Ouvidoria da ALMG prestou três mil atendimentos em 2007

A ampliação da estrutura e das atividades da Ouvidoria Parlamentar da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é...

04/01/2008 - 00:00
 

Ouvidoria da ALMG prestou três mil atendimentos em 2007

A ampliação da estrutura e das atividades da Ouvidoria Parlamentar da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é a meta programada para 2008 pelo titular do órgão, deputado Inácio Franco (PV). O objetivo foi definido pelo ouvidor-geral a partir do balanço dos trabalhos em 2007, que registrou 3.041 atendimentos realizados, entre recebimento de reclamações, de denúncias ou pedidos de informação. No início de dezembro, o deputado Inácio Franco participou de um encontro, em Brasília, de todos os ouvidores parlamentares do País, o que reforçou a idéia de ampliar a atuação do órgão em Minas Gerais.

Entre os atendimentos realizados no ano passado, 2.493 foram feitos por meio do telefone, outros 53 pessoalmente e mais 495 por e-mails. De acordo com o ouvidor, nenhuma das denúncias recebidas foi relacionada aos deputados, e sim a diversos órgãos, autoridades e instituições, tais como prefeituras, policiais, Ministério Público, Defensoria Pública, Correios, juízes, bancos, estabelecimentos prisionais e delegacias. Também foram feitas denúncias de preconceito racial, depredação ambiental, contra invasões de terras ou queixas de maus-tratos a mulheres ou idosos. "Todas as denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes, e temos a preocupação de dar o retorno para a pessoa que nos procurou sobre as providências tomadas", afirmou o deputado Inácio Franco.

Além das denúncias, foram registradas muitas reclamações, principalmente com relação à falta de medicamentos em estabelecimentos públicos de saúde ou ao mau estado de algumas estradas, tais como a MG-464, BR-120, BR-040 e BR-381. Também houve queixas com relação à qualidade do sinal da TV Assembléia em alguns municípios. Entre os esclarecimentos solicitados à Ouvidoria, estão pedidos de informações sobre o Orçamento do Estado, Plano Plurianual de Ação Governamental, direitos dos idosos, sobre pessoas desaparecidas, legislação tributária, órgãos federais, entre outros. O deputado Inácio Franco também ressaltou as consultas sobre a atividade parlamentar. "Muita gente não conhece o trabalho dos deputados e das comissões parlamentares", afirmou.

Ouvidoria foi instalada em 2003

Criada por meio da Resolução 5.207, de 2002, a Ouvidoria Parlamentar da ALMG foi instalada em junho de 2003. O primeiro ouvidor-geral foi o deputado estadual Roberto Carvalho (PT). Designado pelo presidente da Assembléia, o ouvidor tem um mandato de dois anos, sendo vedada a recondução.

A Ouvidoria Parlamentar é incumbida de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as reclamações ou representações de pessoa física ou jurídica referentes a membros da Assembléia; propor medidas necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos e administrativos, bem como ao aperfeiçoamento da organização da Assembléia. Outra competência é solicitar à Mesa que encaminhe ao Tribunal de Contas, à Polícia Federal, ao Ministério Público ou a outro órgão competente as denúncias recebidas que necessitem de esclarecimentos. Além de receber sugestões, questionamentos, reclamações ou denúncias, a Ouvidoria também tem as funções de garantir a transparência das atividades legislativas, prestar informações sobre o trabalho dos deputados e sobre leis aprovadas e realizar audiências públicas que visem estes objetivos.

Qualquer cidadão, entidade representativa ou empresa pode apresentar suas solicitações à Ouvidoria. Os interessados podem entrar em contato com o órgão por meio da página da Assembléia na internet (www.almg.gov.br), pessoalmente ou pelo telefone, entre 8 e 17 horas.

 

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