Novos acessos são apontados como alternativa no trânsito de Nova
Lima
A desafetação de parte da Estação Ecológica do
Cercadinho para a construção de novos acessos para Nova Lima pode
ser a alternativa mais viável para desafogar o trânsito na região. A
medida está prevista em substitutivo apresentado pelo deputado Délio
Malheiros (PV) ao Projeto de Lei (PL) 1.093/07, do deputado
Adalclever Lopes (PMDB), e foi discutida durante audiência pública
da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da
Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (25/3/08).
A reunião foi solicitada pelo autor do substitutivo, que mostrou-se
preocupado com os gargalos do trânsito nessa região. "Por que as
pessoas que vão para Nova Lima ou para o Belvedere têm que passar
pelo BH Shopping?", questionou.
No substitutivo, que teve o apoio dos convidados
presentes à reunião, o deputado propõe que a Lei 15.979, de 2006,
que cria a Estação Ecológica do Cercadinho, seja alterada para
permitir a execução de obras de infra-estrutura de interligação e
acesso da BR-356 à MG-030. Para o deputado Almir Paraca (PT), as
obras devem ser iniciadas logo, em virtude das restrições impostas
pelo calendário eleitoral. Segundo ele, há recursos para isso. Ele
defendeu ainda que a discussão sobre as obras viárias seja feita
separadamente do projeto que prevê a ampliação da área da estação
ecológica.
O deputado João Leite (PSDB) defendeu que seja
feito um levantamento dos empreendimentos que estão sendo
licenciados antes da liberação da área para a construção dos
acessos. "É preciso saber se essas obras resolverão o problema,
quantas alças serão necessárias, por exemplo", explicou. Nesse
sentido, ele apresentou um requerimento, que foi aprovado pela
comissão, pedindo às prefeituras de Nova Lima e de Belo Horizonte
que encaminhem à comissão relatórios dos empreendimentos licenciados
e em análise pelos municípios nas regiões fronteiriças com Belo
Horizonte, especialmente nas áreas da BR-356 e da MG-030. João Leite
discorda, no entanto, com a utilização da área liberada para outros
fins que não sejam a construção dos acessos viários.
Obras devem custar cerca de R$ 30 milhões
Para o diretor presidente da BHTrans, Ricardo
Mendanha Ladeira, as obras, que devem custar entre R$ 25 milhões e
R$ 30 milhões, são viáveis. "O impedimento é a Estação do Cercadinho
tal como está definida hoje", analisou. Ele também defende a
desafetação da área exclusivamente para as obras de acesso e
explicou que elas podem ser feitas em quatro etapas. Na primeira
delas, seria construído o acesso da BR para quem vem do Rio de
Janeiro, à direita. Na segunda etapa, o acesso que atenderá quem vai
de Belo Horizonte para Nova Lima. Em uma terceira etapa, seria
construída a trincheira e, por último, a ligação de Nova Lima ao Rio
de Janeiro que, segundo Mendanha, é a mais cara.
O prefeito de Nova Lima, Carlos Roberto Rodrigues,
disse que o crescimento de Nova Lima na área de conurbação com Belo
Horizonte revela o crescimento desordenado da zona sul da Capital.
"Se hoje há uma indução do crescimento da zona norte de BH, a zona
sul sempre cresceu desordenadamente", concluiu. Ele acrescentou que
Nova Lima teve seu primeiro plano diretor aprovado no ano passado. A
editora do Jornal do Belvedere e Condomínios de Nova Lima,
Gorete Senna, manifestou sua preocupação com a expansão do BH
Shopping, que terá mais 900 áreas de estacionamento, atraindo ainda
mais carros para a região.
O deputado Carlin Moura (PCdoB) disse que os
problemas de trânsito de Nova Lima têm sido resolvidos pontualmente
pelo prefeito Carlos Rodrigues. Segundo ele, Nova Lima é exemplo de
desenvolvimento sustentável no Estado.
Requerimentos - Além do
requerimento do deputado João Leite, foram ainda aprovados durante a
reunião:
* do deputado Carlos Pimenta (PDT), solicitando
audiência para debater a situação da BR- 367 e o programa Pró-Acesso
na região;
* do deputado Bráulio Braz (PTB), para dar ciência
ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, das situações
precárias das rodovias federais no Estado, especialmente a BR-040,
sentido Rio de Janeiro, a fim de que seja feita, em caráter de
urgência, uma operação de reconstituição do pavimento da
rodovia;
* da deputada Elisa Costa (PT), solicitando
audiência conjunta com as Comissões de Turismo, Indústria, Comércio
e Cooperativismo e de Política Agropecuária e Agroindustrial com o
objetivo de debater estratégias que visem à reinserção do Vale do
Rio Doce na nova dinâmica de desenvolvimento industrial de Minas
Gerais, em especial as estratégias que busquem viabilizar a
instalação da Aracruz Celulose em Governador Valadares;
* do deputado Paulo Guedes (PT), solicitando
audiência para debater questões referentes ao asfaltamento da
BR-367;
* do deputado Juninho Araújo (PRTB), para que seja
agendada visita ao ministro dos Transportes em Brasília para obter
informações sobre a duplicação da BR-381, no trecho de Belo
Horizonte a Governador Valadares;
* do deputado Gil Pereira (PP), pedindo que o Dnit
restaure a ponte no km 465 da BR-135, com a maior urgência
possível.
Presenças - Deputados
Gustavo Valadares (DEM), presidente; Juninho Araújo (PRTB), vice;
Djalma Diniz (PPS), Gil Pereira (PP), Almir Paraca (PT), Délio
Malheiros (PV), João Leite (PSDB), Célio Moreira (PSDB) e Carlin
Moura (PCdoB). Além dos convidados citados na matéria, também
participaram da reunião o diretor de Operações do DER-MG, Luiz
Alberto Dias Mendes; o coordenador regional do DER-MG, Mário Augusto
Andrade Neves; e o vice-prefeito de Nova Lima, Jaconias Gomes de
Souza.
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