Quatro comissões pretendem investigar crise do leite

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-fe...

31/10/2007 - 00:00
 

Quatro comissões pretendem investigar crise do leite

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (31/10/07), requerimento de autoria do deputado Weliton Prado (PT) propondo a realização de uma reunião conjunta de três comissões, para investigar a adulteração do leite no Estado. De acordo com o requerimento, a reunião também contaria com integrantes das comissões de Saúde, de Política Agropecuária e Agroindustrial, e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Outros dois requerimentos foram aprovados, além do parecer de 1º turno favorável ao PL 1.397/07, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que trata do Pró-Confins.

Ao apresentar o pedido de reunião sobre a crise do leite, Weliton Prado lembrou que o relatório final da CPI do Leite, realizada há seis anos, já havia identificado a utilização de soro para adulteração do leite. "O Ministério Público não tomou nenhuma providência. Na legislatura passada, o deputado Padre João (PT) solicitou uma reunião para saber o que tinha sido feito, e nenhum representante do Ministério Público compareceu", afirmou.

Entre as questões a serem esclarecidas, segundo o deputado petista, está a postura da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte, que anunciou previamente uma inspeção do leite comercializado na cidade. Ela também teria garantido ser capaz de identificar a presença de água oxigenada no leite, apesar de técnicos garantirem que isso só é possível até no máximo quatro horas após a adulteração. Weliton Prado também pretende esclarecer denúncias de que a Nestlé e a Parmalat teriam utilizado leite adulterado na produção de derivados.

O deputado Wander Borges (PSB) chamou atenção para o perigo de concentração do mercado leiteiro nas mãos de grandes conglomerados, em função dos prejuízos gerados pela crise leiteira aos pequenos produtores. Padre João lembrou que um pedido de reunião conjunta também foi aprovado pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, e salientou que a imprensa já colheu depoimentos de técnicos garantindo que a adulteração com água oxigenada é algo antigo em Minas. Já o deputado Ronaldo Magalhães (PSDB) disse que, no futuro, é preciso atentar para a fiscalização da carne, uma vez que há fiscais que estão há dez anos em um mesmo matadouro, o que poderia gerar o mesmo esquema de corrupção identificado na produção leiteira.

Foi aprovado um segundo requerimento, também de autoria do deputado Weliton Prado, autorizando previamente visitas aos órgãos oficiais de vigilância sanitária, ao Ministério da Agricultura e a empresas de laticínios em geral.

Emenda inclui São José da Lapa no Pró-Confins

Uma emenda apresentada pelo deputado Wander Borges ao PL 1.397/07 propõe a inclusão do município de São José da Lapa no Programa de Desenvolvimento do Comércio Exterior do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Pró-Confins). Borges foi o relator do projeto na Comissão de Assuntos Municipais, que aprovou parecer favorável à proposta, com a emenda do relator.

O PL 1.397/07, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), já propõe a inclusão do município de Vespasiano no Pró-Confins. Para isso, altera o inciso V do artigo 2º da Lei 13.449, de 2000, que criou o Pró-Confins. A lei prevê que estão na área de abrangência do programa os municípios de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Confins, Matozinhos e o distrito de Venda Nova, do município de Belo Horizonte. Esses municípios deverão receber o apoio do Estado na atração de empresas dedicadas às atividades de cargas e serviços, de comércio exterior e a atividades complementares. O deputado Ademir Lucas (PSDB) elogiou a iniciativa do relator de incluir São José da Lapa no texto do projeto.

Um terceiro requerimento aprovado pela comissão, de autoria da deputada Ana Maria Resende (PSDB), propõe uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto do Rio das Velhas, a fim de conhecer o sistema implantado naquela unidade da Copasa. Ainda foram aprovados dois requerimentos para formulação de voto de congratulações, que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Weliton Prado (PT), presidente da comissão; Ronaldo Magalhães (PSDB), vice; Ademir Lucas (PSDB); Padre João (PT) e Wander Borges (PSB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715