Deputados falam sobre direitos humanos, administração e seca

Três deputados subiram à tribuna durante a Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (14/11/07) para debater t...

14/11/2007 - 00:00
 

Deputados falam sobre direitos humanos, administração e seca

Três deputados subiram à tribuna durante a Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (14/11/07) para debater temas ligados a direitos humanos, administração pública e seca. O primeiro a se pronunciar foi o deputado Durval Ângelo (PT), que deu continuidade ao tema que o levou à tribuna na terça-feira (13), a tortura e morte do preso Agamenon Pereira do Nascimento por agentes penitenciários e policiais civis de Araguari, no Triângulo Mineiro. Durval informou que a juíza Soraia Brasileiro decretou a prisão do agente Welington Ribeiro Donato de Souza. Com isso, oito dos acusados já estão presos; e um deles, foragido.

O deputado narrou relatos de detentas que estavam próximas à cela onde Agamenon foi torturado. Segundo tais relatos, a cada pancada recebida, o preso dizia palavras de cunho evangélico, e que um dos agentes perguntava: "Onde está o seu Deus para te salvar agora?". Em apartes, os deputados Vanderlei Miranda (PMDB) e João Leite (PSDB), mostraram-se estarrecidos com o caso e manifestaram sua solidariedade a Durval Ângelo. A Comissão de Direitos Humanos estará em Araguari na próxima segunda-feira (18) para ajudar na apuração do caso.

A deputada Elisa Costa (PT) lembrou o primeiro aniversário da morte do militante petista e ex-prefeito de Governador Valadares João Domingos Fassarella. Ela falou sobre o trabalho desenvolvido por Fassarella na defesa da justiça social. Outro tema abordado pela parlamentar foi a duplicação da BR-381. Segundo a deputada, é muito importante para todo o Vale do Rio Doce que a obra chegue até o município de Valadares, pois isso vai aumentar a segurança dos viajantes e ajudar a promover o desenvolvimento da região, uma vez que facilitará o escoamento da produção para o Sul do Brasil e até o Mercosul.

O terceiro deputado a se pronunciar foi Getúlio Neiva. Ele falou de recursos estaduais recebidos pela cidade de Teófilo Otoni, utilizados na construção de um presídio, barragens, reforma de escolas e outras obras. Ele criticou a prefeitura municipal por suposta propaganda enganosa em outdoors espalhados pela cidade. Neiva falou ainda da seca nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, onde não chove há 174 dias. "Daqui a 20 anos, nada vai resistir, somente cascavéis e micróbios, estamos caminhando para a desertificação do Norte e do Nordeste de Minas". Ele fez críticas aos governos federal e estadual quanto à falta de um projeto mais profundo de desenvolvimento e combate à seca na região.

Definidos os nomes para integrar comissão especial

A Presidência designou os integrantes da Comissão Especial para emitir parecer sobre a indicação do nome da jornalista Vilma Tomaz Ribeiro para compor o Conselho de Defesa Social. Pelo Bloco Social Democrata (BSD), os deputados efetivos serão Ana Maria Resende e João Leite, ambos do PSDB. Os suplentes serão Ademir Lucas (PSDB) e Neider Moreira (PPS). O PV será representado pela deputada Rosângela Reis (efetiva) e pelo deputado Agostinho Patrús Filho (suplente). O PDT terá Sargento Rodrigues como efetivo e Paulo Cesar na suplência. E pelo PP, Vanderlei Jangrossi será o efetivo e Gil Pereira, suplente.

A Presidência deferiu ainda o requerimento do deputado Gilberto Abramo (PMDB), solicitando a retirada de tramitação do Projeto de Lei (PL) 662/07.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715