Mortes por acidentes aumentam com melhoria das estradas

De cada dez brasileiros que morrem, quatro perdem a vida em acidentes de trânsito. Dos mortos em acidentes, 45% morre...

19/03/2008 - 00:01
 

Mortes por acidentes aumentam com melhoria das estradas

De cada dez brasileiros que morrem, quatro perdem a vida em acidentes de trânsito. Dos mortos em acidentes, 45% morrem no local, 35% nas primeiras 24 horas e os restantes dentro de um mês, com altíssimos custos de UTI e hospitalização. A violência e os traumas por acidentes de trânsito são a principal causa de morte da população masculina da Região Sudeste. A melhoria das estradas e da sinalização, em vez de diminuir o número de acidentes, está fazendo aumentar a estatística.

Estas foram as principais constatações da reunião conjunta das comissões de Saúde e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, realizada na manhã desta quarta-feira (19/3/08) por iniciativa dos deputados Carlos Mosconi (PSDB) e Gustavo Valadares (DEM), presidentes dessas comissões. Ele convidaram representantes do DNIT, do Detran, da Secretaria de Saúde, do DER-MG e das polícias rodoviárias federal e estadual para debater o tema, em busca de soluções.

"O que nos preocupa é que a situação não tende a diminuir, mas cresce de maneira assustadora", disse o deputado Mosconi. "São seis mortes por dia nas estradas mineiras. Em vésperas de feriados, o número sobe para 20, para 30, isso sem computar os que morrem depois. A situação das estradas tem melhorado, mas ainda está longe do ideal. Buracos abertos pela chuva, sinalização encoberta pelo matagal e acostamentos precários, somados à imprudência dos motoristas nas ultrapassagens, ao excesso de velocidade e ao consumo de álcool, dão o quadro da tragédia que enfrentamos todos os dias".

Outros dados citados pelo presidente da Comissão de Saúde dão conta de que, entre janeiro e setembro de 2007, morreram 794 pessoas nas rodovias federais e 769 nas estaduais de Minas. "Os prejuízos decorrentes dos acidentes de trânsito somam R$ 3 bilhões em Minas e R$ 22 bilhões no Brasil, ou seja, metade do Orçamento do Ministério da Saúde", informou Mosconi.

Gustavo Valadares concorda que a grande causa dos acidentes é a imprudência, que tem que ser combatida em duas frentes: campanhas educativas constantes e punições rigorosas. "O motorista que causa um acidente tem que ser tratado como criminoso", disse. "As novas gerações não foram preparadas nas escolas para respeitar as leis de trânsito como o foram para respeitar o meio ambiente", opinou. Valadares lamentou a ausência dos comandantes das polícias rodoviárias na reunião.

Curvelo é o município onde o trânsito mata mais

O coordenador estadual de Urgência e Emergência e UTI da Secretaria de Estado de Saúde, Welfane Cordeiro Júnior, comparou as estatísticas brasileiras, mineiras e italianas e disse que Curvelo lidera as estatísticas estaduais de fatalidades no trânsito, não por ocorrências urbanas, mas nas estradas que cortam o município, rumando para Diamantina e para Montes Claros. Ele expôs um avançado plano do Governo de Minas para reduzir as mortes por acidentes, que é a formação de redes de atendimento, com auxílio de unidades móveis e helicópteros, e capacitação de hospitais regionais para atuar no 1º e no 2º níveis de atendimento. A um custo de R$ 180 milhões, o Governo começa a atender a região Macro Norte e a Central. Segundo ele, para atender o Estado inteiro seriam necessários R$ 300 milhões só para custeio.

"Estamos mudando o modelo de custeio, ou seja, pagando aos hospitais pela disponibilidade, e o paradigma de atendimento. Não é mais importante levar a vítima ao hospital mais próximo, mas ao mais adequado. Na Itália, depois de quatro anos em que a prioridade passou a ser tratar do trauma que pode levar a óbito, as mortes foram reduzidas em 50%", disse Cordeiro Jr.

Trânsito mata 183 aviões lotados por ano

A professora de Educação para o Trânsito do Detran-MG, Rosely Fantoni Silva, disse que as mortes no trânsito no Brasil equivalem a um Airbus lotado caindo dia sim, dia não. A ação mais necessária, segundo ela, é implantar efetivamente o disposto no artigo 76 do Código Nacional de Trânsito, que manda realizar campanhas educativas permanentemente. "As campanhas sistemáticas contra o tabaco reduziram em 40% o consumo de cigarros", exemplificou. "Precisamos capacitar os agentes de trânsito como educadores, passar informação nas escolas, formar cultura cidadã", propôs.

Ivan Godoy, do Detran, opinou que o abuso na aceleração exige que a autoridade entre pesado na fiscalização. Segundo ele, 17 radares estáticos entram em operação nesta Semana Santa. O deputado Mosconi discorda da eficiência dos equipamentos de multar, e defende a presença física visível da Polícia Rodoviária nas estradas.

O deputado Carlos Pimenta (PDT), por sua vez, acrescentou que "a multa não deve ter caráter arrecadatório, como hoje, mas educativo. Os radares não estão onde precisam, mas nas curvas, sem advertência, com os operadores emboscados. Parece até que os agentes ganham porcentagem nas multas", disse ele. Pimenta relatou o precário estado da BR-116, onde os motoristas viajam às cegas à noite, pela falta de faixas e de placas de sinalização, e criticou especialmente o estado da BR 251, entre Montes Claros e Salinas, "onde morre gente todos os dias porque o traçado é ruim".

Pimenta, que é médico em Montes Claros, assegura que em 98% das cidades brasileiras não há hospitais capazes de tratar um politraumatizado em acidente de trânsito, e o álcool seria responsável por 45% dos acidentes. "Acresce que, no Brasil, itens de segurança são considerados luxo. Freios ABS encarecem o automóvel, e um par de air-bags aumenta R$ 4 mil no preço".

Deputados cobram recuperação de rodovias federais

Os deputados pediram informações ao representante do DNIT, Edson Aires dos Anjos, sobre trechos de estradas de suas regiões. Paulo Cesar (PDT) quis saber se a BR-262, no trecho entre Nova Serrana, Bom Despacho e Luz, será duplicado, e disse que pediu a aquisição de uma UTI móvel para socorrer o grande número de vítimas daquele trecho. Aires dos Anjos informou que a licitação foi cancelada pelo Tribunal de Contas da União e que novo procedimento terá que ser iniciado, cabendo a iniciativa ao DNIT em Brasília.

Ao deputado Hely Tarqüínio, que questionou o estado deplorável da BR-354, entre Patos de Minas e a BR-262, Edson Aires respondeu que a rodovia chegou a ser interditada por ordem judicial, mas que sua recuperação dependia de acertos jurídicos entre o Governo de Minas e o Governo Federal. Operações emergenciais tapa-buracos estariam sendo realizadas no trecho.

O deputado Mosconi também cobrou recuperação das rodovias federais que ligam Poços de Caldas a Andradas, a Muzambinho e a Machado, contempladas, segundo ele, com pouco mais que uma operação tapa-buraco. O representante do DNIT informou, a pedido dos deputados, sobre os contratos de conservação da BR-040 no trecho entre Curvelo e Felixlândia, e no trecho de Conselheiro Lafaiete. Disse também que a sinalização vem sendo atualizada a um custo de R$ 50 milhões. Para a construção do Rodoanel de Belo Horizonte, já haveria licença ambiental e o projeto será licitado. Para a duplicação de 90% da estrada até Governador Valadares, já haveria licença ambiental e a execução está prevista até 2012.

Propagandas de velocidade devem ser proibidas

O deputado Doutor Rinaldo (PSB) cobrou das montadoras sua parcela de responsabilidade no congestionamento do trânsito e na diminuição dos acidentes. "Elas devem gastar parte de sua verba de marketing nas campanhas educativas", propôs. Com o apoio de Rosely Fantoni, Doutor Rinaldo apresentou requerimento de ofício ao Congresso pedindo a elaboração de projeto de lei obrigando as montadoras a veicularem campanhas educativas e suprimindo as propagandas que estimulem a velocidade e as infrações às leis de trânsito.

Requerimento dos deputados Carlos Mosconi e Gustavo Valadares pede à Secretaria de Estado de Educação e ao Ministério da Educação a inserção da disciplina Educação para o Trânsito, conforme o artigo 76 do Código Nacional de Trânsito, nos currículos escolares.

Presenças: Deputados Carlos Mosconi (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, e Gustavo Valadares (DEM), presidente da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas. Deputados Hely Tarquínio (PV), Carlos Pimenta (PDT), Doutor Rinaldo (PSB) e Paulo Cesar (PDT).

 

 

 

 

 

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