Cerimônia marca início do Parlamento Jovem 2008

"Jovem e violência: Provocador ou vítima?" Esse foi o tema escolhido, com 79 votos, para a quinta edição do Parlament...

12/03/2008 - 00:00
 

Cerimônia marca início do Parlamento Jovem 2008

"Jovem e violência: Provocador ou vítima?" Esse foi o tema escolhido, com 79 votos, para a quinta edição do Parlamento Jovem, durante solenidade realizada nesta quarta-feira (12/03/08) no auditório da PUC Minas, no Coração Eucarístico. Os outros temas sugeridos - "Políticas públicas: O jovem dá conta de fiscalizar" e "Lixo urbano: Por que sobra tanto?" - ficaram respectivamente com 36 e 31 votos. O deputado João Leite (PSDB) representou o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), na solenidade de abertura.

O parlamentar, que também representou o presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT), lembrou que várias propostas do Parlamento Jovem 2007 foram incorporadas na última revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e encaminhadas ao governador. Para ele, esta é uma "oportunidade para o estudante conhecer o funcionamento do Legislativo, apresentando sugestões para aprimorar a democracia".

O secretário-geral da PUC Minas, Flávio Barros, também compôs a mesa de abertura dos trabalhos. Ele lembrou que o evento é resultado de uma importante parceria da universidade com a ALMG, através da Escola do Legislativo. Na opinião dele, a juventude tem demonstrado interesse em assuntos que repercutem na sociedade, e é somente através da participação em processos decisórios que se constrói uma verdadeira democracia.

Sete escolas participam do projeto

Participam do Parlamento Jovem 2008 as seguintes escolas: Colégio Frei Orlando I - unidade Carlos Prates; Colégio Frei Orlando II - unidade Alípio de Melo; Colégio Tiradentes - unidade Gameleira; Colégio Tiradentes - unidade Santa Teresa; Escola Estadual Walt Disney; Colégio Loyola; e Escola São Tomás de Aquino.

A coordenadora do Parlamento Jovem na ALMG, Eugênia Kelles, e a da PUC Minas, Regina Medeiros, explicaram o funcionamento dos trabalhos, que terminam no dia 6 de junho, quando serão votadas as propostas numa sessão realizada no Plenário da ALMG. As propostas aprovadas serão entregues à Comissão de Participação Popular.

Temas em discussão são de interesse dos jovens

Antes da escolha do tema, três especialistas fizeram uma pequena exposição sobre cada um dos assuntos, durante 15 minutos. Para o engenheiro sanitarista Iram Jacson Ferreira Sartori, o lixo é um grande problema para a sociedade, que só pode ser solucionado com a mudança de comportamento de cada indivíduo. Para tratar o resíduo sólido é necessário investir na educação, visando inicialmente reduzir o lixo, reutilizá-lo e por fim reciclá-lo. Para Iram, o lixo pode trazer doenças para a população, através da contaminação do meio ambiente.

O coordenador do curso de Ciências Sociais da PUC, Luís Flávio Sapori, falou sobre o tema "Jovem e violência: Provocador ou vítima?". Ele destacou que o uso da arma de fogo é um processo de genocídio em curso no Brasil. "Em 2006, 45 mil pessoas foram mortas dessa forma, e 30 mil delas eram jovens de 15 a 24 anos de idade", disse. Para Sapori, o tráfico de drogas é um dos principais motivos do aumento da violência nos últimos tempos, e atividades como esporte, cultura, música e artes em geral podem ser alternativas para tirar o jovem da marginalidade.

"Políticas públicas e juventude: O jovem dá conta de fiscalizar?" foi o tema defendido pelo historiador e mestre em Ciências Sociais pela PUC, Pedro Vícter. De acordo com ele, política pública é o Estado implantando projeto de governo através de ações voltadas para a sociedade. Na opinião de Pedro Vícter, o jovem dá conta, tem o direito e deve fiscalizar as políticas públicas. Ele afirmou que existem mecanismos legais para essa fiscalização, como por exemplo a organização de jovens em associações da sociedade civil.

Pedro Vícter citou uma pesquisa realizada em 2005 pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto de Estudo, Formação e Assessoria em Políticas Sociais sobre a participação de jovens em grupos. Dos 28% dos jovens entrevistados, as principais atividades de grupo são as religiosas (42%), esportivas (32,5%), e as artísticas como a música, dança e teatro (28%).

Nesta quinta-feira (13), os professores e supervisores das escolas vão se reunir às 14 horas, na Escola do Legislativo, para definição dos três subtemas. Está marcada para a próxima segunda-feira (17) a primeira visita dos estudantes participantes do Parlamento Jovem 2008 à ALMG.

 

 

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