Agência de Rádio da Assembléia comemora 8 anos de atividades

Em fevereiro de 2000, cerca 150 emissoras de rádio de Minas Gerais passaram a receber informações sobre a Assembléia ...

21/02/2008 - 00:00
 

Agência de Rádio da Assembléia comemora 8 anos de atividades

Em fevereiro de 2000, cerca 150 emissoras de rádio de Minas Gerais passaram a receber informações sobre a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ao vivo, por telefone. Era o início da Agência de Rádio da Assembléia, que fica junto à TV Assembléia, no segundo andar no Palácio da Inconfidência. A equipe divulga as notícias da ALMG nas rádios mineiras, sob o slogan "Agência de Rádio - seu correspondente na Assembléia". "O material que produzimos é voltado para as emissoras que não têm condições de manter cobertura jornalística na Casa", explica a coordenadora da Agência, Rosangela Rabelo. Hoje, as reportagens ao vivo são distribuídas a 210 rádios parceiras, o que equivale a 140 horas no ar/mês e presença em cerca de 180 municípios onde estão quase 60% da população do Estado ou 10,4 milhões de mineiros.

Informalidade - O bate-papo sobre o tempo, comentários sobre assuntos que estão na mídia e até resultados de partidas de futebol introduzem o noticiário da Assembléia. O informativo usa a linguagem pessoal e intimista do rádio em cerca de três minutos no ar, tempo suficiente para criar vínculo. Não é por acaso que o ouvinte se torna amigo do locutor, "porta-voz" da Assembléia na cidade. Os profissionais reforçam essa relação, que se torna uma aliada e favorece o interesse pelas notícias do Legislativo.

"Por causa da credibilidade de nosso trabalho, somos convidados a participar de eventos sociais no interior", acredita Adalberto Silva. Foi o caso da locutora Lyria Vaz, convidada para ser madrinha de casamento de uma pessoa que só conhece por telefone. A locutora Marília Prates recebe cartas e presentes de aniversário de ouvintes. Seu colega, Neuber de Souza, lembra que foi convidado para a promoção "Almoce com o locutor": "Os ouvintes querem conhecer o dono da voz que chega na rádio toda manhã," conta. "Além da informação institucional, interagimos com as emissoras agregando outras informações de prestação de serviço", finaliza Roberto Amaral.

Atualmente, a Agência de Rádio da Assembléia conta com 13 profissionais: os locutores Adalberto Silva, Lyria Vaz, Juliana Dayrell, Luiz Faria, Marília Prates, Roberto Amaral e Neuber de Souza, os técnicos Elson Ferreira e Clifford Moreira Dutra, a repórter Fernanda Figueiredo, a estagiária Yabel Mabel, a apoio administrativo Walderez Simões e a coordenadora da Agência, Rosangela Rabelo.

Em 2005, internet virou aliada

Para democratizar ainda mais a informação sobre o Legislativo no rádio, em 2005, a Agência ganhou uma aliada: a internet. A utilização dos arquivos de som no link Rádio Assembléia, no site da ALMG, começou tímida. Nesse primeiro ano, foram 155 downloads de arquivos em MP3. O contato com as rádios aumentou e, um ano depois, o número de arquivos baixados subiu para 6.946. Em 2007, 15.409 notícias foram ouvidas ou baixadas pelos internautas.

As notícias da ALMG também viajam pela rede mundial de computadores por meio dos sites de diversas rádios parceiras. Um exemplo é o site www.saolourenco.com/site, que criou um espaço exclusivo para inserção do informativo da Agência de Rádio da Assembléia. "Mantenho contato com pessoas no Japão, Estados Unidos e Itália. Elas ouvem as notícias da Assembléia nas emissoras que estão na internet", afirma o locutor Luiz Faria. "Ouvintes que têm acesso à internet me procuram no Orkut pedindo para manter contato", revela a locutora Juliana Dayrell. Para aumentar ainda mais o alcance e garantir que as notícias parlamentares cheguem ao cidadão pelas ondas do rádio, o correio eletrônico foi incorporado em 2006. Hoje, 430 rádios recebem notícias por e-mail em texto e MP3.

Desafios - Dados da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) revelam que o rádio está presente em 98% dos municípios brasileiros e 78% da população ouve rádio todos os dias. A meta permanente é garantir que as informações sobre a Assembléia ocupem mais espaços dessa audiência. O Diretor de Rádio e TV da Assembléia, Rodrigo Lucena, destaca a importância do veículo na estratégia de Comunicação da Casa de provocar a participação popular. "O rádio é um meio diferenciado, que estabelece um diálogo com o ouvinte. Ao manter o Legislativo no centro do noticiário, conseguimos criar esse ambiente de familiaridade entre locutor e ouvinte, que o predispõe a acompanhar com atenção as informações sobre o trabalho parlamentar". Ele ressalta a ampliação do alcance deste serviço, que se deve ao esforço da equipe e ao apoio irrestrito que vem obtendo da Mesa da Assembléia e da Direção da Casa.

Para Rosangela Rabelo, os resultados alcançados apontam as amplas possibilidades do rádio como canal de aproximação entre o Legislativo e o cidadão. "Nosso desafio permanente é ter entre nossas parcerias emissoras conscientes do significado desse trabalho e comprometidas com a formação cidadã". Deputados e servidores da Casa podem ajudar, indicando rádios de suas cidades para receberem as notícias.

 

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