Plenário aprova em 1º turno projeto que extingue o Fundomaq

O Projeto de Lei (PL) 1.807/07, do governador do Estado, que extingue o Fundo Máquinas para o Desenvolvimento (Fundom...

05/12/2007 - 00:01
 

Plenário aprova em 1º turno projeto que extingue o Fundomaq

O Projeto de Lei (PL) 1.807/07, do governador do Estado, que extingue o Fundo Máquinas para o Desenvolvimento (Fundomaq), foi aprovado, em 1o turno, pelo Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na Reunião Extraordinária da manhã desta quarta-feira (5/12/07). A proposição, que tramita em regime de urgência, foi aprovada na forma do substitutivo no 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e com a emenda no 1, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

O projeto tem o objetivo de antecipar o prazo de vigência do Fundomaq, que, anteriormente, era até 31 de agosto de 2008, para a data de publicação da nova lei, e cancela os convênios firmados entre o Estado e as prefeituras para a aquisição de equipamentos com recursos do fundo. A intenção do PL é regularizar a situação dos municípios, uma vez que a operação vem sendo questionada pela Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, pelo fato da transação ter configurado um arrendamento mercantil entre Estado e municípios, o que não seria permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com o substitutivo no 1, da CCJ, as máquinas ficarão à disposição das prefeituras por até 120 dias, contados a partir da data de publicação da lei. Os municípios teriam, então, a opção de continuarem com as máquinas ou devolvê-las para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em perfeitas condições de uso. Se a opção for por devolver as máquinas, as prefeituras receberão metade dos valores pagos ao Estado a título de contrapartida financeira.

A emenda no 1, da FFO, também aprovada na reunião, altera o artigo 5o do substitutivo da CCJ, e autoriza o Estado, suas autarquias e empresas públicas a participarem, com os municípios do Estado, de fundo de investimento que venha a ser criado pela União ou por estados, para arrecadar recursos, destinados à aplicação em máquinas, veículos e equipamentos para obras de infra-estrutura e transportes.

Projeto sobre contas em braille é aprovado

O Plenário aprovou, também em 1o turno, o PL 27/07, de autoria do deputado Ivair Nogueira (PMDB), que assegura aos portadores de deficiência visual o direito de receber os boletos de pagamento de contas de água, energia elétrica e telefone confeccionados em braille. A proposição determina que os boletos devam ser fornecidos sem custo adicional e que os deficientes visuais devam solicitá-los na empresa prestadora de serviços. O projeto foi aprovado na forma original e será encaminhado para a FFO, para apreciação em 2o turno.

Exames - Foi aprovado ainda, em 2o turno, o PL 458/07, da deputada Ana Maria Resende (PSBD), que obriga a realização de exames para diagnóstico da infecção pelo HTLV pelos hospitais públicos do Estado, que ficariam obrigados a oferecer tratamento para a doença, que pode causar complicações neurológicas e leucemia. A proposição foi aprovada com as emendas nos 1 e 2, da Comissão de Saúde, apresentadas em 2o turno. A emenda no 1 determina que, nas regiões do Estado em que a incidência do vírus é maior, todas as gestantes sejam examinadas; e a emenda no 2 determina que o Poder Público divulgue o disposto na lei e adote medidas para orientar as equipes que atuam em programas voltados para a saúde da mulher. A proposição, agora, será encaminhada para a sanção do governador.

Doação de imóvel - Três projetos que autorizam o Poder Executivo a doarem imóveis a municípios do Estado foram aprovados em 2o turno. O PL 1.480/07, do deputado Sebastião Helvécio (PDT), autoriza o governo a doar, à cidade de Itabirinha de Mantena, imóvel com área de 2 mil m2 para a construção de unidades habitacionais. A proposição foi aprovada com emenda da FFO, que corrige o nome do município, para apenas Itabirinha. O PL 1.481/07, de autoria do mesmo parlamentar, autoriza o Poder Executivo a doar, também a Itabirinha, terreno com área de 400 m2 para edificação de unidade de saúde. O projeto recebeu emenda da FFO, que, assim como no projeto anterior, corrige o nome da cidade. Finalmente, o PL 1.645/07, do deputado José Henrique (PMDB), autoriza o Governo do Estado a doar, ao município de Fernandes Tourinho, cinco terrenos edificados, sendo três com área de 2 mil m2, um com 2.263,60 m2 e outro com 1.600 m2, destinados ao funcionamento de projetos sociais de interesse da municipalidade. O projeto foi aprovado na forma original. As três proposições, agora, serão encaminhadas para a sanção do governador.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715