Pacote tributário e outros 18 projetos são aprovados em Plenário

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em turno único, durante a Reunião Extraordinária de Ple...

19/12/2007 - 00:02
 

Pacote tributário e outros 18 projetos são aprovados em Plenário

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em turno único, durante a Reunião Extraordinária de Plenário da noite desta terça-feira (18/12/07), o Projeto de Lei (PL) 1.585/07, de autoria do governador, que modifica a Lei 6.763, de 1975, que consolida a legislação tributária do Estado. O chamado "pacote tributário" foi aprovado na forma do substitutivo no 4, apresentado pelo relator das emendas de Plenário, deputado Jayro Lessa (DEM), com as emendas nos 115, 118 e 135. As emendas nos 116, 117, 119 a 134 e 136 a 141 foram rejeitadas. Com a aprovação do substitutivo no 4, ficaram prejudicados os substitutivos nos 1 e 2, ambos apresentados pelo deputado Irani Barbosa (PSDB), e no 3, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

O projeto propõe alterações que se referem à autorização para o Poder Executivo reduzir a carga tributária relativa ao ICMS devido nas operações com diversas mercadorias, entre elas materiais de construção, equipamentos, aparelhos e materiais elétricos, iogurtes, leite fermentado, suprimentos de informática, caneta esferográfica, bucha vegetal, mercadorias destinadas a órgãos públicos, hospitais, clínicas e assemelhados. A proposição inclui reduções de alíquotas diversas que deverão acarretar um diminuição de R$ 74,01 milhões na receita anual do Estado, perda que será compensada, no mesmo projeto, pelo aumento da alíquota relativa à prestações de serviços de comunicação e às operações com solvente, no valor de R$ 74,16 milhões.

A proposição altera ainda as Leis 14.937, de 2003, que dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); 12.733, de 1997, que dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais com o objetivo de estimular a realização de projetos culturais no Estado; e 16.318, de 2006, que dispõe sobre a concessão de desconto para pagamento de crédito tributário inscrito em dívida ativa com o objetivo de estimular a realização de projetos desportivos no Estado. Revoga ainda a Lei 13.470, de 2000, e o artigo 10o da Lei 14.066, de 2001, que dispõe sobre a proteção dos consumidores de combustíveis.

Durante a tramitação, as emendas nos 14 a 46, 48, 49, 53 a 63, 66 a 87, 89 a 114, 116, 117, 119 a 134 e 136 a 141 e as subemendas no 1 às emendas 1, 2, 4 6 e 13 receberam parecer pela rejeição. Com a aprovação do substituto no 4, ficaram prejudicados os substitutivos nos 1, 2 e 3, o projeto original e as emendas nos 1 a 14, 47, 64, 65, 88, 115, 118 e 135, apresentadas pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), FFO e pelos parlamentares em Plenário. A pedido da deputada Elisa Costa (PT), foram votadas 13 emendas destacadas, com parecer pela rejeição, mas todas foram rejeitadas pela maioria dos parlamentares, em sistema de votação nominal, com utilização do painel eletrônico.

Entre as emendas acatadas pelo relator, fica autorizado o Poder Executivo a reduzir para 12% a carga tributária nas operações de energia elétrica destinadas a atividades de irrigação desenvolvidas por produtores rurais; reduzir para 0% a carga tributária nas operações internas promovidas por estabelecimento industrial, até 2008, com tanques isotérmicos rodoviários para transporte de leite e tanque resfriador de leite, destinado ao seu armazenamento; reduzir para 0% o ICMS nas aquisições internas de automóvel novo de passageiro de fabricação nacional, destinados à operacionalização de conselho tutelar municipal; reduzir para 6% a carga tributária nas operações de energia elétrica destinadas às instituições públicas de ensino superior.

Outras alterações do projeto são as autorizações para o Governo do Estado reduzir para 18% a carga tributária nas prestações de serviços de comunicação, exceto telefonia, destinados às universidades públicas; isentar o ICMS relativo à parcela da subvenção da tarifa de energia elétrica no fornecimento a consumidores enquadrados na "subclasse residencial de baixa renda"; e reduzir para até 3% a carga tributária nas operações internas com gás natural veicular, gasolina e álcool para fins carburantes, com destino a cooperativas de táxis para uso por seus cooperados.

O projeto também autoriza o Governo do Estado a realizar parcelamento de débitos fiscais relacionados com o ICM e o ICMS, suas multas e demais acréscimos legais, vencidos até 31 de outubro de 2007, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados, nos termos dos Convênios ICMS nºs 51, de 18 de abril de 2007, e 107, de 10 de setembro de 2007.

O débito consolidado poderá ser pago à vista, com 90% de redução de multas, 70% de redução de juros, em duas parcelas iguais e sucessivas, 88% de redução de multas, 68% de redução de juros; em três parcelas iguais e sucessivas, com 86% de redução de multas e 66% de redução de juros; em quatro parcelas iguais e sucessivas, com 84% de redução de multas e 64% de redução de juros; em cinco ou em até 180 parcelas iguais e sucessivas, com redução de 50% das multas punitivas e moratórias e 40% dos demais acréscimos e encargos.

O projeto agora será encaminhado para a sanção do governador.

Inovação tecnológica, taxa ambiental e imposto da herança

O PL 30/07, de autoria do governador, que dispõe sobre a inovação tecnológica e as parcerias estratégicas entre as instituições oficiais de ensino e pesquisa e a iniciativa privada para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, foi aprovado em 1o turno, na forma do substitutivo no 3, apresentado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

O projeto tem como objetivo incentivar a inovação tecnológica no Estado e abre a possibilidade de pesquisadores de instituições estatais se licenciarem para desenvolver pesquisas em empresas privadas. Além disso, prevê também a possibilidade de compartilhamento das instalações das instituições oficiais com entidades sem fins lucrativos e empresas privadas, entre outras ações.

O substitutivo no 3 promoveu aperfeiçoamentos técnicos no projeto. As emendas 1 e 6 foram rejeitadas e as emendas 2 a 5 ficaram prejudicadas com a aprovação do substitutivo. Todas essas emendas foram apresentadas em Plenário e tratavam da retirada de dispositivos considerados desnecessários à matéria. O projeto, agora, será enviado à Comissão de Educação para apreciação em 2o turno, antes de ser novamente votado em Plenário.

Também foi aprovado em 1o turno o PL 1.583/07, do governador, que altera a Lei 14.940, de 2003, que institui o Cadastro Técnico Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Estado.

A proposição foi aprovada na forma do substitutivo no 1, apresentado pela FFO, que não altera o conteúdo do projeto, mas dá nova redação à proposição, com o objetivo de vincular os parâmetros de classificação de empresa à legislação federal, possibilitando que eles sejam automaticamente alterados sem a necessidade do Poder Executivo apresentar novo projeto quando da sua alteração no âmbito federal.

Um dos objetivos do projeto é ajustar os valores da receita bruta das micro e pequenas empresas ao disposto na Lei Complementar Federal 123, de 2006, que institui o Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa. O PL 1.583/07 iguala as faixas de classificação das empresas do Estado à classificação federal, que considera a receita bruta anual. A requerimento do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), aprovado durante a reunião, o projeto será encaminhado à Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, para apreciação em 2o turno, antes de enviada à FFO.

O Plenário aprovou, também em 1o turno, o PL 1.584/07, do governador, que dispõe sobre o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). O objetivo é ajustar a Lei 11.441, de 2007, que altera dispositivos do Código de Processo Civil, dispondo sobre a separação, o divórcio, o inventário e a partilha extrajudiciais.

O projeto foi aprovado na forma do substitutivo no 3, da FFO, que incorporou sugestões de quatro emendas apresentadas em Plenário - e prejudicadas com a aprovação do substitutivo -, e outras modificações sugeridas pelos parlamentares. No que diz respeito à isenção relativa à transmissão causa mortis, por exemplo, objeto de três das quatro emendas, a nova proposta pretende elevar para 40 mil Ufemgs o valor do imóvel residencial a ser beneficiado com a isenção, que alcança também fração ideal desse imóvel, permitindo que o monte partilhável contenha outros bens móveis. O projeto foi encaminhado para a apreciação da FFO em 2o turno.

Projetos do Tribunal de Contas também são aprovados

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 34/07, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi aprovado em 1o turno. O objetivo da proposição, que reorganiza o tribunal, é dar mais agilidade à tramitação de processos e adequar o funcionamento do TCE à sistemática implementada pela Emenda à Constituição Estadual 78, de 2007, que abre a possibilidade para que o órgão seja dividido em câmaras a serem renovadas periodicamente.

O projeto também altera a estrutura organizacional do tribunal, que será integrada pela Auditoria, pelo Ministério Público junto ao órgão, pelo Tribunal Pleno, pelas câmaras, pela Presidência e Vice-presidência, pela Corregedoria, pela Ouvidoria e pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, além dos Serviços Auxiliares. O projeto foi aprovado pelo sistema nominal, com 39 votos a favor e um contra, com 14 emendas apresentadas pela CCJ, oito da Comissão de Administração Pública e 21 da FFO. Foram rejeitadas ainda quatro emendas da CCJ.

As emendas incluem, por exemplo, a determinação de que compete ao presidente do tribunal, além de publicar, também assinar o Relatório de Gestão Fiscal exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a definição de critérios para a indicação de auditores e procuradores do Ministério Público, quando da indicação para ocupar a vaga de conselheiro, e o acréscimo de duas competências às atribuições de auditor, no que tange à substituição de conselheiro no caso de vacância para compor quórum das sessões.

Outro exemplo de modificação trazida pelas emendas é o acréscimo de atribuições do Tribunal Pleno para deliberar acerca de processos administrativos disciplinares envolvendo membros do órgão. O projeto, agora, será encaminhado à Comissão de Administração Pública para apreciação em 2o turno.

Ainda sobre o TCE, foi aprovado em 1o turno o PL 1.760/07, de autoria do tribunal, que dispõe sobre o Quadro de Cargos dos Serviços Auxiliares da Secretaria do órgão. O projeto cria cargos de provimento efetivo e de provimento em comissão de recrutamento restrito a servidores efetivos. A matéria transforma, ainda, o cargo de diretor tesoureiro em cargo de diretor adjunto e promove a extinção do cargo de supervisor V.

A proposta visa à adequação do quadro de pessoal à necessidade de implantação da nova sistemática de funcionamento dos órgãos do tribunal, notadamente das câmaras, em decorrência da Emenda à Constituição do Estado 78, de 2007. A emenda remeteu para a lei a definição das Câmaras do Tribunal e suas respectivas competências. A proposição foi aprovada na forma do substitutivo no 1, da CCJ, que aprimora sua técnica legislativa, e agora será encaminhada à Comissão de Administração Pública, para apreciação em 2o turno, antes de retornar ao Plenário para votação.

Empréstimos internacionais e reajuste do Iepha

O Plenário aprovou, também em 1o turno, o PL 1.879/07, do governador, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), para financiar programas nas áreas de resultado contempladas pelo Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, como rede de cidades e serviços, defesa social e redução da pobreza e inclusão produtiva; em projetos estruturadores previstos no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) no período de 2008 a 2011; e para a quitação de dívidas. A proposição foi aprovada com a emenda no 1, da FFO, que retirou do texto a possibilidade de utilização de recursos do Fundo de Participação dos Municípios como contragarantia à União. O projeto agora retorna à FFO para apreciação em 2o turno.

Também foi aprovado em 1o turno o PL 598/07, do governador, que altera a Lei 15.522, de 2005, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinada à execução do Programa de Eletrificação Rural do Noroeste do Estado (Pronoroeste). O empréstimo teria como objetivo ressarcir a Cemig Distribuição S.A. pelos gastos com a execução do Pronoroeste, num total de US$ 10 milhões. Além disso, o projeto designa a subsidiária como agente executor do programa, atendendo a determinação do governo federal. A proposição foi aprovada na forma do substitutivo no 1, da CCJ, que faz alterações formais no texto, sem modificar seu conteúdo, e agora será encaminhada à FFO para apreciação em 2o turno.

Outro projeto aprovado em 1o turno é o PL 1.876/07, do governador, que reajusta os valores das tabelas de vencimento básico das carreiras do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). O projeto, que foi aprovado na forma original, modifica ainda os critérios de cálculo do Adicional de Desempenho (ADE). Segundo a matéria, os reajustes são diferenciados para cada cargo, com variação média de 13,62%. A proposição ainda cria cargos de provimento em comissão e funções gratificadas, com o objetivo de adequar o número de cargos e de funções da estrutura organizacional do Iepha. A proposição agora será encaminhada para a Comissão de Administração Pública para apreciação em 2o turno.

Outros projetos aprovados em 1o turno

* PL 18/07, do deputado Eros Biondini (PHS), que obriga o fornecimento gratuito de veículos motorizados para facilitar a locomoção de deficientes físicos e idosos. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo no 1, da CCJ, que teve como objetivo garantir a oferta gratuita de "qualquer veículo que facilite a locomoção" dos idosos e deficientes em edifícios públicos. Com a alteração, o projeto muda a Lei 11.666, de 1994, que tornou obrigatória a oferta de cadeiras de rodas em edifícios públicos. A proposição agora será encaminhada para a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, para apreciação em 2o turno.

* PL 56/07, do deputado Weliton Prado (PT), que cria o Programa Estadual de Produção Alimentar em Pequenas Propriedades, foi aprovado na forma do substitutivo no 2, da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, que incluiu entre as incumbências do Estado a realização de programas tecnicamente orientados de produção de sementes com o envolvimento dos agricultores beneficiados. O projeto tem como objetivo prover o pequeno produtor e o agricultor familiar de sementes melhoradas de alta qualidade e, assim, proporcionar o aumento da produção de renda, bem como evitar o êxodo rural. A proposição, agora, será encaminhada para a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial para apreciação em 2o turno.

* PL 389/07, do deputado Antônio Júlio (PMDB), que torna obrigatório o oferecimento de cardápios em braille nos restaurantes e bares do Estado. O projeto foi aprovado com as emendas 1, da CCJ; e 2, da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. A primeira emenda suprime do artigo 2o do projeto o prazo para que o Poder Executivo regulamente a matéria, por se tratar de ingerência indevida nas atividades desse poder, e estabelece multas para os estabelecimentos que não cumprirem a norma; e a segunda emenda apenas aperfeiçoou a redação da proposição. O projeto, agora, será encaminhada à Comissão do Trabalho.

* PL 641/07, do deputado Paulo Guedes (PT), que foi aprovado em 1o turno, dispõe sobre a reserva de vaga para pessoas deficientes em estágio em órgão das administrações públicas direta e indireta do Estado. O objetivo é assegurar 5% das vagas para os deficientes. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo no 1, da CCJ, que tornou facultativa a reserva de vagas. A futura norma alteraria, então, a Lei 12.079, de 1996, que regulamenta o estágio no serviço público. Agora a matéria será encaminhada à Comissão de Administração Pública.

* PL 700/07, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que estabelece normas de segurança para carga e descarga de valores em estabelecimentos financeiros. O projeto proíbe as operações de carga e descarga em vias públicas - elas deverão ser feitas em locais protegidos no interior dos estabelecimentos. O projeto foi aprovado com as emendas no 1 e 2, da CCJ. A emenda no 1 retira a atribuição de competências para órgãos do Executivo, o que contraria o princípio de autonomia dos poderes; e a emenda no 2 suprime a previsão de regulamentação da futura lei no prazo de 90 dias. O projeto será encaminhado para a Comissão de Segurança Pública para apreciação em 2o turno.

* O PL 1.770/07, do governador, foi aprovado no sistema nominal, com 44 votos a favor e nenhum contra. O projeto altera a Lei Delegada 123, de 2007, que dispõe sobre a estrutura orgânica da Secretaria de Estado da Fazenda; a Lei Delegada 174, de 2007, que dispõe sobre o Grupo de Direção e Assessoramento do Quadro Geral de cargos de provimento em comissão a as funções gratificadas da administração direta do Poder Executivo; e Lei Delegada 175, de 2007, que dispõe sobre o Grupo de Direção e Assessoramento do Quadro Geral de Cargos de Provimento em Comissão e funções gratificadas da administração autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Entre as mudanças propostas pelo projeto, está a criação de três novas Superintendências Regionais da Fazenda. O projeto foi aprovado com as emendas nos 1 a 5, da CCJ; e 6, da Comissão de Administração Pública. A emenda no 1 faz uma correção no texto original porque os vice-diretores do Colégio Tiradentes estavam incluídos erroneamente no quadro de cargos de provimento em comissão do Estado. As emendas nos 2 a 5 também fazem alterações formais, sem interferir no conteúdo do texto. A emenda no 6 tem o objetivo de manter a regra para a fixação do quantitativo chamado de FGD-unitário para cada órgão do Poder Executivo, que o projeto pretendia extinguir. O PL 1.770/07 agora será encaminhado à Comissão de Administração Pública para apreciação em 2o turno.

* PL 1.854/07, do governador, que altera as Leis 11.730, de 1994; 15.301, de 2004; 15.470, de 2005; e 15.961, também de 2005. A matéria dispõe sobre pontos relativos à remuneração do servidor público do Poder Executivo e sobre retificações específicas na legislação de pessoal. Dessa forma, a proposição altera várias leis que tratam de política remuneratória de servidor do Executivo e cria a Gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (Gedama). De acordo com o projeto, a Gedama será atribuída mensalmente aos servidores em efetivo exercício, mediante pontuação aferida com base na escolaridade, tempo de serviço e avaliação de desempenho individual.

A matéria foi aprovada na forma do substitutivo no 1, da CCJ, com a emenda no 1, da FFO. O substitutivo adequou o projeto à forma regimentalmente prevista para sua tramitação, tendo sido desmembrado para que artigo que trata da utilização de recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas (Fhidro) passe a constituir uma nova proposição. Além disso, incorporou norma relativa à alteração da Lei 15.467, de 2005, que trata das atribuições dos cargos das carreiras do Grupo de Atividade de Cultura. A emenda no 1 suprime o artigo 4o e o anexo II do projeto, que dispunham sobre a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. O projeto agora será encaminhado à Comissão de Administração Pública para apreciação em 2o turno.

Projetos aprovados em 2o turno

Foi aprovado em 2o turno o PL 1.414/07, do governador, que altera o artigo 1o da Lei 12.688, de 1997, que exclui da doação à Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte algumas áreas do prédio do Cardiominas e transfere para o Ipsemg. O projeto foi aprovado na forma do vencido em 1o turno, com as emendas 1 a 3, apresentadas pela FFO. O projeto altera a Lei 15.779, de 2005, para mudar os pavimentos do edifício a serem destinados ao Ipsemg.

As transferências serão feitas mediante o pagamento dos valores proporcionais às áreas recebidas em relação ao valor total contratado para as obras de construção do edifício. As emendas alteram a redação da matéria e tratam de novo nome para o ambulatório do Ipsemg e da revogação de reservas de garagem para o mesmo órgão no prédio. O projeto, agora, será encaminhado para a sanção do governador.

Doação de imóveis - Também em 2o turno, foi aprovado o PL 524/07, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a doar ao município de Jequeri imóvel com área de 232,07 m2, para construção da sede da Câmara Municipal. A proposição foi aprovada na forma do vencido em 1o turno. O projeto será enviado à sanção do governador.

Foi aprovado também em 2o turno o PL 1.404/07, do deputado Mauri Torres (PSDB), que autoriza o Executivo a doar ao município de Nova Era imóvel com área de 1.396 m2, a fim de construir palco fixo para a realização de eventos culturais. A proposição foi aprovada na forma do vencido em 1o turno. O projeto será enviado para a sanção do governador.

 

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