Cidadania e questões sociais marcam pauta da semana na ALMG

Um ciclo de debates, duas edições do Expresso Cidadania, uma reunião especial, duas visitas e sete audiências pública...

07/03/2008 - 00:02
 

Cidadania e questões sociais marcam pauta da semana na ALMG

Um ciclo de debates, duas edições do Expresso Cidadania, uma reunião especial, duas visitas e sete audiências públicas movimentam a agenda da semana de 10 a 14 de março de 2008 na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Outro destaque é a abertura do programa Parlamento Jovem, uma iniciativa da ALMG em parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas, que tem o objetivo de propiciar aos participantes o envolvimento em situações de pesquisa, organização de informações, debates e negociações e realização de escolhas, estimulando a reflexão sobre o papel do Legislativo e a importância da participação política.

Um dos principais eventos da semana será o Ciclo de Debates Licenciamento Ambiental, que a ALMG promove com o apoio de 16 entidades. Na segunda e terça-feiras (10 e 11), técnicos, empresários, estudiosos e trabalhadores discutem e apresentam propostas sobre o licenciamento ambiental. O evento, requerido pelo deputado Domingos Sávio, é preparatório para o Seminário Legislativo Minas de Minas, que acontece entre 9 e 12 de junho deste ano na ALMG.

Também na segunda-feira (10), o Expresso Cidadania chega a Uberaba, a segunda das 13 cidades previstas pelo programa. O Expresso Cidadania é uma iniciativa da ALMG com o apoio de diversas instituições, cujo objetivo é promover ações de conscientização política e estimular o cadastramento eleitoral de estudantes entre 16 e 18 anos. As atividades prosseguem na segunda e na terça (11), seguindo depois para Uberlândia, onde o Expresso Cidadania mobiliza os jovens na quinta e sexta-feiras (13 e 14).

A proposta das associações das microrregionais do Estado de assumirem a gestão e manutenção das estradas vicinais de Minas motiva a realização de uma audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, que acontece nesta terça-feira (11), às 14h30, no Plenarinho IV. O requerimento é do deputado Délio Malheiros (PV). De acordo com o parlamentar, as associações apresentaram uma pesquisa ao Departamento de Estradas de Rodagem, (DER-MG), que aponta uma economia de 30% no custo de manutenção das estradas vicinais, caso elas sejam geridas pelos próprios municípios.

Parlamento Jovem - A quinta edição do Parlamento Jovem terá a participação de 150 alunos do ensino médio de seis escolas de Belo Horizonte. A abertura dos trabalhos será na quarta-feira (12), às 13 horas, no auditório da PUC Minas (Campus Coração Eucarístico). Os temas propostos para a edição deste ano serão Lixo urbano: Por que sobra tanto?; Jovem e violência: Provocador ou vítima?; e Políticas públicas: O jovem dá conta de fiscalizar?

Comissões buscam respostas para questões sociais

A Comissão de Segurança Pública visita na quarta-feira (12), às 9h30, a cadeia pública de Frutal, no Triângulo Mineiro, para checar as denúncias de superlotação e más condições de trabalho no local. Segundo o deputado Sargento Rodrigues (PDT), presidente da comissão e autor do requerimento para a visita, os próprios policiais da cidade informaram que a cadeia tem atualmente 126 presos, apesar de a capacidade ser de 32.

Também na quarta-feira (12), a situação dos hospitais psiquiátricos do Estado e o tratamento das pessoas com sofrimento mental serão debatidos em reunião conjunta das Comissões de Saúde e de Direitos Humanos. A reunião, solicitada pelo deputado Délio Malheiros (PV), será às 9h30, no Plenarinho I. Em Minas Gerais existem 22 hospitais psiquiátricos vinculados ao Sistema Único de Saúde, sendo que cinco deles estão em processo de descredenciamento. Essas instituições juntas possuem quase 3 mil leitos, dos quais 1.400 são ocupados por pacientes crônicos, ou seja, moradores dos hospitais, com período de internação superior a dois anos.

Às 10h30 de quarta-feira (12), a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária ouve representantes do Tribunal de Justiça, da Secretaria de Estado da Fazenda e da Ordem dos Advogados do Brasil a respeito da quitação de créditos tributários do Estado com precatórios estaduais, medida prevista no Projeto de Lei (PL) 292/07, do deputado Antônio Júlio (PMDB). A reunião acontece no Plenarinho IV e foi requerida pelo deputado Sebastião Helvécio (PDT).

Ainda na quarta, a Comissão de Direitos Humanos terá uma reunião às 16 horas com a juíza da 11ª Vara Federal, Ângela Maria Catão Alves. Os deputados pretendem discutir com ela a situação das famílias da Vila Novo Boa Vista, próxima à BR-040, em Contagem, ameaçadas de despejo para realização das obras do Rodoanel. A magistrada é responsável pelo processo de demolição das casas movido pela União e pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Segundo lideranças comunitárias locais, 2.500 pessoas, sendo 300 crianças, vivem no local e não têm como sair da área para, depois, discutir a indenização. Os deputados Durval Ângelo (PT), presidente da comissão, João Leite (PSDB) e Carlin Moura (PCdoB) são os autores do requerimento da visita.

Câncer, inclusão social e direitos da criança

Quatro audiências públicas estão previstas para quinta-feira (13). Às 9 horas, a Comissão de Saúde discute, em Unaí, o alto índice de incidência de câncer na cidade. Profissionais da área de saúde, especialistas e representantes de órgãos públicos debatem as causas do problema e medidas para diminuir a incidência da doença. O requerimento é do deputado Delvito Alves (DEM), atendendo a demanda de lideranças locais preocupadas com o aumento de casos de câncer na região.

A inclusão social do deficiente visual será debatida pela Comissão de Direitos Humanos. O objetivo é verificar a situação do deficiente visual na sociedade e a acessibilidade do deficiente visual a informações redigidas em braille. A reunião, que acontece às 10 horas, no Auditório, foi solicitada pelo deputado Durval Ângelo.

No mesmo horário, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte debate, no Plenarinho I, a situação de centenas de famílias que vivem no Conjunto Habitacional MinasCaixa II, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. O deputado Irani Barbosa (PSDB), autor do requerimento para a reunião, informou que 300 famílias vivem há 20 anos no local sem título de propriedade, apesar de terem recebido os lotes através de programa habitacional do Governo do Estado.

A Comissão de Participação Popular debate, a partir das 14h30, no Auditório, a agenda para 2008 da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros temas. Os parlamentares também vão fazer com os convidados um balanço das emendas populares ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011 relativas às políticas de atenção aos direitos da criança e do adolescente. O requerimento para a reunião é do deputado André Quintão (PT), presidente da comissão.

Ainda na quinta (13), às 20 horas, haverá no Plenário uma Reunião Especial para comemorar o centenário da Faculdade de Odontologia da UFMG. A homenagem foi requerida pelo deputado Doutor Rinaldo (PSB).

Mineração - Na sexta-feira (14), a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais estará em Paracatu, no Noroeste do Estado. Em audiência pública, os deputados pretendem ouvir representantes da Rio Paracatu Mineração, que tem um plano de expansão mas é acusada de violações ao meio ambiente. A reunião acontece na Câmara Municipal, a partir das 9h30, e foi solicitada pelo deputado Elmiro Nascimento (DEM).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715