Escola do Legislativo abre inscrições para cursos a distância

Estarão abertas, a partir de 11/2/08, as inscrições para os cursos a distância promovidos pela Assembléia Legislativa...

28/01/2008 - 00:01
 

Escola do Legislativo abre inscrições para cursos a distância

Estarão abertas, a partir de 11/2/08, as inscrições para os cursos a distância promovidos pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, a serem oferecidos no primeiro semestre de 2008 para vereadores e servidores das Câmaras Municipais de Minas. Os cursos terão início em março, e as matrículas deverão ser feitas entre 11 a 29 de fevereiro, pelo formulário eletrônico disponível na internet, na página www.almg.gov.br, nos links "Escola do Legislativo/Educação a Distância ou Calendário de Atividades".

Novas demandas - Entre 2006 e 2007, a Escola do Legislativo desenvolveu uma nova experiência com a criação do curso de "História Política de Minas Gerais - uma introdução crítica" (HPMG), apoiada na plataforma gratuita do YahooGrupos e utilizando apenas o correio eletrônico. Agora, a instituição vai oferecer duas novas opções: "Poder e Processo Legislativo Municipal" e "Correspondência Oficial".

A metodologia adotada para as atividades a distância ampara-se numa "aprendizagem colaborativa". Cada participante pode e deve interagir com colegas e professor, construindo conjuntamente o conhecimento, por meio da discussão, da reflexão e tomada de decisões. Assim, os recursos das tecnologias de informação e comunicação atuam como mediadores do processo da gestão da aprendizagem.

"Poder e Processo Legislativo Municipal" - A partir da discussão sobre as funções e a crise do Poder Legislativo, esse curso abordará aspectos da ação fiscalizadora do Parlamento, examinando também as principais fase do processo legislativo municipal. Serão abertas 100 vagas aos vereadores, assessores e servidores das Câmaras Municipais do Estado. As aulas serão no período de 17 de março a 30 de maio.

O professor será o consultor da ALMG, mestre em Educação e doutorando em Ciências Sociais, Guilherme Wagner Ribeiro. Os princípios constitucionais que norteiam o processo legislativo municipal e suas manifestações no Regimento Interno; a organização do Poder Legislativo Municipal e as fases do processo legislativo (iniciativa, instrutiva, deliberativa, conclusiva) são alguns dos tópicos a serem abordados em atividades desenvolvidas sempre no ambiente da internet. O curso, de curta duração, terá uma carga horária de 50 horas-aula.

"Correspondência oficial" - A proposta desse curso é oferecer aos alunos o conhecimento de estratégias lingüísticas que lhes possibilitem desenvolver e aprimorar a habilidade de elaborar ofícios, memorandos, cartas e cartões. O curso vai estabelecer as características da linguagem utilizada na redação de cada um dos documentos da correspondência oficial, além de abordar alguns tópicos da gramática da língua portuguesa.

A atividade é destinada aos servidores e assessores das Câmaras Municipais que necessitam, em seu dia-a-dia, elaborar documentos de correspondência oficial. Serão de 50 horas-aula, oferecidas no período de 31 de março a 6 de junho, e ministradas pela servidora da ALMG, Raíssa Rosanna Mendes, que é graduada em Letras e mestre em Língua Portuguesa.

"História Política de Minas Gerais" - Chega a sua quinta edição, sempre com o objetivo de refletir sobre a história política de Minas e analisar o impacto dos fenômenos históricos nacionais sobre o contexto político mineiro. Será destinado, preferencialmente, aos parlamentares e servidores das Câmaras Municipais, com escolaridade de ensino superior completo.

Serão abertas 100 vagas, e as aulas acontecerão no período de 17 de março a 4 de julho, sempre com uso da internet, num total de 60 horas/aula.

A coordenação fica a cargo do servidor da ALMG e historiador Luiz Fernandes de Assis, que é gestor da área de Novas Tecnologias da Educação da Escola do Legislativo e especialista em Gestão da Memória. Serão abordados, entre outros tópicos, o contexto da colonização; a proclamação da República e o papel dos militares; a Revolução de 30; o Estado Novo; o populismo e a crise dos anos 60; os movimentos sociais, cidadania e crise política; a constituinte de 1989; e a Assembléia Legislativa nos tempos atuais.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715