Balanço do Procon em 2007 aponta mais de cem mil atendimentos

O Procon Assembléia fechou seu balanço de atividades no ano de 2007, com um total de 113.202 atendimentos. O órgão de...

24/01/2008 - 00:00
 

Balanço do Procon em 2007 aponta mais de cem mil atendimentos

O Procon Assembléia fechou seu balanço de atividades no ano de 2007, com um total de 113.202 atendimentos. O órgão de defesa do consumidor, ligado à Assembléia Legislativa de Minas Gerais, que mantém programas de educação para o consumo direcionado a estudantes, empresários e fornecedores, recebeu notificações de mineiros em suas duas unidades localizadas no bairro de Lourdes e na Praça Sete, no Centro.

Ao desmembrar esses números, verifica-se que quase a metade dos atendimentos foi feito por consumidores que procuraram o órgão pessoalmente. Foram significativos também os atendimentos realizados por telefone, carta formalizada e a estudantes, por meio do Projeto Procon na Escola. As demais notificações foram feitas por meio de solicitações de instauração de inquérito policial, por correio eletrônico, audiências realizadas ou em programas de iniciativa do órgão, tais como pesquisas de preço, eventos e os programas Educação para o Consumo, Procon para o Fornecedor, Procon para a Empresa e campanhas educativas. Os dados são referentes aos atendimentos feitos apenas no ano de 2007.

Conheça os programas realizados pelo Procon:

Educação para o consumo - Oferece palestras e cartilhas, com o objetivo de orientar a população sobre o consumo adequado e correto de produtos e serviços. O Educação para o Consumo oferece ainda assessoramento para a criação de Procons nas câmaras municipais de todo o Estado. A iniciativa abrange quatro áreas específicas de atuação, denominadas: Procon na Escola, Procon para o Fornecedor, Procon na Empresa e Campanhas Educativas. Em cada uma dessas vertentes, o órgão atende in loco seu público-alvo, e leva a milhares de mineiros dicas e informações sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Procon na Escola - Destinado a estudantes universitários, do ensino médio ou do ensino fundamental, a ação atende a escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a universidades de todo o Estado. O programa é feito todas as segundas, terças e sextas-feiras, debatendo temas ligados aos direitos e deveres do consumidor, legislação pertinente, funcionamento dos procons e a responsabilidade socioambiental do cidadão. Em 2007, o Procon na Escola realizou mais de cem visitas e atendeu a mais de 14 mil alunos.

Procon para o Fornecedor - O programa presta informações a lojistas e ao comércio em geral sobre os direitos e deveres dos fornecedores de acordo com a legislação de defesa do consumidor. É realizado sempre às terças-feiras e, em 2007, realizou nove visitas e atendeu um total de 300 profissionais.

Procon para a Empresa - Este programa leva informações a empresários e seu colaboradores sobre defesa do consumidor, direitos e deveres e legislação pertinente. No ano de 2007, o Procon Assembléia fechou seu balanço com 21 visitas, que atenderam cerca de 700 profissionais.

Campanhas Educativas - O Procon ALMG, por meio do programa Educação para o Consumo, realiza ainda campanhas educativas, que tem como objetivo tratar assuntos específicos, ligados à defesa do consumidor, e é destinado a todos os mineiros. Este ano, o órgão realizou um total de16 campanhas.

Procon Assembléia comemorou 10 anos em 2007

Inaugurado em 15 de outubro de 1997, o Procon ALMG é um órgão administrativo do Legislativo mineiro, integrante da Procuradoria-Geral. Seus objetivos são orientar o consumidor, harmonizar os interesses nas relações de consumo e intermediar a resolução de conflitos entre consumidores e fornecedores. A norma que trata do órgão é a Resolução 5.239, de 2005. O atendimento ao público, a pesquisa de preços e a educação para o consumo são focos do trabalho.

O Procon Assembléia é referência para a imprensa e população mineira no que se refere às questões de direitos do consumidor. O órgão atua tanto na Capital, onde tem dois postos, quanto no interior, por meio da internet. Segundo seu coordenador, Marcelo Barbosa, o Procon reflete a vocação do diálogo com a população, que é intrínseco ao Poder Legislativo. "A Assembléia de Minas Gerais foi pioneira na criação de um órgão desta natureza", lembra.

O deputado Délio Malheiros (PV), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da ALMG, foi o primeiro coordenador do órgão, e disse, durante as comemorações dos 10 anos, que o Procon Assembléia foi criado para concentrar sua atuação nos atendimentos individuais e nas informações educativas sobre consumo.

 

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