Assembléia homenageia Declaração dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos está fazendo 59 anos e a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em parce...

03/12/2007 - 00:00
 

Assembléia homenageia Declaração dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos está fazendo 59 anos e a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com o Governo do Estado, aproveita a ocasião para comemorar a data com uma série de eventos que integram a Semana Cultural Comemorativa do 59º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entre as atividades, um debate público na segunda-feira (10/12/07) terá a presença de autoridades e de diversos representantes da sociedade civil que atuam junto a movimentos sociais. O evento começa às 8h30, no Plenário da Assembléia, e terá duas mesas de debates, além de palestra da professora do Departamento de Estudos pela Paz, da Universidade de Bradford, na Inglaterra, doutora Fiona Macaulay. O deputado Durval Ângelo (PT) foi o autor do requerimento que originou o debate. No mesmo dia, uma feira de artigos produzidos pelos movimentos sociais ocorre das 8h30 às 12h45, na ALMG. Também haverá a entrega solene do "Livro Negro do Terrorismo no Brasil".

Arquivos secretos - Em audiência no dia 13 de junho deste ano, realizada para discutir uma série de reportagens publicadas pelo jornal Estado de Minas referentes à ação do Exército durante o regime militar, um dos convidados foi o autor das reportagens, Lucas Figueiredo. Ele confirmou ter tido acesso a um livro sigiloso produzido pelo Exército Brasileiro, intitulado Livro Negro do Terrorismo. Segundo o jornalista, a obra contém arquivos secretos que tratam de tortura, morte e desaparecimento de 23 presos políticos. Foi a partir dela que começou a levantar as informações contidas nas matérias publicadas em abril deste ano.

Na ocasião, Durval Ângelo elogiou o trabalho do jornalista e reafirmou a necessidade urgente da abertura total e irrestrita dos arquivos da ditadura. "As liberdades democráticas estão em risco neste País. Para construirmos um novo ideal de justiça social, temos que resgatar essas experiências, a fim de que possamos sensibilizar as novas gerações e, assim, preservar nossa memória política", afirmou. O livro que será entregue oficialmente ao arquivo público é uma cópia entregue pelo jornalista à Comissão de Direitos Humanos, atendendo a requerimento dos deputados Rui Muniz (DEM) e Durval Ângelo.

Programação - A semana cultural tem o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Defesa Social, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, do Centro de Referência de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado de Minas Gerais, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, e do Escritório de Direitos Humanos de Minas Gerais.

Confira a programação:

Debate Público "Os 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos"

Dia 10 de dezembro de 2007

Local: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, das 8h30 às 12h45

8h30 - Abertura Solene - com o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Também integram a mesa o ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais, Lúcio Urbano Silva Martins; o procurador-geral do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; o defensor público Geral do Estado de Minas Gerais, Leopoldo Portela Júnior; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Custódio Mattos; o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Orlando Adão; o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Emely Vieira Salazar; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Robson Andrade; o procurador de Justiça do Ministério Público Federal, Fernando Almeida; a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia Antunes Rocha; o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos; o defensor público Federal, Gustavo Zorteia; e o subsecretário de Estado de Direitos Humanos, João Batista de Oliveira.

9h15 - Mesa 1: Conjuntura Atual e Desafios em Defesa dos Direitos Humanos. O coordenador será o deputado Durval Ângelo. Estarão na mesa o subsecretário de Estado de Administração Prisional, Genilson Zeferino; o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Rodrigo Filgueira de Oliveira; o defensor Público Estadual, Gustavo Corgozinho Oliveira; o procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Afonso Henrique de Miranda Teixeira; o ouvidor de Polícia de Minas Gerais, Paulo Vaz Alckmin; o comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Hélio dos Santos Júnior; a superintendente de Integração de Política de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Márcia Martini; e o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Antonio Monteiro de Castro.

10h30 - Coffee Break

11h - Entrega Solene do "Livro Negro do Terrorismo no Brasil"

11h10 - Mesa 2: Direitos Humanos e Movimentos Sociais. O coordenador será o deputado João Leite (PSDB). Palestra da professora do Departamento de Estudos pela Paz, da Universidade de Bradford, Inglaterra, doutora Fiona Macaulay. Entre os debatedores, a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Emely Vieira Salazar; o presidente do Sindicato de Jornalistas do Estado de Minas Gerais, Elian Guimarães Oliveira; o presidente do Conselho Estadual de Participação e Integração da Comunidade Negra, Williman Estefany da Silva; a coordenadora do Nzinga Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte, Benilda Regina de Paiva; a presidente da Associação de Travestis e Transexuais de Minas Gerais, Walkíria Laroche; a presidente da Associação das Profissionais do Sexo, Maria dos Anjos Pereira Brandão; o representante do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva, Hélcio Pacheco; e o representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Maurício Peçanha.

Veja também a programação da Semana Cultural dos 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

* Terça-feira (11/12/07)

14h

- Lançamento do Guia de Direitos Humanos GLBT do Centro de Referência de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público Estadual.

- Mesa de debate "Direito Homoafetivo na Perspectiva dos Direitos Humanos", com o expositor Dimitri Sales, assessor jurídico da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo. São debatedores o advogado do Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania GLBT da Prefeitura de Belo Horizonte, Rodolfo Compart de Moraes; o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Rodrigo Filgueira de Oliveira; e o diretor do Escritório de Direitos Humanos do Estado Minas Gerais, Marcelo Dayrell Vivas.

Local: Auditório Vermelho do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Edifício Castelar Guimarães, avenida Álvares Cabral, 1690, 1º andar

19h

- Palestra "Direitos Humanos em Tempos de Neoliberalismo", com o teólogo e escritor Leonardo Boff. Local a confirmar.

* Quarta-feira (12/12/07)

16 horas

- Teatro de rua, com a Trupe A torto e a Direito. Programa Pólos de Cidadania, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais

- Apresentação de dança, com o Grupo de Dança Afro 1ª Dança. Programa Fica Vivo, da Secretaria de Estado de Defesa Social. Local a confirmar.

* Quinta-feira (13/12/07)

18h às 20h

- Lançamento de livro e debate "Retalhos da Tortura", de Walter Teófilo Rocha Garrocho. Como debatedora, a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Emely Vieira Salazar.

- Apresentação da Crepúsculo Companhia de Dança, com fragmento do Espetáculo "Afecto"

Local: Anexo da Biblioteca Pública Estadual, Edifício Professor Francisco Iglesias, rua Bahia, 1889.

* Sexta-feira (14/12/07)

14h às 18h

- Exibição do filme "Estamira" e debate com o filósofo e professor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Pe. Henrique de Moura Faria; e o psiquiatra e professor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Mark Napoli Costa.

Local: Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), avenida Contorno, 4520, 1º andar.

19h

- Seresta com o Movimento de Luta Pró-Idoso - Dupla Estilo. Local: Praça da Liberdade

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715