FFO quer debater projeto que altera atribuições da Copasa

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na manh...

19/03/2008 - 00:00
 

FFO quer debater projeto que altera atribuições da Copasa

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na manhã desta quarta-feira (19/3/08), requerimento da deputada Elisa Costa (PT) para a realização de audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL) 2.164/08, do governador, que dispõe sobre as competências, atribuições e autorizações da Copasa. A proposição, recebida em Plenário por meio de mensagem na Reunião Ordinária de terça-feira (18), propõe a alteração de dois artigos da Lei 13.663, de 2000.

Segundo Elisa Costa, o objetivo da audiência é debater de forma aprofundada as mudanças sugeridas pelo governo nas atribuições da Copasa, que poderiam afetar as formas de contratação e implantação da Copanor - subsidiária da empresa na região Norte do Estado. "A idéia é fazer uma análise financeira das contratações realizadas e a serem feitas pela Copasa em Minas", disse.

O deputado Lafayette de Andrada (PSDB) foi favorável à realização da audiência, mas defendeu o PL 2.164/08. Para ele, a proposição quer apenas facilitar a realização de parceiras e convênios da Copasa com os departamentos municipais de água.

O projeto acrescenta ao artigo 1o da Lei 13.663 o parágrafo 2o, segundo o qual a Copasa poderá utilizar recursos e pessoal próprios ou de terceiros na execução de suas atividades. Dois incisos foram acrescentados ao artigo 3o. O inciso V autoriza a Copasa a participar, majoritária ou minoritariamente, em outras sociedades com objetivos sociais semelhantes ou correlatos, mediante deliberação do seu conselho de administração. O inciso VIII autoriza a Copasa a exercer suas atividades, direta ou indiretamente, por intermédio de sociedade por ela constituída ou de que venha a participar, majoritária ou minoritariamente, mediante deliberação do seu conselho de administração.

Na justificativa do projeto, o governador afirma que as mudanças têm o objetivo de otimizar o trabalho da Copasa, principalmente quando se trata da adequada disposição do lixo urbano, doméstico e industrial.

Doação de imóvel - Na reunião, foram aprovados ainda seis pareceres favoráveis a projetos de doação de imóveis.

Presenças - Deputados Jairo Lessa (DEM), vice-presidente; Lafayette de Andrada (PSDB), Sebastião Helvécio (PDT) e deputada Elisa Costa (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715