Ciclo de debates vai avaliar eficácia do licenciamento ambiental

A eficácia do licenciamento ambiental como instrumento de gestão do meio ambiente, principalmente diante das modifica...

06/11/2007 - 00:00
 

Ciclo de debates vai avaliar eficácia do licenciamento ambiental

A eficácia do licenciamento ambiental como instrumento de gestão do meio ambiente, principalmente diante das modificações recentes na estrutura do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), será avaliada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais durante o Ciclo de Debates "Licenciamento Ambiental". O evento, que tem o apoio de 16 entidades, será nos dias 3 e 4 de dezembro no Plenário da ALMG. O ciclo de debates atende a requerimento do deputado Domingos Sávio (PSDB) e é um evento preparatório para o Seminário Legislativo sobre Mineração, que está previsto para ser realizado na Assembléia Legislativa em março de 2008.

Um dos temas que deve ser discutido durante o ciclo de debates é a construção da governança ambiental a partir do novo desenho institucional do Sisema. No início de 2007, o governador Aécio Neves editou uma série de leis delegadas que alteraram a estrutura do Sistema Estadual de Meio Ambiente, com a criação de oito superintendências estaduais de meio ambiente e oito núcleos regionais. As licenças de interesse local passaram a ser emitidas por esses núcleos regionais, ficando para o Conselho de Política Ambiental (Copam) os licenciamentos de empreendimentos de grande porte.

A regulamentação do artigo 23 da Constituição Federal pelo Projeto de Lei Complementar 12/03, que tramita na Câmara dos Deputados, também será tratada no ciclo de debates. O artigo 13 da Constituição trata da divisão de competências entre União, Estado e municípios em relação a vários temas, entre eles o meio ambiente. O parágrafo único do mesmo artigo determina que os termos de cooperação deverão ser estabelecidos por lei complementar. É isso que pretende esse projeto, do deputado Sarney Filho, que trata da cooperação entre os entes quanto ao meio ambiente.

Outros temas que devem ser debatidos são o controle social no licenciamento e a eficácia do instrumento de proteção do meio ambiente; a experiência e a vivência empresarial quanto ao licenciamento e também as potencialidades dos instrumentos de gestão ambiental na eficiência da regularização ambiental.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715