Projeto obriga imobiliária a divugar isenção de taxas

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 1.643/07, do deputado Gilbe...

28/02/2008 - 00:03
 

Projeto obriga imobiliária a divugar isenção de taxas

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 1.643/07, do deputado Gilberto Abramo (PMDB), que trata da proibição às empresas de locação imobiliária de cobrarem taxas por informações cadastrais ao consumidor. O projeto foi analisado, nesta quinta-feira (28/2/08), pela Comissão de Defesa do Consumidor, que aprovou o parecer de 1º turno, favorável ao projeto na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator foi o deputado Antônio Júlio (PMDB).

O substitutivo, segundo a CCJ, atende os objetivos do autor do projeto ao obrigar as empresas imobiliárias a afixar em suas dependências cartaz contendo a transcrição do artigo 22 da Lei Federal 8.245, de 1991, que trata da questão. O artigo citado define como obrigação do proprietário do imóvel o pagamento de despesas referentes ao levantamento de dados cadastrais dos locatários.

Também foi aprovado o parecer de 1º turno ao Projeto de Lei (PL) 1.512/07, do deputado Arlen Santiago (PTB), com a emenda nº 1, da comissão. O projeto tem o objetivo de disciplinar o comércio de produtos de conveniência em farmácias e drogarias do Estado, obrigando que esses produtos sejam vendidos com critérios de segurança, higiene e embalagem. Entre os produtos estão pilhas, leite em pó, colas e água mineral. O projeto também proíbe a venda de bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos. A emenda nº 1 remete ao Código de Defesa do Consumidor, que estabelece como penalidades multas pesadas e até o encerramento das atividades. O relator foi o deputado Carlos Pimenta (PDT).

Comissão discute transferência de rodoviária de BH

A Comissão de Defesa do Consumidor vai promover audiência pública para discutir as conseqüências da transferência do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte para o bairro Calafate. Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo presidente da comissão, deputado Délio Malheiros (PV), e aprovado nesta quinta-feira (28). A data da reunião ainda será definida.

Outro requerimento do deputado, também aprovado, trata de audiência pública para debater abusos por parte dos bancos e instituições financeiras na cobrança de tarifas e a não amortização dos juros quando ocorrer a liquidação antecipada do débito.

Presenças - Deputados Carlos Pimenta (PDT), vice-presidente; Walter Tosta (PMN); e Chico Uejo (PSB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715