Deputados pedem melhorias na MG-050 antes do pedágio

Riscos de acidentes e lentidão no tráfego são situações inaceitáveis para um usuário de rodovia pedagiada. Com esses ...

18/03/2008 - 00:00
 

Deputados pedem melhorias na MG-050 antes do pedágio

Riscos de acidentes e lentidão no tráfego são situações inaceitáveis para um usuário de rodovia pedagiada. Com esses argumentos, deputados que participaram da audiência pública realizada pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais alertaram para as deficiências da rodovia MG-050, onde o pedágio começa a ser cobrado em 13 de junho deste ano. A reunião aconteceu nesta terça-feira (18/3/08), com a presença de representantes do Governo do Estado, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) e da empresa Nascentes das Gerais, concessionária da rodovia.

A MG-050 liga a BR-262, em Betim, a São Sebastião do Paraíso, no Sul do Estado. Dos 406 quilômetros de extensão, 345 quilômetros em Minas serão administrados pela Nascentes das Gerais pelos próximos 25 anos, prorrogáveis por mais 10. A rodovia terá seis pontos de pedágio, ou seja, um a cada 57,5 quilômetros, em média. O preço, em dezembro de 2005, quando foi assinado o contrato, foi estipulado em R$ 3,00, mas esse valor ainda será corrigido pelo IPCA. Até fevereiro de 2008, essa correção elevava o preço para R$ 3,26, segundo índices divulgados pelo IBGE.

O deputado Doutor Rinaldo (PSB), autor do requerimento para a reunião, disse que há diversos pontos da estrada que precisam de obras com urgência. Ele citou os cerca de 15 entroncamentos próximos à cidade de Divinópolis, alertando para os riscos de acidentes. A ligação da rodovia com o distrito industrial do município foi lembrada por ele e pelo deputado Domingos Sávio (PSDB) como um local de extremo perigo. "Nem trevo existe ali, um local onde entra e sai carretas o tempo todo", reforçou Sávio.

Duplicação - Os parlamentares reivindicaram também a duplicação completa da MG-050. "A estrada dá medo; é muito trânsito e há poucos locais de ultrapassagem", afirmou o vice-presidente da Comissão, deputado Juninho Araújo (PSB). Na impossibilidade da duplicação no curto prazo, os deputados pediram pelo menos que sejam construídas as chamadas "terceiras pistas" nos locais mais movimentados, como o trecho entre Divinópolis e Betim e na região de São Sebastião do Paraíso.

Já o deputado Ivair Nogueira (PMDB) cobrou a instalação de balanças para evitar a degradação do asfalto, como ocorreu com a Rodovia Fernão Dias. "As pessoas não vão concordar em pagar pedágio sem ter a comodidade necessária", afirmou. O deputado Antônio Carlos Arantes (PSC) concordou que podem ocorrer problemas de insatisfação por parte dos usuários.

PPP é estratégica para o governo

Apesar dos alertas, os parlamentares fizeram elogios à iniciativa do Governo do Estado em celebrar a primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Minas. "Ela não pode dar errado, é uma vitrine para o governo", resumiu o deputado Neider Moreira (PPS). "É uma parceria estratégica com o setor privado para viabilizar, com obras necessárias, o desenvolvimento do Estado", completou.

O contrato de concessão com a empresa Nascente das Gerais inclui, além da solução rodoviária, a preservação ambiental e a integração social da comunidade ao redor da estrada. O diretor-executivo da concessionária, José Roberto Ometto, informou que a empresa já ofereceu treinamento para 600 professores de 86 escolas, além de cursos de educação para o trânsito para 21 mil alunos do ensino fundamental. O contrato prevê também que a Nascente das Gerais deverá desenvolver ações para manter a rodovia limpa, sinalizada e com o mato nas margens aparado. Determina ainda que a concessionária terá o dever de preservar as nascentes e mananciais em suas imediações.

Obras - Em termos de segurança rodoviária, o diretor informou que já foram construídos 3.400 metros de "terceira faixa", 40 quilômetros de reparos no asfalto, 90 quilômetros de recapeamento e 10 mil metros de defensas laterais, barras que protegem os veículos de despencarem em ribanceiras. Considerando que a realidade de hoje não será a mesma daqui a 25 anos, a planilha de obras previstas no contrato de concessão pode ser revista, garantiu a coordenadora da PPP por parte do DER/MG, Ana Paula Duarte Mendes.

"O crescimento regional aumenta o fluxo de veículos, e a todo momento vamos estar revendo posições nesse projeto", disse a coordenadora. "Essa PPP é um projeto piloto, é preciso fazer ajustes e aprimorar o modelo nas próximas experiências", completou o superintendente de Controle de Outorgas da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, Diogo Prosdocimi.

Presenças - Deputados Gustavo Valadares (DEM), presidente; Juninho Araújo (PSB), vice; Paulo Guedes (PT), Doutor Rinaldo (PSB), Antônio Carlos Arantes (PSC), Neider Moreira (PPS), Ivair Nogueira (PMDB), Domingos Sávio (PSDB) e Paulo Cesar (PDT). Além das personalidades citadas na matéria, participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, Élson Penha Silva; e o diretor-executivo da Associação Comercial e Industrial de Divinópolis, Márcio Mourão.

 

 

 

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