Gás natural pode trazer desenvolvimento ao Noroeste de Minas

O Noroeste de Minas deve se preparar para as oportunidades de desenvolvimento trazidas pelo gás natural que a Petrobr...

11/12/2007 - 00:00
 

Gás natural pode trazer desenvolvimento ao Noroeste de Minas

O Noroeste de Minas deve se preparar para as oportunidades de desenvolvimento trazidas pelo gás natural que a Petrobras está pesquisando na região. Para disseminar as informações a respeito dessas pesquisas, o deputado Almir Paraca (PT) pediu a realização de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais em Brasilândia de Minas. A reunião está marcada para as 10 horas desta sexta-feira (14/12/07), na sede da Câmara Municipal. Brasilândia fica a 493 km de Belo Horizonte, próxima a João Pinheiro.

Estão convidados para prestar informações e debater o gás natural autoridades e especialistas do Ministério das Minas e Energia, da Petrobras, do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Codemig, da Agência Nacional do Petróleo, do Igam-MG, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Renováveis e da Assessoria de Apoio à Agricultura Familiar, além do prefeito municipal de Brasilândia de Minas.

O deputado Almir Paraca reuniu informações esparsas sobre as pesquisas que estão sendo realizadas pela Petrobras nas bacias do São Francisco e do Paracatu. Em Buritizeiro, próximo a Pirapora, fica o Remanso do Fogo, onde o gás aflora num brejo e se incendeia espontaneamente. Estudos não conclusivos estimam que exista na região um reservatório de gás natural da ordem de 1 trilhão de metros cúbicos, que seria suficiente para abastecer o Brasil durante 60 anos, sem depender da Bolívia. Perfurações foram feitas em Curvelo e Corinto, mas a empresa não informa se as jazidas encontradas têm valor comercial.

"É certo que, na década de 90, quando foram feitas as primeiras prospecções, a matriz energética brasileira não tinha ênfase no gás natural como atualmente. Com a insegurança gerada pelo comportamento das autoridades bolivianas, a pesquisa de gás natural tornou-se prioritária para o desenvolvimento nacional", explica o deputado Almir Paraca, que espera ver a criação de muitos empregos diretos e indiretos e a movimentação da economia do Noroeste de Minas.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715