Oscar Niemeyer fala ao Memória & Poder, da TV Assembléia

Programa vai ao ar no próximo sábado (24/11/07)

13/11/2007 - 00:01
 
 

Oscar Niemeyer fala ao Memória & Poder, da TV Assembléia

"Brasília começou com Minas Gerais (...), como se fosse uma obra de arte e na mesma correria", assim Oscar Niemeyer descreve o processo de criação da Capital federal, comparando-o com o do conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Às vésperas de completar 100 anos, o arquiteto foi entrevistado pela TV Assembléia (canal 11 do sistema a cabo), da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, que exibirá o depoimento no próximo sábado (24/11/07), às 20 horas.

A entrevista, exclusiva e inédita, foi dada à equipe do programa Memória & Poder e nela o arquiteto conta como recebeu o convite de Juscelino Kubitschek e a ansiedade do então prefeito para projetar a Pampulha. Haverá reprises no domingo (25), às 15h30; na segunda (26), à meia-noite; na terça (27), às 21 horas; e na quarta-feira (28), ao meio-dia.

Niemeyer recebeu a equipe da TV Assembléia em seu escritório, no Rio de Janeiro. O depoimento de vida é uma das homenagens do Legislativo mineiro aos 100 anos do arquiteto. Para comemorar o centenário, também será realizada uma Reunião Especial no próximo dia 29 de novembro, às 20 horas, em Plenário.

Nascido em 15 de dezembro de 1907, na capital fluminense, Oscar Niemeyer se formou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e, desde então, começou a expandir seu talento. Ele diz que a essência de todas as suas obras é a surpresa, trazer o diferente para arquitetura. Na entrevista, ele revela que se sente incomodado com as injustiças do Brasil: "a separação entre ricos e pobres é tão grande que gera o preconceito". O arquiteto, que se reafirma comunista e ateu, dá um recado: "o ser humano precisa ser mais simples, ele deve lutar contra o capitalismo que cria o poder, o egoísmo e a violência".

Sobre o programa - O Memória & Poder está no ar há cinco anos. É um programa de caráter memorialista e documental e possui um acervo com mais de 100 entrevistas de personalidades brasileiras de várias áreas. Entre os que já passaram pelo programa, estão: Aureliano Chaves, Jarbas Passarinho, Rondon Pacheco, Hindemburgo Pereira Diniz, Dimas Perrin, José Gomes Pimenta (o Dazinho), Oscar Dias Corrêa, Aluísio Pimenta, José Maria Rabelo, Carlos Heitor Cony, Mino Carta, Dídimo Paiva, Guy de Almeida, Ancelmo Goes, Elvécio Guimarães, Jota Dangelo, Yara Tupynambá, Álvaro Apocalypse, Nani, Leonardo Boff, Dom Luciano Mendes, João Camilo Pena, José Israel Vargas e Marina Colassanti.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715