Presidente da Teksid Nafta-Mercosul é Cidadão Honorário de MG

O presidente da Teksid Nafta-Mercosul e da Câmara de Comércio e Indústria Ítalo-Brasileira de Minas Gerais, Giacomo A...

14/12/2007 - 00:01
 

Presidente da Teksid Nafta-Mercosul é Cidadão Honorário de MG

O presidente da Teksid Nafta-Mercosul e da Câmara de Comércio e Indústria Ítalo-Brasileira de Minas Gerais, Giacomo Angelo Regaldo, recebeu nesta quinta-feira (13/12/07), durante Reunião Especial realizada no Plenário da Assembléia Legislativa, o Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais. A comenda foi concedido pelo governador, por meio do decreto publicado no ano passado. O requerimento que solicitou a concessão do título foi apresentado na legislatura anterior pelo ex-deputado e ex-presidente da ALMG, Agostinho Patrús.

O deputado Agostinho Patrús Filho falou em nome do ex-deputado. Ele lembrou que Giacomo Regaldo chegou ao Brasil em 1977 para assumir a Diretoria de Suprimentos da Teksid, uma empresa de fundição moderna de gusa líquido, que atende várias indústrias automobilísticas no Brasil. Giacomo nasceu na região de Piemonte, no Noroeste da Itália, e é graduado em Ciências Políticas pela Universitá degli Studi di Torino. Em 2003, foi eleito Homem do Ano da Indústria de Fundição do Brasil, prêmio concedido pela Associação Brasileira de Fundição. Em 2005, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e, em 2006, foi condecorado pelo governo italiano com a comenda "Ordine al Merito Della Repubblica Italiana".

Regaldo lembrou que os estrangeiros, que são designados para trabalhar em outros países, vivem fases muito distintas de adaptação. Em um primeiro momento, há o confronto com a nova realidade, quando tudo é "questionável e comparável", depois se aprende a conviver com a cultura da região, até o instante em que se define a permanência. Para o homenageado, receber o Título de Cidadão Honorário eqüivale a receber uma nova certidão de nascimento, e ser registrado em um novo local.. "Eu morria de inveja de vocês por serem mineiros de verdade, agora troco a inveja pelo orgulho: já sou mineiro, uai!" observou.

O 1º- secretário da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou que a Teksid do Brasil gerou, em Betim, quase 4 mil empregos, fabricando anualmente 300 mil toneladas de peças fundidas em ferro nodular. É fornecedora da Fiat, assim como da GM, Renault, Ford e Volkswagen, e exporta 40% da sua produção. O 1º- secretário destacou ainda, que Giacomo Angelo Regaldo atuou inicialmente na Teksid do Brasil, depois assumiu a direção da Teksid do México e em seguida se responsabilizou pelas operações do maior grupo de fundição do mundo nas áreas da nafta e do Mercosul. Giacomo Ângelo Regalo é também vice-presidente da Associação Brasileira de Fundição e do Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715