Lançamento do Parlamento Jovem 2008 será nesta quarta-feira

Os 150 alunos de seis escolas do ensino médio de Belo Horizonte que participarão este ano da quinta edição do Parlame...

11/03/2008 - 00:02
 

Lançamento do Parlamento Jovem 2008 será nesta quarta-feira

Os 150 alunos de seis escolas do ensino médio de Belo Horizonte que participarão este ano da quinta edição do Parlamento Jovem já estão mobilizados para a abertura dos trabalhos, em solenidade que irá se realizar nesta quarta-feira (12/3/08), às 13 horas, na PUC Minas, no auditório do campus Coração Eucarístico. Nas escolas, os alunos já estão pesquisando, discutindo e se preparando para a defesa de um dos três temas propostos para a edição de 2008: Lixo Urbano: por que sobra tanto?; Jovem e Violência: provocador ou vítima?; e Políticas Públicas: o jovem dá conta de fiscalizar?

O evento terá a presença de representantes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e da PUC Minas, parceiras neste projeto. Pela ALMG, além de servidores da Escola do Legislativo, estarão presentes os deputados André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular, e João Leite (PSDB). A programação de abertura incluirá a exposição de três especialistas sobre os temas que estarão em votação. Hiram Jackson Ferreira Sartori, professor da Engenharia da PUC Minas, tratará da questão do lixo urbano; o chefe do Departamento e coordenador do curso de Ciências Sociais, Luís Flávio Sapore, falará sobre os jovens e a violência; e o historiador, especialista em Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas e mestrando em Ciências Sociais pela PUC Minas, Pedro Victer.

Logo após, os alunos do ensino médio e os estudantes do curso de Ciências Sociais da PUC Minas, que atuam como monitores no projeto, terão um tempo para fazer a defesa dos temas e, em seguida, encerrando os trabalhos, escolherão, por meio de votação, aquele que será trabalhado na edição de 2008 do Parlamento Jovem. Este ano, os alunos de Ciências Sociais preparam ainda uma novidade para a cerimônia de abertura do projeto. A estudante Marina Rodrigues Siqueira, acompanhada do músico Romerito, vai abrir e encerrar a reunião, cantando um rock de sua autoria, dedicado ao Parlamento Jovem.

Escolas de Belo Horizonte apóiam a participação dos alunos

"Os estudantes estão muito mobilizados e já estão se preparando para debater os temas propostos para este ano", afirmou a professora do curso de Ciências Sociais da PUC Minas, Beth Marques, da equipe coordenadora do Parlamento Jovem. Em algumas escolas, os alunos que se apresentaram como voluntários para participar do projeto foi muito superior ao número de 25 vagas oferecidas a cada escola. Do Colégio Loyola, por exemplo, 88 alunos se inscreveram para participar da atividade e, do Colégio Tiradentes da PMMG - Gameleira e Santa Tereza -, mais de 70 alunos se mostraram interessados em atuar no projeto.

Os estudantes do Colégio Frei Orlando - Unidades I e II, que já participaram da edição de 2007 do Parlamento Jovem, ajudaram na mobilização dos alunos das duas unidades, dando o seu depoimento sobre a experiência que tiveram e destacando a importância da conscientização dos jovens para a participação política. Também na Escola Estadual Walt Disney e na Escola Santo Tomás de Aquino, que participam pela primeira vez do projeto, os alunos já estão se reunindo para discutir os temas que estarão em debate na quarta-feira.

Para a gestora do Programa de Educação para Cidadania da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Eugênia Kelles, que integra a equipe coordenadora do Parlamento Jovem pela Escola do Legislativo, este ano os temas sugeridos pelos estudantes foram muito interessantes pois o protagonismo juvenil está presente em todos eles. "Tratam de questões locais, sobre as quais os jovens podem de fato atuar. E o que eles querem agora é discutir como essa atuação poderá se dar", observou ela, dando como exemplo o tema sobre o papel dos jovens na fiscalização de políticas públicas para a juventude.

Projeto contribui para formação política e cidadã dos jovens

O projeto Parlamento Jovem é uma parceria entre a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo e da PUC Minas, através do curso de Ciências Sociais, do campus Coração Eucarístico. O projeto está na sua quinta edição e visa propiciar aos participantes o envolvimento em situações de pesquisa, organização de informações, debates e negociações e realização de escolhas, estimulando a reflexão sobre o papel do Legislativo e a importância da participação política.

As atividades do projeto se desenvolvem durante todo o primeiro semestre do ano, concentradas em três grandes áreas: formação política, capacitação e participação no Parlamento. Na atividade final, que acontece no Plenário da Assembléia, os estudantes do ensino médio discutem e votam um documento com propostas de ações para o Poder Público sobre o tema escolhido. Depois de aprovado, o documento é enviado à Comissão de Participação Popular.

O gerente-geral da Escola do Legislativo, Alaôr Messias Marques Jr., ressalta que a Assembléia de Minas tem se empenhado, desde o início dos anos 1990, em contribuir com ações de sensibilização e conscientização dos jovens para a participação política. O Programa de Educação para a Cidadania e o projeto Expresso Cidadania, lançado recentemente, demonstram esse comprometimento do Parlamento Mineiro. "Nestes cinco anos, o projeto Parlamento Jovem já mobilizou mais de 500 jovens de 23 escolas do ensino médio de Belo Horizonte. Para eles, essa experiência é destacada como sendo muito importante na sua formação política e cidadã", relatou.

Confira a listagem das escolas que participam do Parlamento Jovem 2008

- PUC Minas - Depto. de Ciências Sociais (20 alunos que atuarão como monitores do projeto);

- Colégio Frei Orlando - Unidade Alípio de Melo e Unidade Carlos Prates;

- Colégio Loyola;

- Colégio Tiradentes PMMG - Unidade Gameleira e Unidade Santa Teresa;

- Escola Estadual Walt Disney;

- Escola Santo Tomás de Aquino.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715