Evento que marca primeiro ano do Ceac tem mais de 300
participantes
Com mais de 300 inscritos, teve início na manhã
desta quarta-feira (28/11), no auditório da Escola do Legislativo, o
encontro "Legislativo, comunicação e cidadania", que faz parte das
comemorações do primeiro aniversário do Centro de Apoio às Câmaras
(Ceac), da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O evento vai até
a próxima sexta-feira (30/11), com atividades das 8h30 às 17h.
Participaram da abertura o diretor de Comunicação Institucional da
Assembléia, Lúcio Pérez; o gerente-geral da Escola do Legislativo,
Alaôr Messias; a coordenadora de Cerimonial e Relações Públicas,
Luisa de Marilac; e a coordenadora do Ceac, Daniela Santiago.
Daniela Santiago apresentou um balanço do primeiro
ano do centro, no qual foram processadas mais de 700 demandas de
vereadores e servidores de câmaras. Segundo ela, o boletim
eletrônico enviado semanalmente já conta com mais de dois mil
assinantes de cerca de 500 municípios. Também foi lançado nesta
quarta-feira o "Manual de solenidades e eventos institucionais -
Coleção câmaras municipais", elaborado pela equipe do Ceac.
A palestrante, Daniela Santiago, disse que o Ceac,
este ano, conseguiu trabalhar em conjunto com os vários outros
setores da Assembléia, em uma perspectiva de parceria com as câmaras
municipais. Na palestra foram mencionadas vários planos para a
melhorar a interlocução com as câmaras municipais; entre eles,
buscar informações sobre as câmaras para se relacionar com elas, e
para fazê-las se relacionarem entre si. Serão registrados
principalmente dados como: perfil das câmaras, se ela tem sede
própria, nomes e e-mails de vereadores, se elas são informatizadas
ou não, entre outras informações. Esses dados serão integrados à
base de dados da ALMG.
De acordo com a palestrante, em parceria com a
Escola, mais de 2500 vereadores e servidores de câmaras participaram
dos cursos ministrados este ano. Uma parceria com o Tribunal de
Contas está sendo estabelecida para o apoio no processamento de
algumas demandas e serão criadas ferramentas para o contato entre as
câmaras, e também para aumentar o número de municípios que recebem o
boletim eletrônico do Ceac.
Oficinas de capacitação para servidores
Após a abertura, o público foi dividido em duas
turmas, para participarem da primeira oficina, cujo tema foi
cerimonial público, treinamento e capacitação baseados no Manual de
solenidades e eventos. Participaram vereadores e servidores de
câmaras de municípios do interior de Minas. A primeira turma com
cerca de 40 alunos, e a segunda com cerca de 60 alunos. Na turma
maior, a oficina foi conduzida por Eliane Bahmed, do Ceac e Vera
Assis, relações públicas da ALMG. Já na turma menor, a oficina foi
conduzida por Cláudia Vaz, do Cerimonial da Câmara Municipal de Belo
Horizonte.
Nesta quinta-feira (29), segundo dia do encontro,
as oficinas serão sobre ações de educação para a cidadania. Os
participantes receberão o Kit Cidadania, produzido pela Escola do
Legislativo para orientar o trabalho da Câmaras Municipais. Na
sexta-feira (30) as oficinas serão sobre redação parlamentar, quando
os participantes receberão o Manual de Redação parlamentar, também
editado pela ALMG.
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