Comissão do veto ao PL sobre inovação tecnológica elege presidente

O deputado Fábio Avelar (PSC) irá presidir a Comissão Especial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais criada para ...

11/03/2008 - 00:00
 

Comissão do veto ao PL sobre inovação tecnológica elege presidente

O deputado Fábio Avelar (PSC) irá presidir a Comissão Especial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais criada para apreciar o veto parcial à Proposição de Lei 18.250, que dispõe sobre o incentivo à inovação tecnológica no Estado. O parlamentar foi eleito na reunião desta terça-feira (11/3/08), quando houve ainda a eleição do deputado Ivair Nogueira (PMDB) como vice-presidente. Avelar designou o deputado Ruy Muniz (DEM) como relator da matéria.

A proposição, o ex-Projeto de Lei 30/07, de autoria do governador, tem a intenção de criar parcerias estratégicas entre as instituições oficiais de ensino e pesquisa e a iniciativa privada para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras no Estado. Em mensagem enviada à ALMG, o chefe do Executivo vetou os parágrafos únicos dos artigos 28 e 31.

O primeiro dispositivo determina que o superávit financeiro do Fundo Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Fiit), apurado ao término de cada exercício fiscal, será mantido em seu patrimônio, ficando autorizada a sua utilização nos exercícios seguintes. O Executivo argumenta, porém, que o artigo 15 da Lei Complementar 91, de 2006, que dispõe sobre a instituição, gestão e extinção de fundos estaduais, determina que será mantido o superávit financeiro de fundo que exerça as funções de financiamento e garantia, o que não é o caso do Fiit. Segundo o governador, esse fundo exercerá função programática.

Já o parágrafo único do artigo 31 determina que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a título de remuneração por serviços prestados como agente financeiro do Fiit, fará jus a 5% do valor total do financiamento, descontados do valor a ser liberado para o beneficiário. De acordo com o governador, esse percentual estaria acima dos praticados nos outros fundos do Estado. O restante do conteúdo da propoisção foi sancionado na forma da Lei 17.348, de 2008.

A comissão tem, agora, vinte dias para emitir parecer sobre a matéria, antes de sua votação, em turno único, no Plenário da Assembléia.

Presenças - Deputados Fábio Avelar (PSC), presidente "ad hoc"; Ivair Nogueira (PMDB); e Ruy Muniz (DEM).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715