Última semana de novembro terá dez eventos com convidados

Cinco reuniões na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, três audiências públicas no interior, uma visita e um debat...

23/11/2007 - 00:00
 

Última semana de novembro terá dez eventos com convidados

Cinco reuniões na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, três audiências públicas no interior, uma visita e um debate público. Esses são os 10 eventos que marcam a última semana do mês de novembro na ALMG, entre 26 e 30/11/07. Esse período reserva espaço também para duas reuniões especiais, homenageando a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais (Ftiemg) e o ex-deputado Manoel Conegundes da Silva. Haverá ainda um encontro do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) sobre Legislativo, Comunicação e Cidadania.

Já na segunda-feira (26), a Comissão de Cultura viaja até Cataguases, Zona da Mata, para debater a concessão de incentivo fiscal para estimular projetos culturais dessa região do Estado. Participam do encontro, requerido pela deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM), representantes de entidades ligadas ao setor e da Secretaria de Estado de Cultura. O evento será no Instituto Francisca de Souza Peixoto (Praça Manoel Inácio Peixoto, 96, Centro), às 9 horas.

Também na segunda, a Comissão de Direitos Humanos debate, às 14 horas, no Teatro da Assembléia, a diplomacia parlamentar. De acordo com o deputado Durval Ângelo (PT), presidente da comissão e autor do requerimento pela reunião, a globalização deve aproximar também os parlamentares, e não unificar somente a economia e o mercado.

Montes Claros - A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial vai a Montes Claros na terça-feira (27) para debater a produção de etanol e biodiesel no Norte de Minas. A audiência, solicitada pelos deputados Carlos Pimenta (PDT) e Antônio Carlos Arantes (PSC), será realizada às 10 horas, na Sociedade Rural de Montes Claros (Praça Lindolfo Laughton, 1.373 - Bairro São João). A Petrobras vai inaugurar uma usina de biodiesel na cidade no ano que vem, e os dois parlamentares estão preocupados com a possibilidade de falta de matéria-prima para a produção do combustível.

Nesse mesmo município do Norte de Minas acontece outra reunião na quarta-feira (28), da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática. Estarão em debate questões como a autonomia e a estrutura universitárias, a cobrança de contribuição ao Ipsemg e as condições de trabalho na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A reunião, solicitada pelos parlamentares Deiró Marra (PR) e Elisa Costa (PT), acontece no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unimontes (campus universitário Darcy Ribeiro, prédio 6, Vila Mauricéia), às 10 horas.

Questões trabalhistas na Cemig serão debatidas

Uma reunião conjunta das comissões do Trabalho, da Previdência e da Ação Social e de Participação Popular acontece também na quarta-feira (28), às 15h45, no Plenarinho I. O assunto debatido, a requerimento do deputado Carlin Moura (PCdoB), será a terceirização da mão-de-obra na Cemig e a campanha salarial dos eletricitários mineiros em 2007. Foram convidados para a reunião o diretor-presidente da Cemig, Djalma Morais; a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Luciana Marques Coutinho; e o coordenador-geral do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais, Wilian Vagner Moreira.

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização recebe convidados também na quarta-feira, às 16 horas, no Auditório, atendendo a requerimento dos deputados Almir Paraca e Padre João, do PT. Será discutido o andamento dos Programas "Construção de Cisternas e de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semi-árido" e "Um Milhão de Cisternas Rurais". Os projetos são desenvolvidos, respectivamente, pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte Nordeste de Minas Gerais (Idene) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Abrindo as reuniões com convidados na quinta-feira (29) a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial se reúne às 10 horas, no Plenarinho II, a requerimento do deputado Doutor Viana (DEM). Será ouvida a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, que vai falar sobre os projetos desenvolvidos e os resultados alcançados pela secretaria.

Sistema prisional - O aperfeiçoamento dos sistemas de defesa social estadual e municipal será tema de debate, nesta quinta-feira (29), promovido pela Comissão de Segurança Pública. Os deputados vão discutir e avaliar, com os membros do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, a realidade do sistema prisional mineiro, com o objetivo de buscar alternativas para seu aprimoramento. A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), será às 14 horas, no Plenarinho IV. Foram convidados representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público do Estado, Conselhos Nacional de Política Criminal e Penitenciária e Estaduais de Criminologia e Penitenciário, Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícias Militar e Civil.

Debate público trata de direitos dos quilombolas

Os direitos dos remanescentes dos quilombos às terras que cultivam e ocupam serão o tema de um debate público, promovido pela Comissão de Direitos Humanos, na próxima sexta-feira (30). Especialistas e ativistas do movimento negro de diversas regiões do Brasil, como Amazonas, Pará, Maranhão e Bahia, foram convidados para expor a experiência de regularização fundiária em seus estados. O debate acontece no Plenário da Assembléia, a partir das 8h30, a requerimento do deputado Durval Ângelo.

"Em Minas, há cerca de 400 comunidades quilombolas reconhecidas e apenas uma foi regularizada: a de Peixe Cru, no município de Leme do Prado, que foi transferida devido à obra da Usina de Irapé. Nosso Estado está entre os mais atrasados no respeito aos direitos dos descendentes de escravos", esclarece o deputado.

A Comissão de Direitos Humanos participa, na quinta-feira, de um seminário sobre as alternativas para cumprimento de penas judiciais, às 14 horas, no Salão Paroquial da Igreja de São Pedro, em Ponte Nova. Um dos assuntos tratados será a chacina de 25 presos cometida por uma gangue rival dentro da cadeia pública da cidade, em 23 de agosto passado, que chocou os moradores e provocou uma reação para humanizar a situação dos presos.

Reuniões especiais - Duas reuniões especiais serão realizadas no Plenário, às 20 horas, nesta semana. Na quarta, serão comemorados os 50 anos da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais (Ftiemg), a requerimento do deputado Durval Ângelo. E na sexta-feira, a homenagem será para o ex-deputado estadual Manuel Conegundes da Silva, que recebe da ALMG o título de cidadão honorário do Estado. A solicitação é do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB).

Ceac - Como implantar um programa de educação para cidadania numa Câmara Municipal e quem seriam seus parceiros potenciais em atividades dessa natureza são algumas questões que serão debatidas no próximo Encontro Ceac: Legislativo, Comunicação e Cidadania, que será realizado entre 28 e 30 de novembro, na Escola do Legislativo, marcando o primeiro ano de funcionamento do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) da ALMG.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715