Janeiro, à direita. Na segunda etapa, o acesso que atenderá quem vai de Belo Horizonte para Nova Lima. Em uma terceira etapa, seria construída a trincheira e, por último, a ligação de Nova Lima ao Rio de Janeiro que, segundo Mendanha, é a mais cara.

O prefeito de Nova Lima, Carlos Roberto Rodrigues, disse que o crescimento de Nova Lima na área de conurbação com Belo Horizonte revela o crescimento desordenado da zona sul da Capital. "Se hoje há uma indução do crescimento da zona norte de BH, a zona sul sempre cresceu desordenadamente", concluiu. Ele acrescentou que Nova Lima teve seu primeiro plano diretor aprovado no ano passado. A editora do Jornal do Belvedere e Condomínios de Nova Lima, Gorete Senna, manifestou sua preocupação com a expansão do BH Shopping, que terá mais 900 áreas de estacionamento, atraindo ainda mais carros para a região.

O deputado Carlin Moura (PCdoB) disse que os problemas de trânsito de Nova Lima têm sido resolvidos pontualmente pelo prefeito Carlos Rodrigues. Segundo ele, Nova Lima é exemplo de desenvolvimento sustentável no Estado.

Requerimentos - Além do requerimento do deputado João Leite, foram ainda aprovados durante a reunião:

* do deputado Carlos Pimenta (PDT), solicitando audiência para debater a situação da BR- 367 e o programa Pró-Acesso na região;

* do deputado Bráulio Braz (PTB), para dar ciência ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, das situações precárias das rodovias federais no Estado, especialmente a BR-040, sentido Rio de Janeiro, a fim de que seja feita, em caráter de urgência, uma operação de reconstituição do pavimento da rodovia;

* da deputada Elisa Costa (PT), solicitando audiência conjunta com as Comissões de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo e de Política Agropecuária e Agroindustrial com o objetivo de debater estratégias que visem à reinserção do Vale do Rio Doce na nova dinâmica de desenvolvimento industrial de Minas Gerais, em especial as estratégias que busquem viabilizar a instalação da Aracruz Celulose em Governador Valadares;

* do deputado Paulo Guedes (PT), solicitando audiência para debater questões referentes ao asfaltamento da BR-367;

* do deputado Juninho Araújo (PRTB), para que seja agendada visita ao ministro dos Transportes em Brasília para obter informações sobre a duplicação da BR-381, no trecho de Belo Horizonte a Governador Valadares;

* do deputado Gil Pereira (PP), pedindo que o Dnit restaure a ponte no km 465 da BR-135, com a maior urgência possível.

Presenças - Deputados Gustavo Valadares (DEM), presidente; Juninho Araújo (PRTB), vice; Djalma Diniz (PPS), Gil Pereira (PP), Almir Paraca (PT), Délio Malheiros (PV), João Leite (PSDB), Célio Moreira (PSDB) e Carlin Moura (PCdoB). Além dos convidados citados na matéria, também participaram da reunião o diretor de Operações do DER-MG, Luiz Alberto Dias Mendes; o coordenador regional do DER-MG, Mário Augusto Andrade Neves; e o vice-prefeito de Nova Lima, Jaconias Gomes de Souza.

 

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